PM022: Adeus, Amigo!

PM021: A Cuidar de um Mistério!

PM023: Pânico no Parque!


Adeus, Amigo!

Adeus, Amigo! marca a continuação da temporada 23, Jornadas Pokémon: A Série, sendo o 22º episódio da Saga Pocket Monsters e ainda o 1.119º episódio de Pokémon. Exibido originalmente no Japão a 19 de abril de 2020, e em Portugal no dia 15 de dezembro de 2020.

História
Ash Goh chegam de comboio à Aldeia Littleroot em Hoenn, eles têm como missão de pesquisa saber mais sobre a migração anual de Beautifly, aparece um Wurmple e Goh decide capturá-lo. Quando Raboot se recusa a ajudar, Goh perde o entusiasmo no lançamento da Pokébola e falha o Wurmple que escapa. Ash pergunta a Goh porque deseja outro Wurmple, visto já ter capturado um, mas Goh relembra que deseja ter a outra evolução de Wurmple.

No Centro Pokémon local, Ash e Goh tentam saber mais sobre a migração, mas a Enfermeira Joy diz que não existe um local específico porque é diferente todos os anos, mas que começará quando se sentir os ventos que sopram do Norte. Goh concorda que tal aconteça já que eles seguem para sul. Os dois percorrem a costa, Goh analisa as condições meteorológicas e percebe que não é dia para a migração. Sabendo mais através da Pokédex, Goh diz que eles devem procurar nos locais onde exista a comida favorita deles. Enquanto procuram, eles encontram um Zigzagoon caído no chão e quando Ash tenta ajudar, Raboot percebe que outro se prepara para roubar comida. Intimidados por Raboot, estes fogem para junto do líder Lombre, deixando Ash e Goh confusos com a situação. Mais tarde, preparados para dormir, Ash e Goh percebem a presença do Wurmple de mais cedo, que foge novamente. Quando Goh pensa que deseja um Silcoon, percebe que é por eles que devem procurar, pois só devem evoluir quando sentirem os ventos certos. Nisto, eles percebem que existe perto dali um bosque ideal, deixando para o dia seguinte. Enquanto eles dormem, Raboot sai secretamente, voltando na manhã seguinte ignorando as perguntas de Goh.

Após o pequeno almoço, Ash e Goh têm sucesso ao encontrar vários Silcoon no bosque que haviam pensado. Com os ventos que se começam a sentir, parece que a migração poderá ocorrer no dia seguinte. Eles regressam à aldeia, onde terão de esperar e Goh observa o companheirismo de Ash Goh, meditando sobre o quão unidos eles são. Eles passam por uma banca de maçãs, Raboot pede a Goh para comprar maçãs. Este concorda, mas depois Raboot nega-se a compartilhar maçãs, enquanto Goh começa a questionar-se porque ele age assim depois que evoluiu. A vendedora ri da situação, dizendo que Raboot faz lembrar o seu filho, ela completa dizendo que é uma fase rebelde que passará. Naquela noite, Raboot foge novamente e Goh tenta segui-lo, mas acaba por perder o parceiro de vista.

No dia seguinte, Ash e Goh vão até ao bosque, com os ventos cada vez mais fortes percebem que a migração poderá começar em breve. Nisto, quando eles chegam ao bosque percebem que os Silcoon realmente evoluem para Beautifly e partem ao sabor do vento. Meio que hipnotizados por aquela visão, Ash pergunta se Goh não vai capturar um, e Goh pergunta se Ash não vai combater contra um… eles optam apenas por apreciar o momento e a vista.

Com a pesquisa concluída, eles preparam-se para partir no dia seguinte. Mas Goh pede a Ash que o ajude a descobrir onde Raboot vai durante a noite; quando isso acontece na noite seguinte, Ash, Goh e Pikachu seguem-no. Embora o percam de vista, eles seguem os sons até um prédio abandonado, percebendo que Raboot dá aulas de breakdance a Lombre e aos Zigzagoon. Além de ensinar a dançar, ele compartilha as maçãs compradas anteriormente, enquanto sorri com eles; nisto Goh começa a pensar, mas é interrompido quando aparece um trio de Loudred que iniciam um combate de dança com Raboot. Após perceber que Raboot tenta ajudar Lombre e os Zigzagoon a manter o território através da dança, Goh entra em cena batendo palmas, para surpresa de Raboot, sendo uma tentativa de manter o foco dos Pokémon no ritmo abafando os sons de Loudred. Ash e Pikachu ajudam também, usando uns barris como tambores, toda aquela música faz com que vários Pokémon selvagens dos arredores se juntem à dança. O combate de dança termina com a vitória de Raboot, todos comemoram e Goh toma uma decisão, após ver toda a felicidade de Raboot.

No dia seguinte, enquanto Ash e Pikachu estão na estação, Goh está no prédio abandonado, onde vê Raboot a dormir junto aos outros Pokémon. Ele despede-se do parceiro, correndo até à estação e revela a Ash que deixou Raboot para trás. Ele acredita que Raboot não estava numa fase rebelde, simplesmente ele será mais feliz sem um treinador. Eles embarcam, Ash pergunta se Goh tem a certeza e se, pelo menos, contou ao Raboot. Com isto, Goh entende o que fez e tenta sair, mas as portas fecham, nisto ele corre pelo comboio, desesperado, acabando por cair. Enquanto ele chora, Raboot aparece repentinamente por uma porta, ele entrou sem Goh saber. Raboot oferece uma maçã ao treinador, deixando-o emocionado e mordendo a fruta, devolvendo-a. Goh percebe um sorriso de Raboot, abraçando-o, para constrangimento de Raboot. Ele comemora o reencontro com uma fotografia, deixando o companheiro corado.

Continua


Dare da?

Quem é Este Pokémon?

Acontecimentos Principais
– Ash e Goh visitam Hoenn novamente;
– Goh tenta capturar outro Wurmple, falhando;
– Goh tenta libertar Raboot, mas muda de ideias;
– Goh e Raboot reconciliando-se dos problemas pré-evolução.

Títulos Noutras Línguas
さよなら、ラビフット!
Adeus, Raboot!!
Goodbye, Friend!
Au revoir, mon ami!
Auf Wiedersehen, mein Freund!
(deverá ser exibido em 2021)
(deverá ser exibido em 2021)

PM021: A Cuidar de um Mistério!

PM023: Pânico no Parque!