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As Habilidades (em japonês: とくせい característica especial) foram introduzidas na Geração III, e mantiveram-se com a chegada das gerações seguintes que foram trazendo mais habilidades para os novos Pokémon. Algumas delas já foram demonstradas no anime.
Atualmente são 233 habilidades diferentes, na Geração III foram introduzidas 77 habilidades que foram distribuídas pelos 386 Pokémon existentes na altura, sendo que alguns deles têm uma habilidade exclusiva. Quando chegou a Geração IV foram adicionadas mais 47 habilidades, e na Geração V introduziram 41 habilidades. Por sua vez, a Geração VI foi a que trouxe menos habilidades desde que o conceito foi introduzido como mecânica de jogo, sendo introduzidas apenas 26 habilidades. E a Geração VII introduziu 42 novas habilidades.
Nome | Efeito | Geração | Única | Dupla | Hidden |
---|---|---|---|---|---|
Adaptability | Aumenta os poderes dos ataques do mesmo tipo do Pokémon. | IV | 2 | 4 | 7 |
Aerilate | Ataques do tipo Normal passam a ser do tipo Voador. O poder desses ataque é levemente impulsionado. | VI | 2 | 0 | 0 |
Aftermath | Causa danos ao adversário, se este derrotar o Pokémon com um ataque físico. | IV | 0 | 4 | 4 |
Air Lock | Elimina as condições climáticas. | III | 1 | 0 | 0 |
Analytic | Aumenta o poder do ataque quando o Pokémon ataca em último. | V | 0 | 0 | 12 |
Anger Point | O Pokémon fica irritado quando sofre um ataque crítico, e o seu Ataque aumenta. |
IV | 0 | 3 | 6 |
Anticipation | O Pokémon pode sentr os ataques perigosos de um adversário. | IV | 1 | 4 | 2 |
Arena Trap | Proíbe o adversário de escapar. | III | 0 | 3 | 0 |
Aroma Veil | Protege o Pokémon e aliados de ataques que limitem a escolhe de ataques. | VI | 0 | 0 | 2 |
Aura Break | Os efeitos das habilidade ‘Aura’ são revertidos para diminuir o poder dos ataques afetados. | VI | 0 | 1 | 0 |
Nome | Efeito | Geração | Única | Dupla | Hidden |
---|---|---|---|---|---|
Bad Dreams | Reduz o HP dum adversário adormecido. | IV | 1 | 0 | 0 |
Battery | Aumenta o poder dos ataques especiais dos aliados. | VII | 1 | 0 | 0 |
Battle Armor | O Pokémon é protegido contra danos críticos. | III | 3 | 4 | 2 |
Battle Bond | Derrotar o Pokémon adversário fortalece o vínculo entre Pokémon e treinador, transformando-o em Ash-Grenjina. Water Shuriken fica mais poderoso. | VII | 1 | 0 | 0 |
Beast Boost | O Pokémon aumenta a sua estatística mais proficiente cada vez que derrota um Pokémon. | VII | 7 | 0 | 0 |
Berserk | Aumenta o Ataque Especial quando ele sofre com um ataque que faz o seu HP ficar menos de meio. | VII | 0 | 1 | 0 |
Big Pecks | Protege o Pokémon de ataques que baixem a Defesa. | V | 1 | 7 | 4 |
Blaze | Aumenta o poder dos ataques do tipo Fogo quando o HP está baixo. | III | 21 | 0 | 2 |
Bulletproof | Protege o Pokémon de alguns ataques bola e bomba. | VI | 0 | 3 | 3 |
Nome | Efeito | Geração | Única | Dupla | Hidden |
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Cacophony | Evita os ataques baseados em som. | III | 0 | 0 | 0 |
Cheek Pouch | Restaura o HP quando o Pokémon come uma Baga. | VI | 0 | 3 | 0 |
Chlorophyll | Aumenta a Velocidade do Pokémon à luz do sol. | III | 10 | 19 | 6 |
Clear Body | Previne que os ataques ou habilidades dos outros Pokémon façam as estatísticas do Pokémon descer. | III | 8 | 2 | 3 |
Cloud Nine | Elimina os efeitos climáticos. | III | 0 | 2 | 5 |
Color Change | Muda o tipo do Pokémon para o do ataque do adversário. | III | 1 | 0 | 0 |
Comatose | Está sempre a dormir e nunca acorda. Pode atacar sem acordar. | VII | 1 | 0 | 0 |
Competitive | Aumenta o Ataque Especial quando uma estatística é reduzida. | VI | 0 | 7 | 1 |
Compound Eyes | Aumenta a precisão do Pokémon. | III | 2 | 6 | 1 |
Contrary | Inverte os modificadores de estatísticas. | V | 0 | 2 | 7 |
Corrosion | Consegue envenenar o adversário mesmo que ele seja do tipo Aço ou Veneno. | VII | 2 | 0 | 0 |
Cursed Body | Pode desativar ataques utilizados contra o Pokémon. | V | 1 | 3 | 3 |
Cute Charm | O adversário pode ficar apaixonado se usar ataques físicos. | III | 1 | 11 | 2 |