Sistema de Capturas

Voltar

Os jogos da série principal da franquia sempre contaram com um sistema para capturar os Pokémon selvagens. O sistema foi alterado com a chegada dos jogos Let’s Go, onde os combates contra selvagens desapareceram e os Pokémon estavam visíveis pelo mapa, abandonando o encontro aleatório. Nos jogos Pokémon Sword & Shield vemos o sistema tradicional regressar à série principal, mas além disso contamos com outros dois tipos de encontro.


Encontro Aleatório (Tradicional)

Este tipo de encontro não é novidade para os fãs da franquia, teremos de nos aventuras pelas ervas que encontramos nas rotas e outros locais. O Pokémon contra o qual vamos combater é aleatório entre os quais podem aparecer naquela zona.


Encontro no Terreno

Este tipo de encontro foi implementado nos jogos Let’s Go! Uma vez que foi bem recebido pelos fãs, a Game Freak optou por deixar alguns Pokémon andar livremente pela zona, aparecendo no mapa, em vez de se esconder nas ervas. Tudo indica que os Pokémon que aparecem serão diferentes dos que podem surgir no encontro aleatório. Contrariamente ao que acontecia em Let’s Go, iremos combater contra estes Pokémon.


“Exclamação Aleatória”

Neste terceiro tipo de encontro vemos aparecer um ponto de exclamação no mapa que chama a atenção do jogador, embora o Pokémon por detrás do surgimento desta chamada de atenção não se encontre visível no mapa. Não sabemos se isto poderá indicar a aparição de Pokémon mais raros em determinadas zonas, certo é que já vimos uma mecânica semelhante no passado. Phenomenon foi introduzido na Geração V (exclusivo de Unova) onde víamos ervas a mexer (nas rotas), nuvens de pó (nas cavernas), etc com alguns Pokémon raros… pode, talvez, ser o resgatar da mecânica.

Voltar