Attackdex: Normal

Lutador

Psíquico

Ataques Físicos

Ataques Físicos

 


Nome Inglês: Barrage

Tradução: Barragem
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atacando duas a cinco vezes por turno.

Ataque Característico: Exeggcute e Exeggutor

 


Nome Inglês: Bide

Dobragem: Aguardar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador absorve os danos durante dois turnos e devolve-os ao adversário.

 


Nome Inglês: Bind

Dobragem: Amarrar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Mantém o adversário preso durante dois a cinco turnos.

 


Nome Inglês: Body Slam

Dobragem: Amasso
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de paralisar o adversário.

 


Nome Inglês: Breakneck Blitz

Dobragem: Ataque Esmagador
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.

 


Nome Inglês: Chip Away

Tradução: Baixa Guarda
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não é afectado pelas mudanças de estatísticas do adversário.

 


Nome Inglês: Comet Punch

Dobragem: Golpe Cometa
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, afectando-o entre dois a cinco turnos.

 


Nome Inglês: Constrict

Dobragem: Constrição
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de diminuir a Velocidade do adversário.

 


Nome Inglês: Covet

Tradução: Ambição
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador ainda rouba o item que o adversário estiver a segurar.

 


Nome Inglês: Crush Claw

Dobragem: Garra Esmagadora
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 50% de probabilidades de diminuir a Defesa do adversário.

Ataque Característico: Zangoose (Geração III)

 


Nome Inglês: Crush Grip

Tradução: Aperto Esmagador
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque varia consoante o HP restante do adversário.

Ataque Característico: Regigigas

 


Nome Inglês: Cut

Dobragem: Corte
– Introduzido na Geração I;
– Conhecido como HM01 ao longo das gerações, serve para cortar árvores;
– Na Geração VII perde o estatuto de HM (funcionalidade desativada).

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Ataque Característico: Kartana (Geração VII); Farfetch’d (Geração VIII)

 


Nome Inglês: Dizzy Punch

Dobragem: Soco Atordoante
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de confundir o adversário.

Ataque Característico: Kangaskhan (Geração I e II)

 


Nome Inglês: Double Hit

Dobragem: Golpe Duplo
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas vezes por turno;
– Quando Aipom aprende este ataque, evolui para Ambipom ao subir de nível.

 


Nome Inglês: Double Slap

Dobragem: Palmada Dupla
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

 


Nome Inglês: Double-Edge

Dobragem: Lâmina Dupla
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador sofre com 25% dos danos causados;
– É considerado uma versão mais forte do ataque Take Down.

 


Nome Inglês: Egg Bomb

Dobragem: Bomba de Ovo
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Endeavor

Tradução: Esforço
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, fazendo com que o seu HP fique igual ao do utilizador.

 


Nome Inglês: Explosion

Dobragem: Explosão
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador acaba por ficar fora de combate.

 


Nome Inglês: Extreme Speed

Pré-XY: ExtremeSpeed
Dobragem: Velocidade Extrema
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário;
– É considerado uma versão mais potente do Quick Attack.

Ataque Característico: Arcanine (Geração II)

 


Nome Inglês: Facade

Dobragem: Fachada
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O ataque tem o dobro do poder se o utilizador estiver envenenado, paralisado ou queimado.

 


Nome Inglês: Fake Out

Dobragem: Assustar
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário;
– Os ataques do adversário são interrompidos.

 


Nome Inglês: False Swipe

Dobragem: Patada Falsa
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, deixando-o, normalmente, apenas com 1 de HP;
– É um ataque útil para ajudar na captura de Pokémon selvagens.

 


Nome Inglês: Feint

Dobragem: Finta
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, mesmo que este esteja a usar Protect.

 


Nome Inglês: Flail

Dobragem: Bater
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Quanto mais baixo for o HP do utilizador, mais danos o ataque causa;
– É considerado uma variação Reversal.

 


Nome Inglês: Frustration

Dobragem: Frustação
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Fury Attack

Dobragem: Ataque de Fúria
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

 


Nome Inglês: Fury Swipes

Dobragem: Golpe de Fúria
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

 


Nome Inglês: Giga Impact

Dobragem: Mega Impacto
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Força o utilizador a recarregar durante o turno seguinte.

 


Nome Inglês: G-Max Cuddle

Tradução: Abraço G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Faz com que todos os oponentes do sexo oposto se apaixonem;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.

G-Max Exclusivo: Gigantamax Eevee

 


Nome Inglês: G-Max Gold Rush

Tradução: Corrida ao Ouro G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário, deixando-o confuso;
– Espalha dinheiro pelo chão que é recolhido no final do combate;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.

G-Max Exclusivo: Gigantamax Meowth

 


Nome Inglês: G-Max Replenish

Tradução: Reabastecimento G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 50% de probabilidade de restaurar bagas consumidas pelo utilizador ou aliados;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.

G-Max Exclusivo: Gigantamax Snorlax

 


Nome Inglês: Guillotine

Dobragem: Guilhotina
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, colocando-o automaticamente fora de combate.

 


Nome Inglês: Head Charge

Dobragem: Ataque de Cabeça
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador sofre com 25% dos danos causados.

Ataque Característico: Bouffalant

 


Nome Inglês: Headbutt

Dobragem: Cabeçada
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de interromper os ataques do adversário.

 


Nome Inglês: Hold Back

Tradução: Reter
– Introduzido na Geração VI.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, deixando-o apenas com 1 de HP.

 


Nome Inglês: Horn Attack

Dobragem: Ataque de Chifre
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Horn Drill

Dobragem: Chifre Broca
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, podendo colocá-lo automaticamente fora de combate.

 


Nome Inglês: Hyper Fang

Dobragem: Hiper Dentada
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de interromper os ataques do adversário.

Ataque Característico: Rattata e Raticate (Geração I a III)

 


Nome Inglês: Last Resort

Dobragem: Último Recurso
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Max Strike

Tradução: Max Golpe
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Diminui a Velocidade de todos os oponentes por um nível;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.

 


Nome Inglês: Mega Kick

Dobragem: Mega Pontapé
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Ataque Característico: Hitmonlee (Geração II; RS; Geração IV a VI)

 


Nome Inglês: Mega Punch

Dobragem: Mega Soco
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Multi-Attack

Dobragem: Multi-Ataque
– Introduzido na Geração VII.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários;
– O tipo deste ataque dependerá do Memory que o utilizador segurar, sendo Normal quando não segura nenhum.

Ataque Característico: Silvally

 


Nome Inglês: Natural Gift

Tradução: Dom Natural
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários;
– O poder do ataque varia consoante a baga que o utilizador tiver consigo.

 


Nome Inglês: Pay Day

Dobragem: Dia do Pagamento
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, enviando moedas contra ele;
– No final do combate recupera-se o dinheiro lançado.

Ataque Característico: Meowth (exceto Geração I) e Persian (Geração II e III)

 


Nome Inglês: Pound

Dobragem: Pancada
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Present

Dobragem: Presente
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, mas por vezes pode recuperar o seu HP.

Ataque Característico: Delibird

 


Nome Inglês: Pulverizing Pancake

Dobragem: Impacto Pulverizador
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Versão transformada do Giga Impact.

Z-Move Exclusivo: Snorlax

 


Nome Inglês: Quick Attack

Dobragem: Ataque Rápido
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário.

 


Nome Inglês: Rage

Dobragem: Raiva
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Uma vez activado o ataque não pára, fazendo subir o Ataque do utilizador.

 


Nome Inglês: Rapid Spin

Dobragem: Rotação Rápida
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Remove o efeito de ataques armadilha (ex: Bind; Wrap) ou de ataques de afectam a entrada de um Pokémon (ex: Toxic Spikes).

 


Nome Inglês: Retaliate

Tradução: Retaliação
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque dobra quando um Pokémon da equipa desmaiou no turno anterior.

 


Nome Inglês: Return

Tradução: Regresso
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Rock Climb

Dobragem: Escalada
– Introduzido na Geração IV;
– Conhecido como HM08 na Geração IV, serve para escalar zonas rochosas.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de confundir o adversário.

 


Nome Inglês: Scratch

Dobragem: Arranhão
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Secret Power

Dobragem: Poder Secreto
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de causar efeitos secundários;
– O efeito do ataque muda consoante o ambiente em que se desenrola o combate.

Ataque Característico: Audino (Geração V em diante, exceto ORAS)

 


Nome Inglês: Self-Destruct

Pré-XY: Selfdestruct
Dobragem: Auto-Destruição
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador acaba por ficar fora de combate;
– É considerada uma versão mais fraca de Explosion.

 


Nome Inglês: Skull Bash

Dobragem: Esmaga Crânios
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador aumenta a sua Defesa no primeiro turno, atacando apenas no segundo.

Ataque Característico: Squirtle e sua linha evolutiva (Geração II)

 


Nome Inglês: Slam

Dobragem: Pancada
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Slash

Dobragem: Retalhar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem grandes probabilidades de causar danos críticos.

 


Nome Inglês: Smelling Salts

Pré-XY: SmellingSalt
Tradução: Sais Aromáticos
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Este ataque causará o dobro dos danos se o adversário estiver paralisado.

Ataque Característico: Makuhita e Hariyama

 


Nome Inglês: Spike Cannon

Dobragem: Canhão de Flechas
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

 


Nome Inglês: Stomp

Dobragem: Pisotear
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de interromper os ataques do adversário.

 


Nome Inglês: Strength

Dobragem: Pujança
– Introduzido na Geração I;
– Conhecido como HM04 ao longo das gerações, serve para empurrar rochas;
– Na Geração VII perde o estatuto de HM (funcionalidade desativada).

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Ataque Característico: Machamp (Geração VII)

 


Nome Inglês: Struggle

Tradução: Debater
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, embora não seja propriamente um ataque;
– O próprio utilizador sofre com alguns danos quando usa esta opção;
– Este ataque é activado quando o Pokémon não tem PP em nenhum dos seus ataques.

 


Nome Inglês: Super Fang

Dobragem: Super Presas
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, retirando-lhe metade do seu HP.

Ataque Característico: Rattata e Raticate (Geração I a III)

 


Nome Inglês: Tackle

Dobragem: Investida
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Tail Slap

Dobragem: Chicotada de Cauda
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

Ataque Característico: Minccino e Cinccino (até à Geração VIII)

 


Nome Inglês: Take Down

Dobragem: Desmantelar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utillizador sofre com 25% dos danos causados.

 


Nome Inglês: Thrash

Dobragem: Destruição
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atacando-o entre três a quatro turnos.

 


Nome Inglês: Veevee Volley

Tradução: Voleibol Veevee
– Introduzido na Geração VII.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, quanto maior a amizade mais poder terá;
– É um ataque que acerta sempre, pois ignora alterações de precisão.

Ataque Característico: Partner Eevee

 


Nome Inglês: Vise Grip

Pré-XY: ViceGrip
Pré-SwSh: Vice Grip
Dobragem: Aperto Maldoso
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Wrap

Dobragem: Envolver
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, afectando-o entre dois a cinco turnos.

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Ataques Especiais

Ataques Especiais

 


Nome Inglês: Boomburst

Dobragem: Rajada Estrondo
– Introduzido na Geração VI.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Afecta também os Pokémon aliados em Combates Duplos e Triplos.

 


Nome Inglês: Breakneck Blitz

Dobragem: Ataque Esmagador
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.

 


Nome Inglês: Echoed Voice

Tradução: Voz Ecoante
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque aumenta se for usado em turnos consecutivos.

 


Nome Inglês: G-Max Cuddle

Tradução: Abraço G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Faz com que todos os oponentes do sexo oposto se apaixonem;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.

G-Max Exclusivo: Gigantamax Eevee

 


Nome Inglês: G-Max Gold Rush

Tradução: Corrida ao Ouro G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário, deixando-o confuso;
– Espalha dinheiro pelo chão que é recolhido no final do combate;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.

G-Max Exclusivo: Gigantamax Meowth

 


Nome Inglês: G-Max Replenish

Tradução: Reabastecimento G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 50% de probabilidade de restaurar bagas consumidas pelo utilizador ou aliados;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.

G-Max Exclusivo: Gigantamax Snorlax

 


Nome Inglês: Hidden Power

Dobragem: Poder Oculto
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O tipo e intensidade do ataque varia consoante o utilizador.

 


Nome Inglês: Hyper Beam

Dobragem: Hiper Raio
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador e forçado a recarregar no turno seguinte.

 


Nome Inglês: Hyper Voice

Dobragem: Hiper Voz
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

 


Nome Inglês: Judgment

Tradução: Julgamento
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Ataque Característico: Arceus

 


Nome Inglês: Max Strike

Tradução: Max Golpe
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Diminui a Velocidade de todos os oponentes por um nível;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.

 


Nome Inglês: Razor Wind

Dobragem: Vento Cortante
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador prepara o ataque num turno, atacando apenas no seguinte;
– Tem grandes probabilidades de causar danos críticos.

 


Nome Inglês: Relic Song

Tradução: Canto Arcaico
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de adormecer o adversário;
– Não pode ser copiado pelo ataque Metronome.

Ataque Característico: Meloetta (ataque que origina mudança de forma)

 


Nome Inglês: Revelation Dance

Dobragem: Dança Despertar
– Introduzido na Geração VII.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários;
– O tipo primário do seu utilizador é que define o tipo do ataque.

Ataque Característico: Oricorio

 


Nome Inglês: Round

Dobragem: Canon
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque aumenta quando usado em conjunto com os aliados.

 


Nome Inglês: Snore

Tradução: Ronco
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, podendo interromper-lhe os ataques;
– O utilizador do ataque tem de estar a dormir para conseguir usá-lo.

 


Nome Inglês: Sonic Boom

Dobragem: Bomba Sónica
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Indiferente aos tipos dos Pokémon, causa sempre 20 HP de danos;
– Até mesmo um Pokémon do tipo Fantasma, que é imune, pode ser atacado.

 


Nome Inglês: Spit Up

Dobragem: Cuspir
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– é necessário usar o ataque Stockpile antes.

 


Nome Inglês: Swift

Dobragem: Candentes
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não é afectado pela mudanças na precisão ou evasão;
– Pode afectar Pokémon que estejam a usar Dig ou Fly.

 


Nome Inglês: Techno Blast

Tradução: Explosão Techno
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários;
– O tipo do ataque muda consoante a drive que o Pokémon estiver a usar.

Ataque Característico: Genesect

 


Nome Inglês: Terrain Pulse

Tradução: Pulso Terreno
– Introduzido na Geração VIII.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Se não estiver nenhum ataque terreno ativo, ele será do tipo Normal;
– Se estiver um ataque terreno ativo, ele associa o tipo e o seu poder dobra.

 


Nome Inglês: Tri Attack

Dobragem: Tri Ataque
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de queimar, paralisar ou congelar o adversário.

 


Nome Inglês: Trump Card

Dobragem: Cartas de Trunfo
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Quanto menos PP tiver o ataque, mais poderoso ele é.

 


Nome Inglês: Uproar

Dobragem: Ruído
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário, atacando-o duas a cinco vezes por turno.

 


Nome Inglês: Weather Ball

Dobragem: Bola Meteorológica
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder e tipo do ataque variam consoante o clima.

Ataque Característico: Castform (Geração III)

 


Nome Inglês: Wring Out

Tradução: Torcer
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque varia consoante o HP do adversário.

 

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Ataques Status/Neutros

Ataques Status/Neutros

 


Nome Inglês: Acupressure

Tradução: Acupressão
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta em dois níves uma das estatísticas do utilizador.

 


Nome Inglês: After You

Tradução: Depois de Ti
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Permite que o adversário ataque em primeiro lugar no turno seguinte.

 


Nome Inglês: Assist

Dobragem: Assistência
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Selecciona um ataque de um membro da equipa para usar.

Ataque Característico: Skitty (Geração III)

 


Nome Inglês: Attract

Dobragem: Atracção
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O adversário apaixona-se pelo utilizador, se forem de sexos opostos.

 


Nome Inglês: Baton Pass

Tradução: Passagem de Testemunho
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador muda de lugar com outro Pokémon da equipa, passando-lhe todas as mudanças de estatísticas e de estado que sofreu.

 


Nome Inglês: Belly Drum

Dobragem: Defesa de Barriga
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do utilizador.

 


Nome Inglês: Bestow

Tradução: Oferenda
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador passa o item que estiver a segurar para o adversário.

 


Nome Inglês: Block

Tradução: Bloqueio
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas impede que ele abandone o combate.

 


Nome Inglês: Camouflage

Tradução: Camuflagem
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do utilizador consoante o ambiente em que se encontra.

Ataque Característico: Staryu (Geração III)

 


Nome Inglês: Captivate

Dobragem: Encantar
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Diminui o Ataque Especial do adversário, se ele for do sexo oposto.

 


Nome Inglês: Celebrate

Tradução: Celebração
– Introduzido na Geração VI.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador apenas o usa para festejar.

 


Nome Inglês: Confide

Tradução: Confidência
– Introduzido na Geração VI.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Diminui o Ataque Especial do adversário.

 


Nome Inglês: Conversion

Tradução: Conversão
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do utilizador para o mesmo do adversário.

Ataque Característico: Porygon e sua linha evolutiva

 


Nome Inglês: Conversion 2

Tradução: Conversão 2
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do utilizador para um tipo resistente ao do adversário.

Ataque Característico: Porygon e sua linha evolutiva

 


Nome Inglês: Copycat

Dobragem: Copiar-Colar
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– O ataque imita o último ataque usado pelo adversário.

 


Nome Inglês: Court Change

Tradução: Mudança de Campo
– Introduzido na Geração VIII.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Este ataque troca os efeitos de ambos os lados do campo.

Ataque Característico: Cinderace

 


Nome Inglês: Defense Curl

Dobragem: Anel de Defesa
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a Defesa do utilizador.

 


Nome Inglês: Disable

Dobragem: Debilitar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Impossibilita o adversário de usar o último ataque usado entre quatro a sete turnos;
– O ataque tem uma precisão de 80%.

 


Nome Inglês: Double Team

Dobragem: Equipa Dupla
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a evasão e a precisão do utilizador.

 


Nome Inglês: Encore

Dobragem: Encore
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Obriga o adversário a usar o último ataque usado durante três turnos.

 


Nome Inglês: Endure

Dobragem: Resistência
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador tem força para parar os danos dos ataques.

 


Nome Inglês: Entrainment

Tradução: Arrastamento
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Faz com que o adversário fique com a mesma habilidade do utilizador.

 


Nome Inglês: Extreme Evoboost

Dobragem: Potenciamento Eeveextremo
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade do utilizador em dois níveis;
– Versão transformada do ataque Last Resort.

Z-Move Exclusivo: Eevee

 


Nome Inglês: Flash

Dobragem: Clarão
– Introduzido na Geração I;
– Conhecido como HM05 nas Gerações I a III, serve para iluminar cavernas.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a precisão.

 


Nome Inglês: Focus Energy

Dobragem: Concentrar Energia
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a possibilidade de causar danos críticos.

 


Nome Inglês: Follow Me

Tradução: Segue-Me
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador apenas chama a atenção para si próprio.

 


Nome Inglês: Foresight

Dobragem: Previsão
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Retira a imunidade que os tipo Fantasma têm contra os tipo Normal e Lutador.

 


Nome Inglês: Glare

Dobragem: Brilho Ofuscante
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o paralisa.

Ataque Característico: Ekans e Arbok (Geração I)

 


Nome Inglês: Growl

Dobragem: Rosnar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe baixa o Ataque.

 


Nome Inglês: Growth

Dobragem: Incremento
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque Especial e o Ataque do utilizador.

 


Nome Inglês: Happy Hour

Tradução: Hora Feliz (embora usemos o termo Happy Hour)
– Introduzido na Geração VI.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Dobra o valor a receber no final do combate.

 


Nome Inglês: Harden

Dobragem: Endurecer
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a Defesa do utilizador.

 


Nome Inglês: Heal Bell

Dobragem: Sino de Cura
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Cura as mudanças de estado do utilizador.

Ataque Característico: Celebi (Geração VIII)

 


Nome Inglês: Helping Hand

Dobragem: Mão Amiga
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o poder dos aliados em Combates Duplos e Triplos, falhará em combates singulares.

 


Nome Inglês: Hold Hands

Tradução: Mãos Dadas
– Introduzido na Geração VI.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a felicidade dos aliados em Combates Duplos e Triplos, falhará em combates singulares.

 


Nome Inglês: Howl

Tradução: Uivo
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do utilizador.

 


Nome Inglês: Laser Focus

Tradução: Foco Laser
– Introduzido na Geração VII.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a concentração do utilizador permitindo que o ataque seguinte seja crítico.

 


Nome Inglês: Leer

Dobragem: Olhar Suspeito
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a Defesa.

 


Nome Inglês: Lock-On

Dobragem: Mira
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Garante que o utilizador não falha o próximo ataque.

 


Nome Inglês: Lovely Kiss

Dobragem: Beijo Amoroso
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o adormece.

Ataque Característico: Jynx

 


Nome Inglês: Lucky Chant

Dobragem: Cântico da Sorte
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Impede o adversário de causar danos críticos durante cinco turnos.

 


Nome Inglês: Max Guard

Tradução: Max Guarda
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Protege o utilizador de todos os ataques do resto do turno, incluindo Max Moves.

 


Nome Inglês: Me First

Tradução: Primeiro Eu
– Introduzido na Geração IV.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Copia o ataque que o adversário pretende usar, falhará se ocorrer em primeiro lugar.

 


Nome Inglês: Mean Look

Dobragem: Mau Olhado
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Impede o adversário de abandonar o combate.

 


Nome Inglês: Metronome

Dobragem: Metrónomo
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– é escolhido um ataque de outro membro da equipa para ser usado.

 


Nome Inglês: Milk Drink

Tradução: Beber Leite
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura metade do HP do utilizador.

Ataque Característico: Miltank (Geração II a V)

 


Nome Inglês: Mimic

Dobragem: Mímica
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Copia o último ataque usado pelo adversário;
– Falhará contra Sketch, Struggle, Metronome e Chatter;
– Quando Bonsly e Mime Jr aprendem este ataque, eles evoluem para Sudowoodo e Mr. Mime, respectivamente ao subir de nivel.

Ataque Característico: Sudowoodo (Geração II)

 


Nome Inglês: Mind Reader

Tradução: Leitor de Mentes
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Garante que o próximo ataque do utilizador não falhe.

 


Nome Inglês: Minimize

Tradução: Minimizar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a evasão do utilizador.

 


Nome Inglês: Morning Sun

Dobragem: Sol da Manhã
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura parte do HP do utilizador.

Ataque Característico: Espeon (Geração II)

 


Nome Inglês: Nature Power

Tradução: Poder Natural
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Transforma-se noutro ataque consoante o ambiente onde decorre o combate.

 


Nome Inglês: Noble Roar

Tradução: Rugido Nobre
– Introduzido na Geração VI.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Diminui o Ataque Especial e o Ataque do adversário.

Ataque Característico: Litleo e Pyroar (Geração VI)

 


Nome Inglês: Odor Sleuth

Tradução: Farejar
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Faz com que um tipo Fantasma deixe de ser imune ao tipo Lutador e Normal;
– Permite atingir os adversários com um grande poder de evasão.

 


Nome Inglês: Pain Split

Tradução: Divisão da Dor
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Soma o HP restante do utilizador e do seu adversário, dividindo pelos dois de forma igual.

Ataque Característico: Misdreavus (Geração II a IV)

 


Nome Inglês: Perish Song

Dobragem: Canto Ária
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Três turnos após a utilizar o ataque se estiverem os mesmos Pokémon em campo, eles desmaiam.

 


Nome Inglês: Play Nice

Tradução: Camaradagem
– Introduzido na Geração VI.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Ambos os Pokémon tornam-se amigos e faz com que o Ataque do adversário diminua.

 


Nome Inglês: Protect

Dobragem: Proteger
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Protege o utilizador de sofrer danos.

 


Nome Inglês: Psych Up

Tradução: Impulso Psíquico
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Copia as mudanças de estatísticas do adversário para o utilizador.

 


Nome Inglês: Recover

Dobragem: Recuperação
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura metade do HP do utilizador.

 


Nome Inglês: Recycle

Tradução: Reciclar
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Permite que o utilizador reutilize um item que já não possua, como um baga já consumida.

 


Nome Inglês: Reflect Type

Tradução: Tipo Refletido
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do utilizador para o tipo do adversário.

 


Nome Inglês: Refresh

Dobragem: Refresco
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Cura as mudanças de estado do utilizador, como envenenamento e paralisia.

 


Nome Inglês: Roar

Dobragem: Rugido
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Obriga o adversário a trocar de lugar com outro Pokémon da sua equipa;
– Usado contra um Pokémon selvagem faz com que ele fuja.

 


Nome Inglês: Safeguard

Dobragem: Abrigo
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Impedindo que o utilizador sofra com mudanças de estado, o efeito abrange toda a equipa.

 


Nome Inglês: Scary Face

Dobragem: Cara Medonha
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a Velocidade.

 


Nome Inglês: Screech

Dobragem: Grito
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a Defesa.

 


Nome Inglês: Sharpen

Dobragem: Afiar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do utilizador.

Ataque Característico: Porygon (Geração I a IV)

 


Nome Inglês: Shell Smash

Dobragem: Quebra Carapaça
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Embora diminua a Defesa Especial e a Defesa do utilizador, acaba por aumentar o Ataque Especial, o Ataque e a Velocidade.

 


Nome Inglês: Simple Beam

Tradução: Raio Simples
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe muda a habilidade para Simple;
– Não funciona se o Pokémon tiver como habilidade Truant, Multitype ou Stance Change.

Ataque Característico: Woobat e Swoobat (Geração VIII)

 


Nome Inglês: Sing

Dobragem: Cantar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o adormece.

 


Nome Inglês: Sketch

Dobragem: Esboço
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Copia o último ataque usado pelo adversário substituindo o próprio Sketch;
– O ataque Sketch volta a aparecer quando termina o combate.

Ataque Característico: Smeargle

 


Nome Inglês: Slack Off

Dobragem Relaxar
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura metado do HP máximo do utilizador.

Ataque Característico: Slakoth e Slaking (Geração III)

 


Nome Inglês: Sleep Talk

Dobragem: Sonambulismo
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– O utilizador selecciona um ataque aleatório para usar, quando se encontra a dormir.

Ataque Característico: Whismur e a sua linha evolutiva (Geração III)

 


Nome Inglês: Smokescreen

Pre-XY: SmokeScreen
Dobragem: Cortina de Fumo
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a precisão.

 


Nome Inglês: Soft-Boiled

Pré-XY: Softboiled
Dobragem: Escalfar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura metade do HP do utilizador.

Ataque Característico: Chansey e Blissey

 


Nome Inglês: Splash

Dobragem: Mergulho
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, nem tem qualquer efeito.

Ataque Característico: Magikarp (Geração I)

 


Nome Inglês: Spotlight

Tradução: Holofote
– Introduzido na Geração VII.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, mas torna-o o centro das atenções;
– Força todos os ataques daquele turno a redirecionarem-se para o adversário escolhido.

 


Nome Inglês: Stockpile

Dobragem: Reserva
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Recolhe energia que acabará por ser usada pelos ataques Spit Up ou Swallow.

 


Nome Inglês: Stuff Cheeks

Tradução: Coisas nas Bochechas
– Introduzido na Geração VIII.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador come a baga que tem consigo, aumentando a sua Defesa em dois níveis.

Ataque Característico: Skwovet e Greedent

 


Nome Inglês: Substitute

Dobragem: Substituto
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador cria uma cópia sua para enganar o adversário, sacrificando parte do seu HP.

Ataque Característico: Mr. Mime (Geração II)

 


Nome Inglês: Supersonic

Dobragem: Supersónico
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o deixa confuso.

 


Nome Inglês: Swagger

Dobragem: Hipnose
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do adversário, mas deixa-o confuso.

 


Nome Inglês: Swallow

Dobragem: Engolir
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Necessita que o tenha usado Stockpile antes.

 


Nome Inglês: Sweet Scent

Dobragem: Fragrância
– Introduzido na Geração II.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a evasão;
– Fora dos combates (Geração VI), provoca o aparecimento dos Encontros Horde.

 


Nome Inglês: Swords Dance

Dobragem: Dança de Espadas
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do utilizador.

 


Nome Inglês: Tail Whip

Dobragem: Chicotada de Cauda
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a Defesa.

 


Nome Inglês: Tearful Look

Tradução: Olhar Choroso
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui o Ataque e Ataque Especial;
– Ignora alterações de precisão para acertar sempre, exceto se o adversário estiver a usar Fly ou Dig.

 


Nome Inglês: Teatime

Tradução: Hora do Chá
– Introduzido na Geração VIII.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Faz com que todos os Pokémon em campo comam a baga que seguram.

Ataque Característico: Polteageist

 


Nome Inglês: Teeter Dance

Dobragem: Dança Caótica
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas deixa-o confuso.

Ataque Característico: Spinda (Geração III e IV)

 


Nome Inglês: Tickle

Dobragem: Cócegas
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Diminui o Ataque e a Defesa do adversário.

 


Nome Inglês: Transform

Dobragem: Transformar
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador copia a forma e os ataques do adversário.

 


Nome Inglês: Whirlwind

Dobragem: Tornado
– Introduzido na Geração I.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Obriga o adversário a trocar de lugar com outro Pokémon da sua equipa;
– Usado contra um Pokémon selvagem faz com que ele fuja.

 


Nome Inglês: Wish

Tradução: Desejo
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– No final do turno seguinte à utilização do ataque, restaura metade do HP do utilizador ou do Pokémon que estiver na sua posição.

 


Nome Inglês: Work Up

Dobragem: Desenvolver
– Introduzido na Geração V.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque Especial e o Ataque do utilizador.

 


Nome Inglês: Yawn

Dobragem: Bocejo
– Introduzido na Geração III.

Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador solta um bocejo que faz o adversário adormecer no turno seguinte.

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Psíquico

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