← Fada
Fogo →
Ataques Físicos
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Astonish.png)
Nome Inglês: Astonish
Dobragem: Impressionar
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de interromper os ataques do adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Terror_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Terror_jogo2.png)
Nome Inglês: G-Max Terror
Tradução: Terror G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário, impedindo que saia do combate;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Gengar
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Lick.png)
Nome Inglês: Lick
Dobragem: Lamber
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de paralisar o adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Max_Phantasm_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Max_Phantasm_jogo2.png)
Nome Inglês: Max Phantasm
Tradução: Max Fantasma
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Reduz a Defesa do adversários e os seus aliados por um nível;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Never-Ending_Nightmare.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Never-Ending_Nightmare2.png)
Nome Inglês: Never-Ending Nightmare
Dobragem: Pesadelo Interminável
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Phantom_Force.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Phantom_Force2.png)
Nome Inglês: Phantom Force
Tradução: Força Fantasma
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador “desaparece” por um turno, atacando no turno seguinte, sendo capaz de passar por alguma protecção;
– É uma versão mais fraca do Shadow Force.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Poltergeist_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Poltergeist_jogo2.png)
Nome Inglês: Poltergeist
Tradução: Poltergeist
– Introduzido na Geração VIII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, quando este segura um item;
– Se o adversário não estiver a segurar um item ou tiver Klutz como habilidade, o ataque falhará.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Shadow_Bone.png)
Nome Inglês: Shadow Bone
Tradução: Osso Sombra
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de baixar a Defesa do adversário em um nível.
Ataque Característico: Alolan Marowak
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Shadow_Claw.png)
Nome Inglês: Shadow Claw
Dobragem: Garra Sombra
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem grandes probabilidades de causa danos críticos.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Shadow_Force.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Shadow_Force2.png)
Nome Inglês: Shadow Force
Tradução: Força Sombra
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador “desaparece” por um turno, atacando no turno seguinte, sendo capaz de passar por alguma protecção.
Ataque Característico: Giratina
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Shadow_Punch.png)
Nome Inglês: Shadow Punch
Dobragem: Soco Sombra
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não é afectado por alterações de precisão e evasão.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Shadow_Sneak.png)
Nome Inglês: Shadow Sneak
Dobragem: Sombra Traiçoeira
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Sinister_Arrow_Raid.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Sinister_Arrow_Raid2.png)
Nome Inglês: Sinister Arrow Raid
Dobragem: Ofensiva de Flechas Sinistras
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Versão melhorada do ataque Spirit Shackle.
Z-Move Exclusivo: Decidueye
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Soul-Stealing_7-Star_Strike.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Soul-Stealing_7-Star_Strike2.png)
Nome Inglês: Soul-Stealing 7-Star Strike
Tradução: 7-Estrelas Rouba-Almas
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário, sem efeitos secundários;
– Versão melhorada do ataque Spectral Thief.
Z-Move Exclusivo: Marshadow
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Spectral_Thief_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Spectral_Thief_jogo2.png)
Nome Inglês: Spectral Thief
Tradução: Ladrão Espectral
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Rouba os aumentos de estatísticas ao adversário, ignorando substitutos;
– Vai roubar até perfazer o máximo de +6 por estatística, deixando o restante com o adversário.
Ataque Característico: Marshadow
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Spirit_Shackle.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Spirit_Shackle2.png)
Nome Inglês: Spirit Shackle
Dobragem: Sombra Presa
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Evite que o adversário deixe o combate enquanto o utilizador estiver ativo.
Ataque Característico: Decidueye
Ataques Especiais
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Terror_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/G-Max_Terror_jogo2.png)
Nome Inglês: G-Max Terror
Tradução: Terror G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário, impedindo que saia do combate;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Gengar
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Hex.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Hex2.png)
Nome Inglês: Hex
Dobragem: Azar
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O seu poder duplica quando o adversário é afectado por uma mudança de estado.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Max_Phantasm_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Max_Phantasm_jogo2.png)
Nome Inglês: Max Phantasm
Tradução: Max Fantasma
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Reduz a Defesa do adversários e os seus aliados por um nível;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
![](http://pkportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Menacing_Moonraze_Maelstrom.png)
![](http://pkportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Menacing_Moonraze_Maelstrom2.png)
Nome Inglês: Menacing Moonraze Maelstrom
Tradução: Turbilhão Lunar Ameaçador
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário, ignorando a sua habilidade;
– É uma versão transformada do ataque Moongeist Beam.
Z-Move Exclusivo: Lunala; Dawn Wings Necrozma
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Moongeist_Beam.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Moongeist_Beam2.png)
Nome Inglês: Moongeist Beam
Tradução: Raio Lunar
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Ignora os efeitos da habilidade do adversário.
Ataque Característico: Lunala
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Never-Ending_Nightmare.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Never-Ending_Nightmare2.png)
Nome Inglês: Never-Ending Nightmare
Dobragem: Pesadelo Interminável
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Night_Shade.png)
Nome Inglês: Night Shade
Dobragem: Sombra Nocturna
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O valor dos danos causados é idêntico ao nível do utilizador.
Ataque Característico: Gastly e linha evolutiva (Geração I)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Ominous_Wind.png)
Nome Inglês: Ominous Wind
Dobragem: Vento Nefasto
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de aumentar as estatísticas do utilizador, excepto a precisão e a evasão.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Shadow_Ball.png)
Nome Inglês: Shadow Ball
Dobragem: Bola Sombra
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de baixar a Defesa Especial do adversário.
Ataques Status/Neutros
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Confuse_Ray.png)
Nome Inglês: Confuse Ray
Dobragem: Raio Confusão
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o deixa confuso.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Curse_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Curse_jogo2.png)
Nome Inglês: Curse
Tradução: Maldição
– Introduzido na Geração I, como tipo ??? (tipo relacionado com Ovos, extinto na Geração V).
Efeitos:
– Não causa danos imediatos no adversário;
– Se for usado por um tipo Fantasma, o utilizador perde metade do seu HP, e o adversário perde 1/4 de HP por turno. Os utilizadores de outro tipo recebem um aumento de Ataque e Defesa, enquanto a Velocidade desce.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Destiny_Bond.png)
Nome Inglês: Destiny Bond
Dobragem: Destino Idêntico
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos imediatos no adversário;
– Quando o utilizador fica fora de combate, o adversário atingido também ficará.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Grudge_jogo.png)
Nome Inglês: Grudge
Tradução: Má Vontade
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O ataque só faz efeito se o utilizador ficar fora de combate, o ataque usado pelo adversário para este fim ficará com o PP totalmente vazio.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Nightmare_jogo.png)
Nome Inglês: Nightmare
Tradução: Pesadelo
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos imediatos no adversário;
– Só funcionará se o adversário estiver a dormir;
– Enquanto o adversário estiver a dormir perderá 1/4 de HP no final de cada turno.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Spite_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Spite_jogo2.png)
Nome Inglês: Spite
Tradução: Rancor
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Reduz em 4 o PP dos ataques usados pelo adversário.
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Trick-or-Treat_jogo.png)
![](https://pokeportuga.pt/img/mecanicas/attackdex/Trick-or-Treat_jogo2.png)
Nome Inglês: Trick-or-Treat
Tradução: Doçura ou Travessura
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O adversário passa a ser do tipo Fantasma, também é adicionado aos que já têm dois tipos.
← Fada
Fogo →