Maus Tratos Pokémon

Boas pessoal!

Aproveitando o lançamento dos jogos na América, uma organização não-governamental que luta pelo direito dos animais, a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, “Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais”), lançou uma campanha negativa essa semana, acusando (novamente) a franquia Pokémon de promover os maus tratos a animais.

“Assim como os animais do mundo real, Pokémon são tratados como objectos desprovidos de sentimentos e usados em actos como entretenimento humano e experimentos científicos. A forma como os Pokémon são presos dentro de Pokébolas é similar à forma como os circos acorrentam elefantes dentro de vagões ferroviários e os deixam sair apenas para apresentar truques confusos e muitas vezes dolorosos que lhes foram ensinados com o uso de bullhooks afiados como aço e estímulos eléctricos.”

O jogo, além de várias frases moralistas e Pokémon com feridas e corpos mutilados, também inclui um vídeo onde os maus tratos contra os animais (especialmente na indústria alimentícia) são evidenciados, em cenas um tanto quanto pesadas para crianças (e pessoas com o estômago fraco) assistirem.

Isto é um jogo, para o jogar acede a esta página:
http://features.peta.org/pokemon-black-and-white-parody/

Que acham disto? Concordam com a campanha ou nem por isso?

Abraços, Tugadragon!

15 comments

  1. nao faz sentido nenhum. sim, eles estão presos nas pokebolas, mas podemos ver que estao felizes. o pikachu nao se sente bem la dentro e nao é obrigado a estar. os treinadores preocupam-se muito com os seus pokemon. qualquer coisinha tratam-no logo ou levam-no a um centro. e sim, eles aparecem muitas vezes a ser mal tratados, mas quem o faz é repreendido. e tratar mal os animais, e ate mesmo os humanos, é uma coisa que existe em muitos paises e acho que serve para preparar um pouco as crianças para a realidade que enfrentarão um dia

    Cumps, DarkAnimatic

    1. o que o dark animatic disse acho que está correcto embora que nas lutas é a tal coisa mas assim tambem as criancas nao viam pokémon…pois hoje em dia é só desenhos animados um pouco mais violentos do que hà uns tempos atrás…(claro há casos que é o contrário e nota-se que ao longo dos tempos pokémon mudou por causa destas campanhas)..

  2. epa, mas esses gajos não vêm Pokémon todo xD só vêm a parte da porrada
    não vêm Pokémon a chorar pelos treinadores nem treinadores a chorarem pelos Pokémon.
    Não vêm a Enfermeira Joy a tratar dos gajos, não vêm nada! eles é q deviam ser mal-tratados xD

    1. É verdade estes da PETA parece que não vêm que pokemon jamais poderia influenciar maus tratos a animais. A “porrada” é usada como algo saudável(faz os pokemons crescer e evoluir), desde que não se abuse(apenas no anime, já que nos jogos não da para combater com pokemons fainted). Os treinadores respeitam os pokemons e, como é o caso de ash, ele não deixa pikachu dentro da pokebola porque ele não gosta.

  3. Que comparação estúpida! pokebolas com correntes. O que é que vão inventar a seguir? Que a serie pokémon incentiva a roubar ou matar, ou parecido? Que ignorância, uma coisa é maus tratos em animais, outra coisa é criar laços com eles no máximo como uma espécie de animal de estimação. O argumento das pokebolas não faz sentido nenhum.

  4. Já foi o ano passado com o Super Mario e agora o Pokémon… quando foi com o Super Mario eles depois disseram que era uma brincadeira… esta PETA ainda vai levar por cima com bastante força.

  5. lá porque uma série é “violenta” não quer dizer que os putos a vão imitar. muitos garotos jogam cs e não os vejo aos tiros a ninguém. isso depende muito do bom senso da pessoa. se alguém tenta imitar algo que não é real, então é simplesmente porque não bate bem e isso não é problema de quem faz os jogos/séries, é mesmo questão a ser levada em conta por um psicólogo. acho que as pessoas têm que perceber que é inevitável que as crianças irão perceber um dia como as coisas realmente funcionam, não podemos protegê-las pra sempre numa inocência ignorante. em vez de proíbir e insistir em ver apenas o lado obscuro das coisas, se virmos um assunto pelo lado divertido todos os problemas que dele advêm se tornam insignificantes.

  6. e aliás, está comprovado que as pessoas expostas à violência até têm menos tendência a serem violentas. por isso é que no futebol os adeptos andam todos à porrada, já que a violência é punida e proibída em campo. no futebol americano não é o mesmo, visto que a porrada está toda no jogo.
    eu sei que estou a passar ao lado da comparação animais e pokémon. estou a criticar a raíz da questão. ou seja, é um exagero sequer fazer essa comparação, só pra começar. pokémon a mim não me deixou nenhum traço de violência, ajudou-me a aprender inglês, a raciocionar melhor (através da lógica dos combates), a decorar coisas (o que desenvolve os neurónios) e mais importante de tudo, deixou-me muito bons momentos. nunca olhei para pokémon por esse lado e provavelmente não sou o único. pegando no que o magnatsu disse, só quem está de fora e não conhece é que é capaz de chegar a estas conclusões exageradas.

  7. como fan da serie venho tambem demonstrar a minha opiniao contraditoria perante esta campanha… a campanha faria sentido (em 1/4 dela) se fossem usados outros argumentos… agora falar de poke-bolas nao… se me falassem por exemplo do mangá (presumo que saibam que pokemon continua ainda nos dias de hoje a lançar mangas poucos conhecidos talves…) onde sim existe violencia uma historia bem mais chocante e impactante onde ate os pokemons sao mortos e tudo isso (coisa que nao acontece nem no anime nem no jogo… se o pokemon perde o combate e esgota a energia leva-se ao centro e ele recupera….) ja no manga nao.. perde morre… (nao sei de todo os detalhes do manga pois tbm me é um pouco “desconhecido”) entre outros factores… agora falar até inclusive destes argumentos, tendo em conta o anime ou os jogos é algo impensavel… pois pokemon possui importantes liçoes de vida para tomarmos no nosso dia a dia, viver sempre com esperança. bondade, amisade profunda a cima de tudo vence tudo e todos, a cooperaçao, espirito de equipa e todos os sentimentos bem profundos de ligaçao entre treinadores e pokemons (que essas associaçoes tendem a esquecer pois, sendo vocacionado para todas as idades as crianças que veem pokemon iram no futuro ter respeito e essa ligaçao com os “pokemon reais” os nossos animais… é como um todo… 2 lados da moeda eles simplesmente veem o que mais lhes convém…).
    Lembro-me de digimon, e onde piormente eram tratados os digimons onde morriam mesmo (apesar de depois renasciam na cidade dos brinquedos) mas aí sim sofriam matavam e sentiam dor… e nunca ouvi falar nada semelhante sobre digimon como falam de pokemon… Simplesmente acho que é por ser das series mais bem sucedidas na sua franquia e merchandaising por todo o mundo. Daí como todos os bem sucedidos são alvos de criticas positivas e negativas, sendo algumas correctas outras descabídas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *