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Ataques Físicos

Nome Inglês: Barrage
Tradução: Barragem
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atacando duas a cinco vezes por turno.
Ataque Característico: Exeggcute e Exeggutor

Nome Inglês: Bide
Dobragem: Aguardar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador absorve os danos durante dois turnos e devolve-os ao adversário.

Nome Inglês: Bind
Dobragem: Amarrar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Mantém o adversário preso durante dois a cinco turnos.

Nome Inglês: Body Slam
Dobragem: Amasso
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de paralisar o adversário.


Nome Inglês: Breakneck Blitz
Dobragem: Ataque Esmagador
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.


Nome Inglês: Chip Away
Tradução: Baixa Guarda
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não é afectado pelas mudanças de estatísticas do adversário.

Nome Inglês: Comet Punch
Dobragem: Golpe Cometa
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, afectando-o entre dois a cinco turnos.

Nome Inglês: Constrict
Dobragem: Constrição
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de diminuir a Velocidade do adversário.


Nome Inglês: Covet
Tradução: Ambição
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador ainda rouba o item que o adversário estiver a segurar.

Nome Inglês: Crush Claw
Dobragem: Garra Esmagadora
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 50% de probabilidades de diminuir a Defesa do adversário.
Ataque Característico: Zangoose (Geração III)

Nome Inglês: Crush Grip
Tradução: Aperto Esmagador
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque varia consoante o HP restante do adversário.
Ataque Característico: Regigigas

Nome Inglês: Cut
Dobragem: Corte
– Introduzido na Geração I;
– Conhecido como HM01 ao longo das gerações, serve para cortar árvores;
– Na Geração VII perde o estatuto de HM (funcionalidade desativada).
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.
Ataque Característico: Kartana (Geração VII); Farfetch’d (Geração VIII)

Nome Inglês: Dizzy Punch
Dobragem: Soco Atordoante
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de confundir o adversário.
Ataque Característico: Kangaskhan (Geração I e II)

Nome Inglês: Double Hit
Dobragem: Golpe Duplo
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas vezes por turno;
– Quando Aipom aprende este ataque, evolui para Ambipom ao subir de nível.

Nome Inglês: Double Slap
Dobragem: Palmada Dupla
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

Nome Inglês: Double-Edge
Dobragem: Lâmina Dupla
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador sofre com 25% dos danos causados;
– É considerado uma versão mais forte do ataque Take Down.

Nome Inglês: Egg Bomb
Dobragem: Bomba de Ovo
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Endeavor
Tradução: Esforço
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, fazendo com que o seu HP fique igual ao do utilizador.


Nome Inglês: Explosion
Dobragem: Explosão
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador acaba por ficar fora de combate.

Nome Inglês: Extreme Speed
Pré-XY: ExtremeSpeed
Dobragem: Velocidade Extrema
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário;
– É considerado uma versão mais potente do Quick Attack.
Ataque Característico: Arcanine (Geração II)

Nome Inglês: Facade
Dobragem: Fachada
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O ataque tem o dobro do poder se o utilizador estiver envenenado, paralisado ou queimado.

Nome Inglês: Fake Out
Dobragem: Assustar
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário;
– Os ataques do adversário são interrompidos.

Nome Inglês: False Swipe
Dobragem: Patada Falsa
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, deixando-o, normalmente, apenas com 1 de HP;
– É um ataque útil para ajudar na captura de Pokémon selvagens.

Nome Inglês: Feint
Dobragem: Finta
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, mesmo que este esteja a usar Protect.

Nome Inglês: Flail
Dobragem: Bater
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Quanto mais baixo for o HP do utilizador, mais danos o ataque causa;
– É considerado uma variação Reversal.

Nome Inglês: Frustration
Dobragem: Frustação
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Fury Attack
Dobragem: Ataque de Fúria
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

Nome Inglês: Fury Swipes
Dobragem: Golpe de Fúria
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

Nome Inglês: Giga Impact
Dobragem: Mega Impacto
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Força o utilizador a recarregar durante o turno seguinte.


Nome Inglês: G-Max Cuddle
Tradução: Abraço G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Faz com que todos os oponentes do sexo oposto se apaixonem;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Eevee


Nome Inglês: G-Max Gold Rush
Tradução: Corrida ao Ouro G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário, deixando-o confuso;
– Espalha dinheiro pelo chão que é recolhido no final do combate;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Meowth


Nome Inglês: G-Max Replenish
Tradução: Reabastecimento G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 50% de probabilidade de restaurar bagas consumidas pelo utilizador ou aliados;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Snorlax

Nome Inglês: Guillotine
Dobragem: Guilhotina
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, colocando-o automaticamente fora de combate.

Nome Inglês: Head Charge
Dobragem: Ataque de Cabeça
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador sofre com 25% dos danos causados.
Ataque Característico: Bouffalant

Nome Inglês: Headbutt
Dobragem: Cabeçada
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de interromper os ataques do adversário.

Nome Inglês: Hold Back
Tradução: Reter
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, deixando-o apenas com 1 de HP.

Nome Inglês: Horn Attack
Dobragem: Ataque de Chifre
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Horn Drill
Dobragem: Chifre Broca
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, podendo colocá-lo automaticamente fora de combate.

Nome Inglês: Hyper Fang
Dobragem: Hiper Dentada
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de interromper os ataques do adversário.
Ataque Característico: Rattata e Raticate (Geração I a III)

Nome Inglês: Last Resort
Dobragem: Último Recurso
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.


Nome Inglês: Max Strike
Tradução: Max Golpe
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Diminui a Velocidade de todos os oponentes por um nível;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Físico ou Especial.

Nome Inglês: Mega Kick
Dobragem: Mega Pontapé
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.
Ataque Característico: Hitmonlee (Geração II; RS; Geração IV a VI)

Nome Inglês: Mega Punch
Dobragem: Mega Soco
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Multi-Attack
Dobragem: Multi-Ataque
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários;
– O tipo deste ataque dependerá do Memory que o utilizador segurar, sendo Normal quando não segura nenhum.
Ataque Característico: Silvally

Nome Inglês: Natural Gift
Tradução: Dom Natural
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários;
– O poder do ataque varia consoante a baga que o utilizador tiver consigo.

Nome Inglês: Pay Day
Dobragem: Dia do Pagamento
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, enviando moedas contra ele;
– No final do combate recupera-se o dinheiro lançado.
Ataque Característico: Meowth (exceto Geração I) e Persian (Geração II e III)

Nome Inglês: Pound
Dobragem: Pancada
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Present
Dobragem: Presente
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, mas por vezes pode recuperar o seu HP.
Ataque Característico: Delibird


Nome Inglês: Pulverizing Pancake
Dobragem: Impacto Pulverizador
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Versão transformada do Giga Impact.
Z-Move Exclusivo: Snorlax

Nome Inglês: Quick Attack
Dobragem: Ataque Rápido
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, sendo um ataque prioritário.

Nome Inglês: Rage
Dobragem: Raiva
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Uma vez activado o ataque não pára, fazendo subir o Ataque do utilizador.

Nome Inglês: Rapid Spin
Dobragem: Rotação Rápida
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Remove o efeito de ataques armadilha (ex: Bind; Wrap) ou de ataques de afectam a entrada de um Pokémon (ex: Toxic Spikes).


Nome Inglês: Retaliate
Tradução: Retaliação
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque dobra quando um Pokémon da equipa desmaiou no turno anterior.


Nome Inglês: Return
Tradução: Regresso
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Rock Climb
Dobragem: Escalada
– Introduzido na Geração IV;
– Conhecido como HM08 na Geração IV, serve para escalar zonas rochosas.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de confundir o adversário.

Nome Inglês: Scratch
Dobragem: Arranhão
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Secret Power
Dobragem: Poder Secreto
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de causar efeitos secundários;
– O efeito do ataque muda consoante o ambiente em que se desenrola o combate.
Ataque Característico: Audino (Geração V em diante, exceto ORAS)

Nome Inglês: Self-Destruct
Pré-XY: Selfdestruct
Dobragem: Auto-Destruição
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador acaba por ficar fora de combate;
– É considerada uma versão mais fraca de Explosion.

Nome Inglês: Skull Bash
Dobragem: Esmaga Crânios
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador aumenta a sua Defesa no primeiro turno, atacando apenas no segundo.
Ataque Característico: Squirtle e sua linha evolutiva (Geração II)

Nome Inglês: Slam
Dobragem: Pancada
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Slash
Dobragem: Retalhar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem grandes probabilidades de causar danos críticos.

Nome Inglês: Smelling Salts
Pré-XY: SmellingSalt
Tradução: Sais Aromáticos
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Este ataque causará o dobro dos danos se o adversário estiver paralisado.
Ataque Característico: Makuhita e Hariyama

Nome Inglês: Spike Cannon
Dobragem: Canhão de Flechas
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.

Nome Inglês: Stomp
Dobragem: Pisotear
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 30% de probabilidades de interromper os ataques do adversário.

Nome Inglês: Strength
Dobragem: Pujança
– Introduzido na Geração I;
– Conhecido como HM04 ao longo das gerações, serve para empurrar rochas;
– Na Geração VII perde o estatuto de HM (funcionalidade desativada).
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.
Ataque Característico: Machamp (Geração VII)

Nome Inglês: Struggle
Tradução: Debater
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, embora não seja propriamente um ataque;
– O próprio utilizador sofre com alguns danos quando usa esta opção;
– Este ataque é activado quando o Pokémon não tem PP em nenhum dos seus ataques.

Nome Inglês: Super Fang
Dobragem: Super Presas
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, retirando-lhe metade do seu HP.
Ataque Característico: Rattata e Raticate (Geração I a III)

Nome Inglês: Tackle
Dobragem: Investida
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Tail Slap
Dobragem: Chicotada de Cauda
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atingindo-o duas a cinco vezes por turno.
Ataque Característico: Minccino e Cinccino (até à Geração VIII)

Nome Inglês: Take Down
Dobragem: Desmantelar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utillizador sofre com 25% dos danos causados.

Nome Inglês: Thrash
Dobragem: Destruição
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atacando-o entre três a quatro turnos.


Nome Inglês: Veevee Volley
Tradução: Voleibol Veevee
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, quanto maior a amizade mais poder terá;
– É um ataque que acerta sempre, pois ignora alterações de precisão.
Ataque Característico: Partner Eevee

Nome Inglês: Vise Grip
Pré-XY: ViceGrip
Pré-SwSh: Vice Grip
Dobragem: Aperto Maldoso
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Wrap
Dobragem: Envolver
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, afectando-o entre dois a cinco turnos.
Ataques Especiais

Nome Inglês: Boomburst
Dobragem: Rajada Estrondo
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Afecta também os Pokémon aliados em Combates Duplos e Triplos.


Nome Inglês: Breakneck Blitz
Dobragem: Ataque Esmagador
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.

Nome Inglês: Echoed Voice
Tradução: Voz Ecoante
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque aumenta se for usado em turnos consecutivos.


Nome Inglês: G-Max Cuddle
Tradução: Abraço G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Faz com que todos os oponentes do sexo oposto se apaixonem;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Eevee


Nome Inglês: G-Max Gold Rush
Tradução: Corrida ao Ouro G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário, deixando-o confuso;
– Espalha dinheiro pelo chão que é recolhido no final do combate;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Meowth


Nome Inglês: G-Max Replenish
Tradução: Reabastecimento G-Max
– Introduzido na Geração VIII (G-Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 50% de probabilidade de restaurar bagas consumidas pelo utilizador ou aliados;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.
G-Max Exclusivo: Gigantamax Snorlax

Nome Inglês: Hidden Power
Dobragem: Poder Oculto
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O tipo e intensidade do ataque varia consoante o utilizador.

Nome Inglês: Hyper Beam
Dobragem: Hiper Raio
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador e forçado a recarregar no turno seguinte.

Nome Inglês: Hyper Voice
Dobragem: Hiper Voz
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.

Nome Inglês: Judgment
Tradução: Julgamento
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários.
Ataque Característico: Arceus


Nome Inglês: Max Strike
Tradução: Max Golpe
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Diminui a Velocidade de todos os oponentes por um nível;
– Dependendo do ataque em que se baseia, pode ser um Ataque Especial ou Físico.

Nome Inglês: Razor Wind
Dobragem: Vento Cortante
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O utilizador prepara o ataque num turno, atacando apenas no seguinte;
– Tem grandes probabilidades de causar danos críticos.

Nome Inglês: Relic Song
Tradução: Canto Arcaico
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 10% de probabilidades de adormecer o adversário;
– Não pode ser copiado pelo ataque Metronome.
Ataque Característico: Meloetta (ataque que origina mudança de forma)

Nome Inglês: Revelation Dance
Dobragem: Dança Despertar
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários;
– O tipo primário do seu utilizador é que define o tipo do ataque.
Ataque Característico: Oricorio

Nome Inglês: Round
Dobragem: Canon
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque aumenta quando usado em conjunto com os aliados.

Nome Inglês: Snore
Tradução: Ronco
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, podendo interromper-lhe os ataques;
– O utilizador do ataque tem de estar a dormir para conseguir usá-lo.

Nome Inglês: Sonic Boom
Dobragem: Bomba Sónica
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Indiferente aos tipos dos Pokémon, causa sempre 20 HP de danos;
– Até mesmo um Pokémon do tipo Fantasma, que é imune, pode ser atacado.

Nome Inglês: Spit Up
Dobragem: Cuspir
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– é necessário usar o ataque Stockpile antes.

Nome Inglês: Swift
Dobragem: Candentes
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Não é afectado pela mudanças na precisão ou evasão;
– Pode afectar Pokémon que estejam a usar Dig ou Fly.

Nome Inglês: Techno Blast
Tradução: Explosão Techno
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, não tendo efeitos secundários;
– O tipo do ataque muda consoante a drive que o Pokémon estiver a usar.
Ataque Característico: Genesect


Nome Inglês: Terrain Pulse
Tradução: Pulso Terreno
– Introduzido na Geração VIII.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Se não estiver nenhum ataque terreno ativo, ele será do tipo Normal;
– Se estiver um ataque terreno ativo, ele associa o tipo e o seu poder dobra.

Nome Inglês: Tri Attack
Dobragem: Tri Ataque
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Tem 20% de probabilidades de queimar, paralisar ou congelar o adversário.

Nome Inglês: Trump Card
Dobragem: Cartas de Trunfo
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– Quanto menos PP tiver o ataque, mais poderoso ele é.

Nome Inglês: Uproar
Dobragem: Ruído
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário, atacando-o duas a cinco vezes por turno.

Nome Inglês: Weather Ball
Dobragem: Bola Meteorológica
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder e tipo do ataque variam consoante o clima.
Ataque Característico: Castform (Geração III)

Nome Inglês: Wring Out
Tradução: Torcer
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Causa danos no adversário;
– O poder do ataque varia consoante o HP do adversário.
Ataques Status/Neutros

Nome Inglês: Acupressure
Tradução: Acupressão
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta em dois níves uma das estatísticas do utilizador.


Nome Inglês: After You
Tradução: Depois de Ti
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Permite que o adversário ataque em primeiro lugar no turno seguinte.

Nome Inglês: Assist
Dobragem: Assistência
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Selecciona um ataque de um membro da equipa para usar.
Ataque Característico: Skitty (Geração III)

Nome Inglês: Attract
Dobragem: Atracção
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O adversário apaixona-se pelo utilizador, se forem de sexos opostos.

Nome Inglês: Baton Pass
Tradução: Passagem de Testemunho
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador muda de lugar com outro Pokémon da equipa, passando-lhe todas as mudanças de estatísticas e de estado que sofreu.

Nome Inglês: Belly Drum
Dobragem: Defesa de Barriga
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do utilizador.

Nome Inglês: Bestow
Tradução: Oferenda
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador passa o item que estiver a segurar para o adversário.

Nome Inglês: Block
Tradução: Bloqueio
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas impede que ele abandone o combate.

Nome Inglês: Camouflage
Tradução: Camuflagem
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do utilizador consoante o ambiente em que se encontra.
Ataque Característico: Staryu (Geração III)

Nome Inglês: Captivate
Dobragem: Encantar
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Diminui o Ataque Especial do adversário, se ele for do sexo oposto.

Nome Inglês: Celebrate
Tradução: Celebração
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador apenas o usa para festejar.

Nome Inglês: Confide
Tradução: Confidência
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Diminui o Ataque Especial do adversário.

Nome Inglês: Conversion
Tradução: Conversão
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do utilizador para o mesmo do adversário.
Ataque Característico: Porygon e sua linha evolutiva

Nome Inglês: Conversion 2
Tradução: Conversão 2
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do utilizador para um tipo resistente ao do adversário.
Ataque Característico: Porygon e sua linha evolutiva

Nome Inglês: Copycat
Dobragem: Copiar-Colar
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– O ataque imita o último ataque usado pelo adversário.

Nome Inglês: Court Change
Tradução: Mudança de Campo
– Introduzido na Geração VIII.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Este ataque troca os efeitos de ambos os lados do campo.
Ataque Característico: Cinderace

Nome Inglês: Defense Curl
Dobragem: Anel de Defesa
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a Defesa do utilizador.

Nome Inglês: Disable
Dobragem: Debilitar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Impossibilita o adversário de usar o último ataque usado entre quatro a sete turnos;
– O ataque tem uma precisão de 80%.

Nome Inglês: Double Team
Dobragem: Equipa Dupla
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a evasão e a precisão do utilizador.

Nome Inglês: Encore
Dobragem: Encore
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Obriga o adversário a usar o último ataque usado durante três turnos.

Nome Inglês: Endure
Dobragem: Resistência
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador tem força para parar os danos dos ataques.

Nome Inglês: Entrainment
Tradução: Arrastamento
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Faz com que o adversário fique com a mesma habilidade do utilizador.


Nome Inglês: Extreme Evoboost
Dobragem: Potenciamento Eeveextremo
– Introduzido na Geração VII (Z-Move).
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade do utilizador em dois níveis;
– Versão transformada do ataque Last Resort.
Z-Move Exclusivo: Eevee

Nome Inglês: Flash
Dobragem: Clarão
– Introduzido na Geração I;
– Conhecido como HM05 nas Gerações I a III, serve para iluminar cavernas.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a precisão.

Nome Inglês: Focus Energy
Dobragem: Concentrar Energia
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a possibilidade de causar danos críticos.

Nome Inglês: Follow Me
Tradução: Segue-Me
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador apenas chama a atenção para si próprio.

Nome Inglês: Foresight
Dobragem: Previsão
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Retira a imunidade que os tipo Fantasma têm contra os tipo Normal e Lutador.

Nome Inglês: Glare
Dobragem: Brilho Ofuscante
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o paralisa.
Ataque Característico: Ekans e Arbok (Geração I)

Nome Inglês: Growl
Dobragem: Rosnar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe baixa o Ataque.

Nome Inglês: Growth
Dobragem: Incremento
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque Especial e o Ataque do utilizador.

Nome Inglês: Happy Hour
Tradução: Hora Feliz (embora usemos o termo Happy Hour)
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Dobra o valor a receber no final do combate.

Nome Inglês: Harden
Dobragem: Endurecer
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a Defesa do utilizador.

Nome Inglês: Heal Bell
Dobragem: Sino de Cura
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Cura as mudanças de estado do utilizador.
Ataque Característico: Celebi (Geração VIII)

Nome Inglês: Helping Hand
Dobragem: Mão Amiga
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o poder dos aliados em Combates Duplos e Triplos, falhará em combates singulares.

Nome Inglês: Hold Hands
Tradução: Mãos Dadas
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a felicidade dos aliados em Combates Duplos e Triplos, falhará em combates singulares.

Nome Inglês: Howl
Tradução: Uivo
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do utilizador.

Nome Inglês: Laser Focus
Tradução: Foco Laser
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a concentração do utilizador permitindo que o ataque seguinte seja crítico.

Nome Inglês: Leer
Dobragem: Olhar Suspeito
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a Defesa.

Nome Inglês: Lock-On
Dobragem: Mira
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Garante que o utilizador não falha o próximo ataque.

Nome Inglês: Lovely Kiss
Dobragem: Beijo Amoroso
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o adormece.
Ataque Característico: Jynx

Nome Inglês: Lucky Chant
Dobragem: Cântico da Sorte
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Impede o adversário de causar danos críticos durante cinco turnos.

Nome Inglês: Max Guard
Tradução: Max Guarda
– Introduzido na Geração VIII (Max Move).
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Protege o utilizador de todos os ataques do resto do turno, incluindo Max Moves.

Nome Inglês: Me First
Tradução: Primeiro Eu
– Introduzido na Geração IV.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Copia o ataque que o adversário pretende usar, falhará se ocorrer em primeiro lugar.

Nome Inglês: Mean Look
Dobragem: Mau Olhado
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Impede o adversário de abandonar o combate.

Nome Inglês: Metronome
Dobragem: Metrónomo
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– é escolhido um ataque de outro membro da equipa para ser usado.

Nome Inglês: Milk Drink
Tradução: Beber Leite
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura metade do HP do utilizador.
Ataque Característico: Miltank (Geração II a V)

Nome Inglês: Mimic
Dobragem: Mímica
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Copia o último ataque usado pelo adversário;
– Falhará contra Sketch, Struggle, Metronome e Chatter;
– Quando Bonsly e Mime Jr aprendem este ataque, eles evoluem para Sudowoodo e Mr. Mime, respectivamente ao subir de nivel.
Ataque Característico: Sudowoodo (Geração II)

Nome Inglês: Mind Reader
Tradução: Leitor de Mentes
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Garante que o próximo ataque do utilizador não falhe.

Nome Inglês: Minimize
Tradução: Minimizar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta a evasão do utilizador.

Nome Inglês: Morning Sun
Dobragem: Sol da Manhã
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura parte do HP do utilizador.
Ataque Característico: Espeon (Geração II)

Nome Inglês: Nature Power
Tradução: Poder Natural
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Transforma-se noutro ataque consoante o ambiente onde decorre o combate.

Nome Inglês: Noble Roar
Tradução: Rugido Nobre
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Diminui o Ataque Especial e o Ataque do adversário.
Ataque Característico: Litleo e Pyroar (Geração VI)

Nome Inglês: Odor Sleuth
Tradução: Farejar
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Faz com que um tipo Fantasma deixe de ser imune ao tipo Lutador e Normal;
– Permite atingir os adversários com um grande poder de evasão.

Nome Inglês: Pain Split
Tradução: Divisão da Dor
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Soma o HP restante do utilizador e do seu adversário, dividindo pelos dois de forma igual.
Ataque Característico: Misdreavus (Geração II a IV)

Nome Inglês: Perish Song
Dobragem: Canto Ária
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Três turnos após a utilizar o ataque se estiverem os mesmos Pokémon em campo, eles desmaiam.

Nome Inglês: Play Nice
Tradução: Camaradagem
– Introduzido na Geração VI.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Ambos os Pokémon tornam-se amigos e faz com que o Ataque do adversário diminua.

Nome Inglês: Protect
Dobragem: Proteger
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Protege o utilizador de sofrer danos.

Nome Inglês: Psych Up
Tradução: Impulso Psíquico
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Copia as mudanças de estatísticas do adversário para o utilizador.

Nome Inglês: Recover
Dobragem: Recuperação
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura metade do HP do utilizador.

Nome Inglês: Recycle
Tradução: Reciclar
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Permite que o utilizador reutilize um item que já não possua, como um baga já consumida.

Nome Inglês: Reflect Type
Tradução: Tipo Refletido
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Muda o tipo do utilizador para o tipo do adversário.

Nome Inglês: Refresh
Dobragem: Refresco
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Cura as mudanças de estado do utilizador, como envenenamento e paralisia.

Nome Inglês: Roar
Dobragem: Rugido
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Obriga o adversário a trocar de lugar com outro Pokémon da sua equipa;
– Usado contra um Pokémon selvagem faz com que ele fuja.

Nome Inglês: Safeguard
Dobragem: Abrigo
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Impedindo que o utilizador sofra com mudanças de estado, o efeito abrange toda a equipa.

Nome Inglês: Scary Face
Dobragem: Cara Medonha
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a Velocidade.

Nome Inglês: Screech
Dobragem: Grito
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a Defesa.

Nome Inglês: Sharpen
Dobragem: Afiar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do utilizador.
Ataque Característico: Porygon (Geração I a IV)

Nome Inglês: Shell Smash
Dobragem: Quebra Carapaça
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Embora diminua a Defesa Especial e a Defesa do utilizador, acaba por aumentar o Ataque Especial, o Ataque e a Velocidade.

Nome Inglês: Simple Beam
Tradução: Raio Simples
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe muda a habilidade para Simple;
– Não funciona se o Pokémon tiver como habilidade Truant, Multitype ou Stance Change.
Ataque Característico: Woobat e Swoobat (Geração VIII)

Nome Inglês: Sing
Dobragem: Cantar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o adormece.

Nome Inglês: Sketch
Dobragem: Esboço
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Copia o último ataque usado pelo adversário substituindo o próprio Sketch;
– O ataque Sketch volta a aparecer quando termina o combate.
Ataque Característico: Smeargle

Nome Inglês: Slack Off
Dobragem Relaxar
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura metado do HP máximo do utilizador.
Ataque Característico: Slakoth e Slaking (Geração III)

Nome Inglês: Sleep Talk
Dobragem: Sonambulismo
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– O utilizador selecciona um ataque aleatório para usar, quando se encontra a dormir.
Ataque Característico: Whismur e a sua linha evolutiva (Geração III)

Nome Inglês: Smokescreen
Pre-XY: SmokeScreen
Dobragem: Cortina de Fumo
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a precisão.

Nome Inglês: Soft-Boiled
Pré-XY: Softboiled
Dobragem: Escalfar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Restaura metade do HP do utilizador.
Ataque Característico: Chansey e Blissey

Nome Inglês: Splash
Dobragem: Mergulho
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, nem tem qualquer efeito.
Ataque Característico: Magikarp (Geração I)

Nome Inglês: Spotlight
Tradução: Holofote
– Introduzido na Geração VII.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, mas torna-o o centro das atenções;
– Força todos os ataques daquele turno a redirecionarem-se para o adversário escolhido.


Nome Inglês: Stockpile
Dobragem: Reserva
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Por si só, não causa danos no adversário;
– Recolhe energia que acabará por ser usada pelos ataques Spit Up ou Swallow.

Nome Inglês: Stuff Cheeks
Tradução: Coisas nas Bochechas
– Introduzido na Geração VIII.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador come a baga que tem consigo, aumentando a sua Defesa em dois níveis.
Ataque Característico: Skwovet e Greedent

Nome Inglês: Substitute
Dobragem: Substituto
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador cria uma cópia sua para enganar o adversário, sacrificando parte do seu HP.
Ataque Característico: Mr. Mime (Geração II)

Nome Inglês: Supersonic
Dobragem: Supersónico
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas o deixa confuso.

Nome Inglês: Swagger
Dobragem: Hipnose
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do adversário, mas deixa-o confuso.

Nome Inglês: Swallow
Dobragem: Engolir
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Necessita que o tenha usado Stockpile antes.

Nome Inglês: Sweet Scent
Dobragem: Fragrância
– Introduzido na Geração II.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a evasão;
– Fora dos combates (Geração VI), provoca o aparecimento dos Encontros Horde.

Nome Inglês: Swords Dance
Dobragem: Dança de Espadas
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque do utilizador.

Nome Inglês: Tail Whip
Dobragem: Chicotada de Cauda
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui a Defesa.

Nome Inglês: Tearful Look
Tradução: Olhar Choroso
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas lhe diminui o Ataque e Ataque Especial;
– Ignora alterações de precisão para acertar sempre, exceto se o adversário estiver a usar Fly ou Dig.

Nome Inglês: Teatime
Tradução: Hora do Chá
– Introduzido na Geração VIII.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Faz com que todos os Pokémon em campo comam a baga que seguram.
Ataque Característico: Polteageist

Nome Inglês: Teeter Dance
Dobragem: Dança Caótica
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário, apenas deixa-o confuso.
Ataque Característico: Spinda (Geração III e IV)

Nome Inglês: Tickle
Dobragem: Cócegas
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Diminui o Ataque e a Defesa do adversário.

Nome Inglês: Transform
Dobragem: Transformar
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador copia a forma e os ataques do adversário.

Nome Inglês: Whirlwind
Dobragem: Tornado
– Introduzido na Geração I.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Obriga o adversário a trocar de lugar com outro Pokémon da sua equipa;
– Usado contra um Pokémon selvagem faz com que ele fuja.


Nome Inglês: Wish
Tradução: Desejo
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– No final do turno seguinte à utilização do ataque, restaura metade do HP do utilizador ou do Pokémon que estiver na sua posição.

Nome Inglês: Work Up
Dobragem: Desenvolver
– Introduzido na Geração V.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– Aumenta o Ataque Especial e o Ataque do utilizador.

Nome Inglês: Yawn
Dobragem: Bocejo
– Introduzido na Geração III.
Efeitos:
– Não causa danos no adversário;
– O utilizador solta um bocejo que faz o adversário adormecer no turno seguinte.
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