Pokémon Míticos

Mew duo

O Mew duo só é chamado assim devido à estrutura genética parecido e o facto de Mewtwo ser um clone avançado de Mew, eles são dois Pokémon muito raros e poderosos.

Nos jogos, o Mew é mencionado nos diários da Mansão Pokémon que está na Ilha de Cinnabar e é o primeiro Pokémon a ser distribuído por evento. Apenas em Pokémon Emerald é que ele pode ser capturado normalmente em Faraway Island. Já Mewtwo pode ser encontrado na Cerulean Cave em Kanto.

No anime, Mew e Mewtwo têm destaque no filme ‘Mewtwo vs Mew’. Mew volta a aparecer no filme ‘Lucario e o Mistério de Mew’, e Mewtwo aparece em alguns episódios e volta a ter destaque no filme ‘Genesect e a Lenda Revelada’ onde aparece na sua forma normal e também como Mega Mewtwo Y.

Celebi

Embora não tenha qualquer relação com o Mew, quando foi revelado Celebi foi apelidado de “New Mew” por ter um tamanho semelhante e estatísticas idênticas, e também por ser o último da National Dex na sua geração. Celebi é o Pokémon guardião das florestas e pode viajar no tempo para garantir a sua pureza.

Nos jogos, tal como Mew, ele não pode ser capturado está apenas disponível através de eventos. Já no anime tem um grande destaque no filme ‘A Voz da Floresta’ e também uma grande importância em ‘Zoroark – Mestre de Ilusões’, e aparece em alguns episódios.

Jirachi

Um dos dois Pokémon Lendários de evento da Geração II, Jirachi é conhecido por conceder desejos escritos nas marcas da sua cabeça de cada vez que desperta: uma vez por milénio.

Nos jogos, Jirachi não tem um local concreto para aparecer, e não pode ser capturado de forma natural. Contudo, existem várias transferências directas presentes ao longo da franqui, sendo as mais notáveis através do disco bónus do Pokémon Colosseum e o Berry glitch presente em Ruby e Sapphire.

Jirachi foi estrela em ‘Jirachi, Realizador de Desejos’, onde fez amizade com Max e os outros tentado mantê-los longe de Butler, um ex-membro da Team Magma. Jirachi também teve a sua estreia na série principal em ‘Em Busca de um Desejo’, quando surge nas Ilhas Decolore, após o seu sono de mil anos.

Deoxys

Um vírus vindo do espaço que se transformou quando foi atingido por um lase, Deoxys foi o primeiro Pokémon lendário a ter várias formas. Estas formas foram apresentadas ao longo da Geração III, a Forma Normal em Ruby e Sapphire, a Forma Ataque em FireRed, a Forma Defesa em LeafGreen, e a Forma Velocidade em Emerald. Após a Geração IV, é capaz de mudar de forma, através dos meteoritos encontrados em Veilstone City, Route 3 e Nacrene City.

Nos jogos, Deoxys apenas está disponível na Birth Island com a ajuda do AuroraTicket que se pode conseguir em FireRed, LeafGreen, ou Emerald, mas como todos os lendários de evento está disponível através do download directo pelo Mystery Gift.

Dois Deoxys foram as estrelas de ‘Alma Gémea’, onde as formas de Ataque e Defesa foram reveladas pela primeira vez. Um dos dois Deoxys fez amizade com o jovem Tory Lund, que tem medo dos Pokémon e não percebe o que é Deoxys, enquanto ele se preocupa com a segurança do jovem. Outro Deoxys aparece em ‘A Crise do Deoxys’, em que a forma Velocidade estreia no anime.

Lunar duo

Estes Pokémon lendários, e Darkrai, representam fases da lua com conotações opostas: Darkrai representa a Lua Nova, causando noites sombrias e pesadelos, enquanto Cresselia representa a Lua Cheia, trazendo a esperança e bons sonhos.

Nos jogos, Cresselia pode ser encontrado na Fullmoon Island como parte de uma missão pós-Liga para livrar o filho do Sailor Eldritch dum pesadelo. Ela acabará por fugir, ficando a circular por Sinnoh e deixando para trás uma Lunar Wing, que acabará por curar o rapaz. Em Black 2 e White 2, Cresselia pode ser encontrada na Marvelous Bridge após conseguir uma Lunar Wing na Strange House. Darkrai é encontrado na Newmoon Island, acessível apenas com o Member Card apenas obtido por evento.

O duo lunar tiveram a sua estreia mas em separado, com Darkrai a ter a sua aparição em ‘A Ascensão de Darkrai’ tentado parar o combate entre Dialga e Palkia que ameaça destruir a Aldeia do Alamos, e também para proteger a sua amiga Alice. Cresselia aparece em ‘O Teu Mal é Sono’, onde luta brevemente contra Darkrai.

Guardiões dos Mares (Sea guardians)

Os guardiões dos mares são um duo de lendários que, semelhante a Mew e Mewtwo, são pai e filho. Manaphy, um Pokémon lendário que tem como lar os mares mais frios a sul das regiões conhecidas, tem Phione quando criado em cativeiro nessas regiões.

Nos jogos, Manaphy só pode ser encontrado através dum evento, ou pode ser transferido no seu ovo de um dos jogos Ranger após activar um evento nesses jogos, ou ainda pode ser recebido via-Mystery Gift. Tal como Jirachi, não pode ser encontrado na natureza. Já Phione, pode ser conseguido ao cruzar Manaphy com um Ditto.

No anime, Manaphy foi destaque no filme ‘Pokémon Ranger e o Templo do Mar’, no qual aparece primeiro como um ovo, tal como nos jogos, e faz amizade com May por considerá-la sua mãe. Foi o único Pokémon capaz de encontrar o Templo do Mar, Samiya, sendo considerado como príncipe dos mares. Por isso, foi procurado por Phantom, um pirata que queria apoderar-se das Jóias da Coroa de Samiya. Por sua vez, Phione apareceu em alguns episódios do anime, sendo considerado portador de boa sorte.

Shaymin

Shaymin é um Pokémon lendário com a capacidade de purificar o ar imediatamente e de fazer renascer plantas em abundância. Ao contrário dos Pokémon lendários de eventos anteriores, Shaymin tem a capacidade de mudar de forma, entre a sua Forma Terrestre e Forma Celeste.

Nos jogos, Shaymin está disponível na natureza, mas assim como Darkrai precisa de um item que se obtém por evento, nomeadamente a Oak’s Letter. O jogador terá de levá-la até à Route 224 e depois disso agradecer a algo ou alguém, e assim o Shaymin vai aparecer e ficar disponível para ser capturado no Seabreak Path, em Flower Paradise.

Shaymin faz parte do elenco principal de ‘Giratina e o Guerreiro Celeste’, onde ele, bem como a sua Forma Celeste, são oficialmente revelados. Ele ainda marca presença num episódio de Vencedores da Liga Sinnoh, onde aparece Marley, o episódio ‘Em Grande Forma’.

Arceus

O último Pokémon da Geração IV, Arceus é, segundo a lenda, o criador do Universo Pokémon. Nasceu dum ovo no caos, no início, os poderes de Arceus foram despertados de imediato, e de si mesmo criou o Espaço e o Tempo, a matéria e a antimatéria, definindo Dialga, Palkia e Giratina como guardiões. Ele criou o espírito, bem como, Uxie responsável pelo conhecimento, Mesprit responsável pela emoção, e Azelf responsável pela força de vontade, antes de cair num sono eterno.

Nos jogos, Arceus pode ser acordado usando a Azure Flute no Spear Pillar, que abrirá uma escadaria para o seu lar, o Hall of Origin. Pode ser capturado, embora nenhuma forma legítima de obter a flauta tenha sido revelada.

No anime, Arceus foi o grande destaque do filme ‘Arceus e a Jóia da Vida’, em que esteve prestes a destruir a Aldeia de Michina e o seu povo por uma traição antiga. Depois de mudarem a história com a ajuda de Dialga, Ash e os seus amigos mostraram a Arceus a verdadeira natureza do ser humano, e este deixou a Aldeia de Michina em paz.

Victini

Victini encontra-se no início da Pokédex de Unova, sendo o #000. As suas estatísticas bases estão todas a 100, tal como acontece com os antecessores Mew, Celebi, Jirachi, Manaphy e Shaymin. Foi o primeiro Pokémon de evento da Geração V a ser revelado e disponibilizado. Victini é considerado a encarnação da vitória, e diz-se que um treinador com um Victini vencerá qualquer coisa, não importa o que seja.

Nos jogos BW, se o jogador possuir o Liberty Ticket, pode apanhar um barco para o Liberty Garden, onde a Team Plasma está a tentar obter Victini através da energia que emite. Mais tarde, é revelado que Victini foi selado no porão do farol por uma pessoa rica, para protegê-lo de pessoas com más intenções.

Victini é o destaque dos dois filmes ‘Preto – Victini e Reshiram’ e ‘Branco – Victini e Zekrom’.

Espadas da Justiça (Swords of Justice) — Keldeo

Cobalion, Terrakion e Virizion são um trio de Pokémon baseados no romance francês de 1844, Os Três Mosqueteiros, e parcialmente em mamíferos com cascos, como veados ou cavalos. Segundo a lenda, eles protegem os Pokémon de ter os seus habitats destruídos pelos humanos e são conhecidos por terem atacado castelos humanos durante a Idade Média. Tal como os três mosqueteiros, eles são considerado um trio, mas existe um quarto membro mais jovem, Keldeo que tem sido criado por eles após ver o seu lar destruído pelo fogo. Os quatro podem usar os seus chifres como espadas, e aprendem o seu ataque característico, Sacred Sword, a nível 42 (no caso de Keldeo é a nível 43, sendo uma referência de que se junto ao grupo mais tarde).

Os quatro aparecem no anime pela primeira vez juntos, no décimo quinto filme ‘Kyurem Contra a Espada da Justiça’, onde Keldeo foi responsável pelo congelamento dos outros três durante um combate contra Kyurem, e procurou por ajuda encontrando Ash e os seus amigos. No filme, Cobalion age como líder das Espadas da Justiça, protegendo Pokémon e humanos através do mundo.

Meloetta

Meloetta é um Pokémon que representa música (Forma Aria) e dança (Forma Pirouette), e tal como Victini é um dos Pokémon de evento da região Unova. Conta a lenda, que Meloetta cantava e dançava de forma leve, enchendo o coração das pessoas de alegria. No entanto, quando a tristeza escureceu o mundo, Meloetta perdeu a sua leve melodia bem como os seus sapatos vermelhos. Entrando num café de Castelia City, um guitarrista, que conhece a história, lembra-se da melodia de Meloetta. Se o jogador levar Meloetta até ao café, ela relembra a melodia, Relic Song, que lhe permite mudar de forma.

Meloetta esteve presente no anime, ficando amiga de Ash e os seus amigos, apareceu pela primeira vez no episódio ‘O Incrível Esquadrão de Unova’ e esteve presente em todos os episódios até ‘Crise de Sobrevivência de Unova’, em que é usada pela Team Rocket para atrair as Forças da Natureza. Após a resolução dos problemas causados, Meloetta segue com o seu guardião, Ridley. A sua Forma Pirouette apareceu pela primeira vez vez no episódio ‘Expedição à Ilha dos Onix’.

Genesect

Genesect é um Pokémon insecto antigo que era temido há mais de 300 milhões de anos, por ser um temível caçador. A Team Plasma restaurou-o de um fóssil e alterou-o com vários upgrades cibernéticos numa tentativa de criar o Pokémon mais forte de sempre. Ele usa Drives especiais que provocam alterações no seu ataque característico, o Techno Blast.

Genesect estreou no anime num grupo chamado de Exército Genesect que escapou do Laboratório P2 da Team Plasma. Foram visto para primeira vez em visões do N em ‘O Nome Dele é N’, e, mais tarde, como estrelas do décimo sexto filme ‘Genesect e a Lenda Revelada’, onde acaba por combater contra Mewtwo.

Diancie

Diancie é um Pokémon Lendário que surgiu através da mutação de um simples Carbink. Diancie é o primeiro Pokémon de evento da região Kalos, sendo também o primeiro Pokémon da região a ter uma Mega Evolução confirmada. Tem o poder de criar diamantes de forma instantânea comprimindo o carbono no ar, sendo capaz de usar esses diamantes como uma defesa.

Diancie será estrela do filme ‘Diancie e o Casulo da Destruição’, tal como os lendários Xerneas e Yveltal. Ela é a Princesa do País dos Diamantes, e vai partir numa jornada em busca de Xerneas.

Hoopa

Volcanion

Magearna

Marshadow

Zeraora

Meltan and Melmetal

Zarude