← Aço
Dragão →
Ataques Físicos
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Aqua_Jet.png)
Nome Inglês: Aqua Jet
Dobragem: Jacto de Água
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Aqua_Tail.png)
Nome Inglês: Aqua Tail
Dobragem: Cauda de Água
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não tem efeitos secundários.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Clamp.png)
Nome Inglês: Clamp
Dobragem: Gancho
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, afectando-o entre quatro e cinco turnos.
Ataque Característico: Shellder e Cloyster (Geração I e II)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Crabhammer.png)
Nome Inglês: Crabhammer
Dobragem: Martelada
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, com 90% de precisão;
– Tem grandes probabilidades de causar danos críticos.
Ataque Característico: Krabby e Kingler (Geração I e II)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Dive_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Dive_jogo2.png)
Nome Inglês: Dive
Tradução: Mergulho
– Introduzido na Geração III;
– Conhecido como HM08 na Geração III, HM06 na Geração V, e HM07 em OR/AS, serve para mergulhar no oceano.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Ataca apenas no turno seguinte, como Dig ou Fly.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Flip_Turn_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Flip_Turn_jogo2.png)
Nome Inglês: Flip Turn
Tradução: Virar
– Introduzido na Geração VIII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Após atacar, o utilizador troca de lugar com alguém da equipa.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Fishious_Rend_jogo.png)
Nome Inglês: Fishious Rend
Tradução: Rasgão Suspeito
– Introduzido na Geração VIII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Caso o utilizador ataque primeiro, o poder do ataque dobra.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Cannonade_jogo.png)
Nome Inglês: G-Max Cannonade
Tradução: Bombardeio G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Causará danos por quatro turnos aos adversários de outros tipos em 1/6 do HP máximo;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Blastoise
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Foam_Burst_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Foam_Burst_jogo2.png)
Nome Inglês: G-Max Foam Burst
Tradução: Explosão de Espuma G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Diminui drasticamente a Velocidade de todos os adversários;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Kingler
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Hydrosnipe_jogo.png)
Nome Inglês: G-Max Hydrosnipe
Tradução: Hidrosnipe G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Ignora os efeitos das habilidades dos adversários;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Inteleon
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Rapid_Flow_jogo.png)
Nome Inglês: G-Max Rapid Flow
Tradução: Fluxo Rápido G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Ignora os ataques de proteção, incluindo o Max Guard;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Urshifu Rapid Strike
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Stonesurge.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Stonesurge2.png)
Nome Inglês: G-Max Stonesurge
Tradução: Surto de Pedras G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Também causará danos aos adversários que entrarem em campo após ser usado;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Drednaw
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Hydro_Vortex.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Hydro_Vortex2.png)
Nome Inglês: Hydro Vortex
Dobragem: Vórtice de Água
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Liquidation.png)
Nome Inglês: Liquidation
Dobragem: Liquidação
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de baixar a Defesa do adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Max_Geyser.png)
Nome Inglês: Max Geyser
Tradução: Max Geyser
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Chove durante cinco turnos, eliminando os outros efeitos de clima;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Razor_Shell.png)
Nome Inglês: Razor Shell
Dobragem: Concha Navalha
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 50% de probabilidades de baixar a Defesa do adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Surging_Strikes_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Surging_Strikes_jogo2.png)
Nome Inglês: Surging Strikes
Tradução: Golpes Crescentes
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o três vezes;
– Cada ataque causará danos críticos, a menos que o adversário tenha Battle Armor ou Shell Armor como habilidade.
Ataque Característico: Urshifu Rapid Strike StyleT
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Waterfall.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Waterfall2.png)
Nome Inglês: Waterfall
Dobragem: Cascata
– Introduzido na Geração I;
– Conhecido como HM07 na Geração II a IV e HM05 na Geração V e VI, serve para subir cascatas.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de interromper os ataques do adversário.
Ataque Característico: Goldeen e Seaking (Geração I)
Ataques Especiais
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Bouncy_Bubble.png)
Nome Inglês: Bouncy Bubble
Tradução: Bolha Insuflável
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador vê o seu HP restaurado em 50% do valor dos danos causados.
Ataque Característico: Partner Eevee
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Brine.png)
Nome Inglês: Brine
Dobragem: Repuxo
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O seu poder dobra quando o adversário se encontra com menos de 50% do HP.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Bubble.png)
Nome Inglês: Bubble
Dobragem: Ataque de Bolhas
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de baixar a Velocidade do adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Bubble_Beam.png)
Nome Inglês: Bubble Beam
Pré-XY: BubbleBeam
Dobragem: Jacto de Bolhas
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de baixar a Velocidade do adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Cannonade_jogo.png)
Nome Inglês: G-Max Cannonade
Tradução: Bombardeio G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Causará danos por quatro turnos aos adversários de outros tipos em 1/6 do HP máximo;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Blastoise
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Foam_Burst_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Foam_Burst_jogo2.png)
Nome Inglês: G-Max Foam Burst
Tradução: Explosão de Espuma G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Diminui drasticamente a Velocidade de todos os adversários;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Kingler
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Hydrosnipe_jogo.png)
Nome Inglês: G-Max Hydrosnipe
Tradução: Hidrosnipe G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Ignora os efeitos das habilidades dos adversários;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Inteleon
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Rapid_Flow_jogo.png)
Nome Inglês: G-Max Rapid Flow
Tradução: Fluxo Rápido G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Ignora os ataques de proteção, incluindo o Max Guard;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Urshifu Rapid Strike
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Stonesurge.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Stonesurge2.png)
Nome Inglês: G-Max Stonesurge
Tradução: Surto de Pedras G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Também causará danos aos adversários que entrarem em campo após ser usado;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Drednaw
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Hydro_Cannon.png)
Nome Inglês: Hydro Cannon
Dobragem: Hidro Canhão
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Força o utilizador a recarregar durante o turno seguinte.
Ataque Característico: Blastoise (Geração III)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Hydro_Pump.png)
Nome Inglês: Hydro Pump
Dobragem: Bomba de Água
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não tem efeitos secundários.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Hydro_Vortex.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Hydro_Vortex2.png)
Nome Inglês: Hydro Vortex
Dobragem: Vórtice de Água
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Max_Geyser.png)
Nome Inglês: Max Geyser
Tradução: Max Geyser
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Chove durante cinco turnos, eliminando os outros efeitos de clima;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Muddy_Water.png)
Nome Inglês: Muddy Water
Dobragem: Mar de Lama
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de baixar a precisão e a evasão do adversário.
Ataque Característico: Marshtomp e Swampert (Geração III)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Oceanic_Operetta.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Oceanic_Operetta2.png)
Nome Inglês: Oceanic Operetta
Dobragem: Sinfonia Oceânica
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Versão melhorada do ataque Sparkling Aria.
Z-Move Exclusivo: Primarina
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Octazooka.png)
Nome Inglês: Octazooka
Dobragem: Bazuca
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 50% de probabilidades de baixar a precisão do adversário.
Ataque Característico: Octillery (Geração II a VII)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Origin_Pulse.png)
Nome Inglês: Origin Pulse
Tradução: Pulsar Origem
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Pode afectar todos os adjacentes em Combates Duplos e Triplos.
Ataque Característico: Kyogre
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Scald.png)
Nome Inglês: Scald
Dobragem: Escaldar
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de queimar o adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Snipe_Shot_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Snipe_Shot_jogo2.png)
Nome Inglês: Snipe Shot
Tradução: Tiro Sniper
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem probabilidade de acerto crítico aumentada;
– Ignora efeitos de ataques e habilidades dos adversários que atraem os ataques para si.
Ataque Característico: Inteleon
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Sparkling_Aria.png)
Nome Inglês: Sparkling Aria
Dobragem: Ária Cintilante
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Se o adversário estiver queimado, este será curado;
– Se o adversário não sofrer danos por ter como habilidade Water Absorb, Storm Drain, Dry Skin, ou Soundproof, este também não ficará com o estado queimado curado.
Ataque Característico: Primarina
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Splishy_Splash_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Splishy_Splash_jogo2.png)
Nome Inglês: Splishy Splash
Tradução: Salpico Esplendoroso
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de paralisar o adversário.
Ataque Característico: Partner Pikachu
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Steam_Eruption.png)
Nome Inglês: Steam Eruption
Tradução: Erupção de Vapor
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de queimar o adversário;
– Tanto adversário como utilizador podem ser descongelados por este ataque.
Ataque Característico: Volcanion
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Surf.png)
Nome Inglês: Surf
Dobragem: Rebentação
– Introduzido na Geração I;
– Conhecido como HM03 ao longo das gerações, serve para atravessar oceanos;
– Na Geração VII deixa de ser conhecido como HM e passa a ser o TM94.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não tem efeitos secundários, mas atinge todos os Pokémon adversários.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Water_Gun.png)
Nome Inglês: Water Gun
Dobragem: Pistola de Água
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não tem efeitos secundários.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Water_Pledge_jogo.png)
Nome Inglês: Water Pledge
Tradução: Penhor de Água
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Provoca o dobro dos danos quando combinado com Fire Pledge ou Grass Pledge em combates duplos ou triplos.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Water_Pulse.png)
Nome Inglês: Water Pulse
Dobragem: Pulso de Água
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de confundir o adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Water_Shuriken.png)
Nome Inglês: Water Shuriken
Dobragem: Shuriken de Água
– Introduzido na Geração VI, como Ataque Físico.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário;
– Ataca duas a cinco vezes por turno.
Ataque Característico: Greninja (XY); Accelgor (Geração VIII)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Water_Spout.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Water_Spout2.png)
Nome Inglês: Water Spout
Dobragem: Repuxo
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Provocará mais danos quanto maior for o HP do utilizador.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Whirlpool.png)
Nome Inglês: Whirlpool
Dobragem: Remoinho
– Introduzido na Geração II;
– Conhecido como HM06 na Geração II, e como HM05 em HG/SS, serve para atravessar remoinhos.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, afectando-o entre dois a cinco turnos.
Ataques Status/Neutros
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Aqua_Ring.png)
Nome Inglês: Aqua Ring
Dobragem: Água Armilar
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura 1/16 do HP máximo do utilizador por turno;
– No anime é usado como escudo protector.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Life_Dew_jogo.png)
Nome Inglês: Life Dew
Tradução: Orvalho da Vida
– Introduzido na Geração VIII.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura 25% do HP máximo do utilizador e Pokémon aliados.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Rain_Dance.png)
Nome Inglês: Rain Dance
Dobragem: Dança da Chuva
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Chove durante cinco turnos, eliminando os outros efeitos de clima;
– Ataques do tipo Água têm o seu poder aumentado em 50%;
– Solar Beam e ataques do tipo Fogo têm o seu poder reduzido.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Soak_jogo.png)
Nome Inglês: Soak
Tradução: Encharcar
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do adversário para o tipo Água.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Water_Sport_jogo.png)
Nome Inglês: Water Sport
Tradução: Desporto Aquático
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Reduz o poder do tipo Fogo em 50%, em todo o campo de combate e por cinco turnos.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Withdraw.png)
Nome Inglês: Withdraw
Dobragem: Retirada
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a Defesa do utilizador.
← Aço
Dragão →