Pokémon Lendários

Pokémon Lendários são um grupo de Pokémon raros e muito poderosos, geralmente estão ligados a lendas e mitos do Mundo Pokémon. Atualmente com os 893 Pokémon revelados oficialmente, apenas 6,36% dos Pokémon são considerados Lendários.

Pássaros Lendários (Legendary birds)

Os três Pássaros Lendários, também conhecidos como Miragens Aladas (Winged Mirages), são o trio Lendário de Kanto formado por Articuno, Zapdos e Moltres. Cada um baseado em pássaros míticos, e cada um está associado a uma estação do ano (não existindo um que represente o outono).

Nos jogos, os três estão disponíveis para captura pela região Kanto. Além disso, eles encontram-se disponíveis noutros jogos, aparecendo pela região Johto e Kanto na Geração II (GSC) e IV (HGSS), vagueando pela região Sinnoh (Pt) e, também, vagueando por Kalos (XY) antes de se fixar no Sea Spirit’s Den. No anime, eles aparecem em alguns episódios, mas têm o seu maior destaque no filme ‘O Poder Único’.

Eles receberam um novo visual, aparecendo como Galarian na expansão The Crown Tundra (SwSh).

Mewtwo

Mewtwo é o clone aprimorado do Pokémon Mítico Mew. Com a chegada dos jogos da Geração VI (XY), o Lendário Mewtwo recebeu duas Mega Evoluções.

Nos jogos, o Mewtwo é mencionado nos diários da Mansão Pokémon que está na Ilha de Cinnabar, Knato, local de onde fugiu dos seus criadores. Ele pode ser encontrado e capturado na Cerulean Cave em Kanto (em todos os jogos que a região aparece). Além disso, Mewtwo também pode ser encontrado na Unknown Dungeon (XY) e no Ultra Space Wilds – Rocky World (USUM).

No anime, Mewtwo têm destaque no filme ‘Mewtwo vs Mew’. Além de aparecer em alguns episódios, ele volta a ter destaque no ‘Genesect e a Lenda Revelada’ onde aparece na sua forma normal e também como Mega Mewtwo Y.

Bestas Lendárias (Legendary beasts)

As três Bestas Lendárias são chamadas assim porque são baseadas em diferentes criaturas, reais e míticas, que estavam presos dentro da Brass Tower quando um raio a atingiu e ela ardeu causando a sua morte. O trio foi ressuscitado por Ho-Oh e agora vagueiam pela Terra, não se sabe se eles já eram Raikou, Entei e Suicune quando morreram ou se eram simples Pokémon não-lendários.

Nos jogos, eles vagueiam por Johto depois de serem descobertos na cave da Brass Tower na Geração II (GSC) e IV (HGSS), e depois podem ser capturados quando aparecerem nas ervas de forma aleatória. Também encontram-se a vaguear por Kanto (FRLG), podendo apenas encontrar-se um deles. Já no anime, eles fazem várias aparições em episódios e filmes, mas só são vistos juntos no filme ‘Zoroark – Mestre de Ilusões’.

Duo da Torre (Tower duo)

Foram os primeiros lendários a representar jogos, Lugia e Ho-Oh são duas aves lendárias que residem na Cidade de Ecruteak sob grandes torres, daí o seu nome. Contudo, quando a Brass Tower, que era o lar de Lugia, foi atingida por um raio que a destruiu, ambos os Pokémon foram para longe. Lugia fez das Ilhas Remoinho (Whirl Islands) o seu lar, e Ho-Oh voa pelo mundo em busca de um treinador de coração-puro.

Nos jogos da Geração II (GSC) e IV (HGSS) ambos os Pokémon podem ser encontrados, Lugia nas Whirl Islands se tivermos a Silver Wing e Ho-Oh na Bell Tower se tivermos a Rainbow Wing. No anime, Lugia tem um grande destaque no filme ‘O Poder Único’ voltando a receber algum destaque no 21º filme ‘O Poder de Todos’ e também aparece quando Ash e os amigos passam pelas Ilhas Remoinho. No caso de Ho-Oh, é visto por Ash logo no primeiro episódio e outras vezes ao longo da série, ganhando um verdadeiro destaque no 20º filme ‘Escolho-te a ti!’.

Titans Lendários (Legendary titans)

Este é o terceiro trio de Pokémon Lendários, com base na lenda hebraica dos golems, que tem pouco destaque em Hoenn. Na realidade, este trio Lendário, bem como o seu mestre, Regigigas, apresentam o método mais complicado de disponibilidade nos jogos, através de puzzles feitos em braille na região Hoenn que são a chave do mistério.

São tão complexos que a sua lenda é começa em Hoenn (RSE), sendo apenas concluída em Sinnoh (DPPt). Há muito tempo, diz-se que um antigo Pokémon moveu os continentes para as actuais posições, puxando-os com cordas. Depois de terminar, ele criou à sua imagem três Pokémon: Regirock, a partir de argila, Regice, de gelo, e Registeel, a partir de magma.

Os povos antigos, devido ao seu grande poder, acabaram por selá-lo no Templo Floco de Neve (DPPt), enquanto que os criados por ele foram levados para Hoenn, selados em três câmaras. Eles foram deixados separados, na esperança que um dia alguém os conseguisse domar, e assim domar também o poderoso Regigigas. Eles estão disponíveis no Desert Ruins, Island Cave, e Ancient Tomb em Hoenn; bem como na Rock Peak Ruins, Iceberg Ruins, Iron Ruins em Sinnoh com o evento de Regigigas; e nas Underground Ruins em Unova (B2W2).

No anime, os três golems lendários estrelam como guardiões da Árvore da Origem (Tree of Beginning) em ‘Lucario e o Mistério de Mew’, e outros três fazem parte da equipa de Brandon na Fronteira de Batalha.

Na expansão The Crown Tundra (SwSh) serão introduzidos dois novos Regi: Regieleki e Regidrago (passando a um quinteto).

Eon duo

Outra minoria lendária de Hoenn, Latias e Latios não têm uma lenda distinta que os caracterize. No entanto, eles são extremamente raros, com apenas um dos dois disponíveis normalmente no jogo, e o outro disponível por evento.

Latios e Latias encontram-se disponíveis em Hoenn (RSE), e ainda em Kanto (HGSS) . Latios é um Pokémon em circulação em Ruby e SoulSilver, enquanto Latias faz o mesmo em Sapphire e HeartGold. Em Emerald, após a derrota da Elite Quatro, a mãe do personagem pergunta se o Pokémon mencionado na TV é vermelho ou azul, e dependendo disso, um deles estará a circular por Hoenn. O outro membro poderá ser encontrado na Southern Island, à qual se pode chegar com o Eon Ticket (nos três primeiros jogos), ou em Pewter City, com a ajuda do evento da Enigma Stone (nos dois últimos).

Com a chegada dos remakes de Hoenn (ORAS), estes dois Pokémon receberam uma Mega Evolução, juntando o facto de conseguirem Megaevoluir com a Eon Flute, é possível montá-los e viajar por toda a região Hoenn rapidamente.

No anime, Latios e Latias são as estrelas de ‘Heróis Pokémon’, onde são os guardiões da cidade lendária Alto Mare. Com uma forte ligação à Soul Dew, sendo responsáveis por protegê-la de Annie e Oakley que tentam roubá-la. Latios ainda aparece, na série principal, pelas mãos de Tobias, que se encontra com Ash na Conferência da Ilha Lírio do Vale. Uma Enfermeira Joy aparece com uma Latias em Pewter, no especial ‘Ginásio de Pewter – A Maior Crise de Todas’. No filme ‘Hoopa e o Duelo Lendário’ aparecem os dois com a capacidade de Megaevoluir.

Trio do Tempo (Weather trio)

O trio de Pokémon super-antigos, conhecidos pelas suas habilidades relacionadas com o clima, servem de mascotes para as três versões originais dos jogos de Hoenn (RSE), sendo o primeiro trio lendário a servir de mascotes e que representam os três componentes principais da Terra: hidrosfera, litosfera e atmosfera. Diz-se que moldaram a terra e o mar, Groudon e Kyogre estão entre os mais poderosos Pokémon lendários, enquanto Rayquaza é responsável pela paz entre os dois, já que os impede de combater.

Durante Ruby e Sapphire, a Team Magma ou a Team Aqua (consoante a versão) procura por Groudon ou Kyogre, com a intenção de despertá-los e assim criar mais terra ou mar. Por fim, o plano dá errado, e a personagem terá de derrotar ou capturar o Pokémon lendário para impedir a catástrofe global. Em Emerald, em vez disso, as duas equipas aparecem e cada uma quer despertar o respectivo lendário, e somente com a interferência do personagem e de Rayquaza é que a batalha termina.

Com a chegada dos remakes de Hoenn (ORAS), os dois primeiros receberam uma forma Primal, enquanto Rayquaza recebeu uma Mega Evolução. Estas novas formas tornam o enredo e o confronto vivido em Hoenn ainda mais intenso do que o conhecido originalmente. Nestas novas formas, tiveram o seu destaque nos episódios conhecidos como ‘Especial Mega Evolução’ e ainda no filme ‘Hoopa e o Duelo Lendário’.

No anime, Groudon e Kyogre aparecem nos episódios ‘À Conquista de Groudon’ e ‘Uma Disputa Lendária’. Nestes episódio, a Team Magma e a Team Aqua conseguem finalmente despertar os dois lendários, como nos jogos, apesar do conflito de forma rápida. Rayquaza aparece no filme ‘Alma Gémea’, no qual ele combate contra o Deoxys.

Trio Lacustre/Guardiões dos Lagos (Lake guardians)

Os guardiões dos lagos, trio lendário nativo de Sinnoh (DPPt), representam o espírito de toda a consciência, com Uxie a representar o conhecimento, Mesprit a representar a emoção, e Azelf a representar a força de vontade. Segundo a lenda, foram criados por Arceus e têm o poder de domar os poderosos dragões criados por ele.

Nos jogos, Uxie, Mesprit, e Azelf podem ser encontrados nas cavernas de Lake Acuity, Lake Verity, e Lake Valor, mas o Mesprit vai circular por Sinnoh depois de ser encontrado, em vez de entrar em combate imediato como os outros dois. O trio é capturado pelos membros da Team Galactic, Jupiter, Mars, e Saturn, e são submetidos às experiências de Charon para retirar dos seus corpos a Corrente Vermelha. Cyrus convoca Dialga e Palkia, e o poder dos guardiões não é suficiente para pará-los. Giratina interfere e leva Cyrus para o Distortion World, onde os guardiões auxiliam o personagem a circular até o covil de Giratina.

No anime, o trio lacustre aparece, primeiro apenas em espírito, nos episódios ‘A Viagem de Estreia’, ‘O Grupo de Amigos Fica Reduzido’ e ‘Nada Está Perdido’, à Dawn, Ash e Brock. Eles são capturados pela Caçadora J, que tinha sido contratada pela Team Galáctica, em ‘Três Lendários Em Perigo’, e libertados por Ash, Dawn e Brock parando o poder de Dialga e Palkia em ‘O Combate Final de Uma Lenda’.

Trio Criação (Creation trio)

Os lendários criados do Universo Pokémon, o trio criação é composto por Dialga no tempo, Palkia no espaço e Giratina na antimatéria, são, como aconteceu com o trio do tempo, as mascotes do trio de jogos que representam a região Sinnoh (DPPt).

Nos jogos, Dialga e Palkia são procurados por Cyrus para destruir e, em seguida, refazer o universo sem espírito que é uma característica que odeia na humanidade. Em Diamond e Pearl, a mascote de cada versão pode ser capturada no Spear Pillar, enquanto Giratina pode ser capturado após a Elite Quatro ser derrotada. Em Platinum, Giratina interfere na destruição planeada por Cyrus, e pode ser capturado no Distortion World, enquanto Dialga e Palkia não são encontrados até a Elite Quatro ser derrotada.

No anime, Dialga e Plakia aparecem juntos e a combater em ‘A Ascensão de Darkrai’, enquanto Dialga e Giratina surgem em ‘Giratina e o Guerreiro Celeste’. Os três aparecem juntos, finalmente, em ‘Arceus e a Jóia da Vida’. Dialga e Palkia ainda aparecem, na série principal, quando são convocados por Cyrus juntos ao Pilar do Arpão em ‘O Combate Final de Uma Lenda’, mas são libertados da Corrente Vermelha com a ajuda de Ash, Dawn e Brock.

Cresselia

O Lendário Cresselia, do tipo Psíquico, representa a Lua Cheia, trazendo a esperança e bons sonhos.

Nos jogos, Cresselia pode ser encontrado na Fullmoon Island como parte de uma missão pós-Liga para livrar o filho do Sailor Eldritch dum pesadelo. Ela acabará por fugir, ficando a circular por Sinnoh (DPPt) e deixando para trás uma Lunar Wing, que acabará por curar o rapaz. Podemos ainda encontrar Cresselia na Marvelous Bridge (B2W2) após conseguir uma Lunar Wing na Strange House.

Cresselia apareceu no episódio ‘O Teu Mal é Sono’, onde luta brevemente contra Darkrai.

Heatran

Heatran é a encarnação do núcleo de ebulição do planeta, aparece na Stark Mountain em Sinnoh (DPPt), na Reversal Mountain em Unova (B2W2) e na Scorched Slab em Hoenn (ORAS), onde diz-se ter nascido ao mesmo tempo que Dialga, Palkia e Giratina criaram Sinnoh no Spear Pillar, e criou a Battle Zone. Heatran é o único Pokémon Lendário conhecido que pode ser macho ou fêmea, tendo assim um género definido.

Heatran apareceu pela primeira vez no anime sob o controlo de Marcus no filme ‘Arceus e a Jóia da Vida’, e mais tarde num episódio da temporada Vencedores da Liga Sinnoh, ‘Ranger Pokémon – O Resgate de Heatran’.

Regigigas

Regigigas é o Mestre dos Titans Lendários, uma vez que os criou nos tempos antigos e diz-se que moveu os continentes puxando-os com uma corda. Nos jogos, Regigigas pode ser encontrado no Snowpoint Temple em Sinnoh (DPPt), na Twist Mountain em Unova (B2W2), ou ainda na Island Cave em Hoenn (ORAS), embora não desperte se o jogador não tiver consigo os três Titans Lendários.

Regigigas aparece no filme ‘Giratina e o Guerreiro Celeste’, onde tenta parar uma barreira de gelo que ameaça destruir a sua aldeia. Outro aparece no episódio ‘Os Pilares da Amizade’, onde é caçado pela Caçadora J e defendido pelo Cérebro de Fronteira, Brandon.

Espadas da Justiça (Swords of Justice)

Cobalion, Terrakion e Virizion são um trio de Pokémon baseados no romance francês de 1844, Os Três Mosqueteiros, e parcialmente em mamíferos com cascos, como veados ou cavalos. Segundo a lenda, eles protegem os Pokémon de ter os seus habitats destruídos pelos humanos e são conhecidos por terem atacado castelos humanos durante a Idade Média. Tal como os três mosqueteiros, eles são considerado um trio, mas existe um quarto membro mais jovem, o Pokémon Mítico Keldeo que tem sido criado por eles após ver o seu lar destruído pelo fogo. Os quatro podem usar os seus chifres como espadas, e aprendem o seu ataque característico, Sacred Sword, a nível 42 (no caso de Keldeo é a nível 43, sendo uma referência de que se junto ao grupo mais tarde).

Em Unova (BW), Cobalion pode ser encontrado na Mistralton Cave, após encontrar o primeiro é possível encontrar Terrakion na Victory Road e Virizion na Pinwheel Forest. Nos jogos sequência (B2W2), eles podem ser encontrados na Route 13, Route 22, e Route 11, respetivamente. Eles ainda podem ser encontrados em diferentes dias da semanas em Pathless Plain, Hoenn (ORAS) e aleatoriamente em Alola (USUM) no Ultra Warp Ride.

Fizeram a sua estreia todos juntos, no décimo quinto filme ‘Kyurem Contra a Espada da Justiça’, onde Keldeo foi responsável pelo congelamento dos outros três durante um combate contra Kyurem, e procurou por ajuda encontrando Ash e os seus amigos. No filme, Cobalion age como líder das Espadas da Justiça, protegendo Pokémon e humanos através do mundo.

Forças da Natureza (Forces of Nature)

Tornadus, Thundurus e Landorus são um trio de Pokémon baseado em divindades japonesa: Fujin, o Deus dos Ventos, Raijin, o Deus dos Trovões, e Inari, o Deus da Fertilidade. Juntos, representam os céus e o efeito nutritivo que este tem sob a terra. Segundo a lenda contra pela criança no Abundant Shrine, Landorus puniu Tornadus e Thundurus por destruírem a terra com fortes ventos e trovoadas, e que o santuário foi construído em sua homenagem. Nos jogos sequência de Unova (B2W2), eles recebem uma nova forma, a Forma Therian, e a sua forma antiga passa a ser conhecida como Forma Incarnate; as formas são alternadas com o uso do Reveal Glass.

Em Unova (BW), Tornadus e Thundurus andam em circulação pela região, conforme a versão, após ouvir uma história de uma senhora idosa na Route 7. Se o jogador tiver os dois consigo, ele conseguirá encontrar Landorus no Abundant Shrine. Em Hoenn (ORAS) é possível encontrar Tornadus e Thundurus nas Stormy Clouds nos arredores da Cidade Fortree (consoante a versão) quando o jogador tem um Castform na equipa, após ter consido os dois, o jogadora conseguirá obter Landorus no mesmo local. Eles ainda podem ser encontrados em Alola (USUM) no Ultra Warp Ride.

No anime, as Forças da Natureza são procuradas pela Team Rocket em Unova com início no episódio ‘O Deino Solitário’ até que os conseguiram despertar na Ilhas de Milos em ‘Aplacando a Ira das Lendas – Parte 1 e 2’. Tornadus e Thundurus combateram na ilha, enquanto Ash e o seus amigos despertaram Landorus para que terminasse com o combate. Os três reaparecem no episódio ‘Crise de Sobrevivência de Unova’, onde mudam para a sua forma Therian e a Team Rocket tenta capturá-los como objectivo final da “Operação Tempestade”. Juntos controlam o poder da natureza, que pode ser aproveitado por alguém que possua Meloetta e o Espelho Veraz.

Tao trio

Zekrom e Reshiram representam o equilíbrio através de aspectos do Yin e Yang, respectivamente. Originalmente, eles eram um único dragão que ajudou a fundar a nação da região Unova, mas o combate entre os dois irmãos que fundaram a nação dividiu-o em duas partes. Apesar disto, os dois Pokémon não combatem entre si de forma voluntária.

Nos jogos, a Team Plasma caça Reshiram ou Zekrom em BW, com a finalidade de usá-los para libertar todos os Pokémon dos seus treinadores. N captura um deles e derrota Alder, enquanto o outro dragão emerge da Dragon Stone que o jogador possui, e este deve capturá-lo e usá-lo contra N. Depois da sua derrota, N monta no seu dragão e parte para uma região distante. Em B2W2, dois anos mais tarde, Ghetsis restaura a Team Plasma e captura Kyurem com a finalidade de congelar e assumir o controlo da região Unova. N confronta-o com Zekrom/Reshiram, mas Ghetsis aproveita-se da situação para fundir o dragão com Kyurem usando o DNA Splicers para criar Black Kyurem/White Kyurem. O jogador derrota Kyurem e Ghetsis, restaurando o equilíbrio da região.

Reshiram e Zekrom são as estrelas de ‘Branco – Victini e Zekrom’ e ‘Preto – Victini e Reshiram’, juntamente com Victini. Zekrom aparece em ‘Na Sombra de Zekrom’ causando uma crise eléctrica no Pikachu de Ash, e aparece ainda em várias recordações e fantasias. Reshiram estreou na abertura do mesmo episódio, mas teve um papel destaque no arco da Saga N, sendo o alvo da Team Plasma, aparecendo realmente no episódio ‘O Que Está Além da Verdade e dos Ideais’. Por sua vez, Kyurem teve destaque em ‘Kyruem Contra a Espada da Justiça’ e ainda apareceu no filme ‘Hoopa e o Duelo Lendário’.

Aura Trio

Os mascotes lendários dos jogos da região Kalos (XY) são Xerneas e Yveltal que representam vida e destruição, respetivamente, enquanto Zygarde controla o equilíbrio do ecossistema e demonstra todos o seu poder quando o ecossistema é interrompido. Xerneas tem o poder de compartilhar a vida eterna, enquanto Yveltal absorve a força da vida de tudo ao seu redor. Xerneas dorme em forma de árvore, enquanto Yveltal dorme em forma de casulo. Xerneas e Yveltal têm habilidades que são revertidas pelos efeitos da habilidade de Zygarde.

Enquanto Xerneas tem duas formas (uma de combate e outra neutra), Yveltal não possui formas distintas e Zygarde apenas recebeu novas formas no anime e posteriormente introduzidas nos jogos em Alola (SM). Uma das formas é o Zygarde 10% que, como o nome indica, Zygarde demonstra apenas 10% do seu poder estando na forma de um cachorro, e outra Completa onde ele supostamente ultrapassa o poder dos outros dois lendários. Além disso, ainda existem as células e os núcleos que compõem o corpo de Zygarde.

Em Kalos (XY), Lysandre captura Xerneas ou Yveltal para utilizar o seu poder na derradeira arma para criar um “mundo bonito” à sua imagem. Os lendários podem ser capturados pelo jogador após despertarem no Quartel General da Team Flare. Já o Zygarde 50% pode ser encontrado na Terminus Cave após vencer a Elite Quatro. Em Alola (SM) é possível recolher as células de Zygarde e conquistar as formas 10% e Completa; nas versões USUM além de recolher células é possível encontrar os outros dois no Ultra Space Wilds.

1 thought on “Pokémon Lendários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *