SM009: Triunfar Sobre um Totem!

SM008: Um N-Ovo Desafio para Lillie!

SM010: Provas e Tribulações!


Triunfo Sobre um Totem!

Triunfo Sobre um Totem marca a continuação da temporada 20, A Série: Sol e Lua, sendo o 9º episódio da Saga Sun & Moon e ainda o 960º episódio de Pokémon. Exibido originalmente no Japão a 05 de janeiro de 2017, e em Portugal no dia 14 de outubro de 2017.

História
Ash acorda cedo e contempla a sua Pulseira-Z, lembrando-se do seu combate contra Tapu Koko, onde o seu Eletrium Z se desintegrou. Rotom aproxima-se para acordá-lo, ficando surpreendido por Ash já estar acordado. Durante o pequeno-almoço, Ash diz ao Professor Kukui que pretende ter uma desforra com Tapu Koko e tentar usar novamente as Técnicas-Z. Ash recorda-se que poderá usar Cristais-Z ao passar pelo Desafio das Ilhas, e Kukui diz que é a forma correta de fazê-lo. Rotom acaba por explicar a Ash que ele terá de enfrentar o Kahuna na Grande Prova, depois de concluir uma prova menor primeiro, deixando o Ash empolgado. Após ver a determinação de Ash, Kukui sugere que ele deve visitar Hala, o Kahuna da Ilha Melemele.

Noutro local, um grupo de Alolan Rattata e Alolan Raticate estão a comer as frutas de um campo, até serem espantados pelo agricultor. Enquanto fogem, eles acabam por surpreender três Tauros que estão a puxar um carro de madeira, assustando-os e fazendo com que toda a madeira se espalhe. Kukui, Ash e Rotom estão na estrada, quando percebem os aldeões com pressa e encontram a madeira espalhada, e a Agente Jenny está lá para manter a ordem, a estrada é fechada para ser limpa. Um homem e o seu Hariyama estão a ajudar com a madeira, e quando Kukui informa que se trata de Hala, Ash decide tentar ajudar. Ele não consegue deslocar nenhum tronco, e acabam por aparecer quatro Machamp que fazem parte da equipa de limpeza. Assim que tudo fica resolvido, Ash apresenta-se a Hala dizendo que quer participar no Desafio das Ilhas, e Hala menciona que já o conhece, convidando ele e Kukui para irem à sua casa.

No dia seguinte, Ash acompanhado de Kukui está na casa de Hala, e o Ash vê um cómodo cheio de Pulseiras-Z. Hala explica que a Pulseira-Z que ele traz consigo foi feita por ele, deixando o Ash surpreso que diz que lhe foi oferecida por Tapu Koko. Hala já tinha pensado nesse caso, e que quando se apercebeu do desaparecimento da pulseira, calculou que fosse trabalho do Tapu Koko. Hala menciona que foi a primeira vez que ele fez algo assim, dizendo que Tapu Koko deve ter um estranho interesse em Ash. Vendo o interesse de Ash em conseguir um Cristal-Z, Hala decide perguntar-lhe o que ele faria para afastar o grupo de Rattata e Raticate que estão a causar problemas na ilha. Ash responde que faria um combate com o seu Pikachu e Rowlet, mas Hala interrompe perguntando se ele tem curiosidade em saber como teve início o Desafio das Ilhas. Hala explica que ele não foi criado para tornar os treinadores mais fortes, mas sim como forma de proteger e amar as ilhas de Alola, bem como as pessoas e Pokémon que nelas habitam. Ele pede a Ash para encontrar uma resposta que não leve apenas ao combate, dando assim mais tempo a Ash para pensar.

No dia seguinte, na Escola, Mallow diz que Lillie se encontra com mais confiança ao lidar com o ovo. Ash encontra-se a refletir naquilo que Hala disse, e o Rotom refere que ele já fez “hummm” 786 vezes desde falou com o Kahuna, e todos se oferecem para ajudá-lo. Ash agradece e refere qual é o problema, ao que Lillie diz que devem primeiro saber mais sobre Rattata e Raticate, pelo que Rotom dá o seu contributo. Ash surpreende-se com o facto de Rattata e Raticate serem tão diferentes daqueles que ele conhece, e o Rotom menciona que os Yungoos e Gumshoos foram levados para Alola para ajudar a travá-los. O grupo fica contente porque acabaram de encontrar uma solução para o problema. Por outro lado, a Team Rocket está numa clareira e satisfeitos por ter saído do controlo do Bewear, embora Jessie só pense nos alimentos que ele lhes dá. É nesse momento que os Rattata e Raticate passam, atirando-os pelos ares e quando eles pensam que vão finalmente partir em Alola, aparece Bewear que os leva consigo “vamos partir da forma do Bewear”.

Entretanto, Ash conta a Hala a sua ideia, e este mostra-se satisfeito com a sugestão e diz que a sua pergunta era mesmo um teste para perceber se Ash tinha o necessário para passar pela prova. Hala até refere que Ash fez bem em pedir ajuda aos amigos, pois é uma lição de vida importante. Mais tarde, Ash e Hala chegam à gruta (Verdant Cavern), e Hala explica que ali existem vários Yungoos e Gumshoos fortes, mas que um dos Gumshoos é muito poderoso e conhecido como Pokémon Totem. Hala diz que o objetivo de Ash passa por defrontar o Pokémon Totem num combate e sair vitorioso, pois só assim é que ele conseguirá a sua ajuda para afastar os Rattata e Raticate da ilha.

Ash fica surpreendido com o tamanho da gruta, e o Hala chama pelo Pokémon Totem. Aparece um Yungoos e um Gumshoos, e Hala explica que aqueles são aliados do Pokémon Totem e que Ash terá de combater com eles primeiro. Rotom mostra os dados de Yungoos e Gumshoos, a pedido do Ash, revelando que são ambos do tipo Normal. Ash envia o Pikachu para o combate e chama o dorminhoco Rowlet, que acorda imediatamente, para o ajudar, Pikachu começa por usar Relâmpago e Rowlet usa Investida. Contudo, Gumshoos usa Tempestade de Areia para evitar os ataques, aproveitando assim para causar os primeiros danos aos dois Pokémon de Ash. Em seguida, Yungoos e Gumshoos tentam atacar novamente, mas Pikachu e Rowlet conseguem esquivar-se. Rowlet usa Folhagem que acaba por servir como escudo de proteção, Ash ordena que Pikachu use Cauda de Ferro e quando tenta ordenar Rowlet não o encontra. Ash e Hala conseguem perceber a presença de Rowlet atrás de Yungoos, e na sua posição favorável acaba por usar Investida. Com este dois ataques Pikachu e Rowlet conseguem parar Yungoos e Gumshoos, que Hala acaba por considerar incapazes de combater.

Ash e os seus Pokémon ficam contentes pela vitória, mas depressa deixam de festejar quando ouvem os pesados passos vindos das profundezas da gruta. Os passos pretencem ao Pokémon Totem Gumshoos que Rotom revela ser três maior que um Gumshoos normal. Ash fica chocado com o seu tamanho, e o Pokémon vai na direção de Pikachu que tenta usar Relâmpago, mas Gumshoos usa Frustração que é evitado pelo rato amarelo. Gumshoos é atingido pelo Relâmpago, mas acaba por usar novamente Frustração que atinge Pikachu e o atira para longe, enquanto Pikachu se encontra no ar, Gumshoos aparece para atacar novamente.

Quando Ash percebe que Rowlet se encontra atrás de Gumshoos, tenta com que use Investida no Totem, mas Gumshoos agarra numa rocha batendo com ela em Rowlet que é arremessado. Embora Ash consiga agarrar o pequeno Rowlet para ele não sofrer mais danos, o mesmo já se encontra incapaz de combater. Ash ordena que Pikachu use Eletro Bola, mas Gumshoos usa Tempestade de Areia como forma de se esquivar ao ataque. Pikachu mostra-se espantado com o facto do ataque ser desviado, e Gumshoos atinge-o fazendo voar pelo campo de combate. Pikachu tenta usar Ataque Rápido, mas é parado pela Tempestade de Areia de Gumshoos, e é então que Ash diz-lhe para usar a areia como escudo, e Pikachu corre em volta de Gumshoos espalhando a areia e desorientando o Totem. Pikachu consegue atacar Gumshoos com sucessivos Ataques Rápido, fazendo com que ele caia no chão e quando Pikachu tenta terminar com Relâmpago, Gumshoos ainda se tenta livrar da eletricidade mas acaba por colapsar. Hala anuncia que a prova terminou e que o Ash é vencedor, e Ash corre na direção de Gumshoos para ver se ele está bem. O Pokémon Totem afasta o treinador, mas entrega-lhe um Cristal-Z, o Normalium Z, empurrando-o na sua direção. Hala mostra-se surpreso por Ash receber um Cristal-Z diretamente do Pokémon Totem, algo que acontece raramente. Após o final do combate, Tapu Koko afasta-se, e o Ash pergunta a Gumshoos se poderia ajudar com os Rattata e Raticate, e o Totem sorri concordando.

Mais tarde, nos armazéns do mercado, um grande grupo de Rattata e Raticate estão a atacar as caixas de comida que neles existem. No exterior, Ash, Kukui, Hala e Agente Jenny acompanhados do Totem Gumshoos e seus aliados Yungoos e Gumshoos preparam uma emboscada a estas pragas que atormentam a ilha. O Professor Kukui alerta para o facto de ele e a Agente Jenny irem abrir as postas, o que faz com que Rattata e Raticate deixem de comer surpreendidos com a presença dos seus inimigos naturais. O grupo de Alolan Rattata e Raticate ainda tentam enfrentar os dois Gumshoos e o Yungoos, mas em vão. Os Alolan são obrigados a regressar ao ambiente selvagem, e os Gumshoos e Yungoos gritam vitória. Hala aproxima-se de Ash, dizendo que como Kahuna da Ilha reconhece a sua vitória na prova do Pokémon Totem, e revela que está animado para combater contra ele na sua Grande Prova.

Continua


Dare da?

Quem é Este Pokémon?

Acontecimentos Principais
– Ash conhece Hala, o Kahuna da Ilha Melemele;
– Hala revela que foi ele quem fez a Pulseira-Z com o Eletrium Z que Tapu Koko lhe deu;
– Ash vence a primeira prova na Verdant Cavern e recebe o Normalium Z do Totem Gumshoos como recompensa;
– Ash fica qualificado para desafiar a Grande Prova (Grand Trial) de Hala;
– A Agente Jenny convida um Gumshoos a fazer parte da sua equipa.

Personagens
Ash
Lana
Kiawe
Lillie
Sophocles
Mallow
Jessie
James
Agente Jenny
Professor Kukui
Hala
Polícias
Motorista
Agricultor
Aldeões

Pokémon

Ash
Pikachu Rowlet +Rotom Dex

Lana
Popplio

Sophocles
Togedemaru

Mallow
Bounsweet

Jessie
Wobbuffet

Rocket
Meowth

Ag. Jenny
Gumshoos

Prof. Kukui
Rockruff

Transporte Pokémon
Tauros

Hala
Hariyama

Samson Oak
Komala

Outros
Bewear Tapu Koko Rattata Raticate Growlithe Machamp Haunter Wingull Psyduck Yungoos Gumshoos Metapod Fletchling Zubat

Em Forma de Objeto
Pikachu

[collapse]

Títulos Noutras Línguas
ぬしポケモンはデカグース!
O Pokémon Totem é Gumshoos!
To Top a Totem!
Pour dominer un Dominant!
Herrscher des Kampfes!
¡Superar a un dominante!
Dominare un dominante!

SM008: Um N-Ovo Desafio para Lillie!

SM010: Provas e Tribulações!