Rubrica: Sabias Que? (1)

Boas!

Venho apresentar-vos mais uma rubrica que vai estar intercalada com a nossa fanfic Pokémon Liga Internacional, escrita por Martim Silva. Assim sendo, esta nova rubrica será colocada no mesmo dia da semana em que é lançada a fanfic aqui no blog. A próximo rubrica sairá às Sextas, e vai manter-se nesse dia da semana enquanto a fanfic existir e estiver no mesmo dia!

Para esta primeira rubrica escolhi como tema o episódio 38 de Pokémon e as suas diversas consequências que quase levaram ao fim precoce do anime.

sabiasque1

Podem ver tudo aquilo que escrevi no Post Completo!

Primeiro que nada aproveito para deixar o link para uma pequena reportagem que passou num jornal brasileiro em Dezembro de 1997, mesmo antes da série ter a possibilidade de chegar ao Ocidente, sendo retratada por ‘Monstrinhos’ pelo jornalista.

Tudo isto aconteceu devido ao piscar entre vermelho e azul quando o Relâmpago de Pikachu atinge os mísseis vacina neste episódio. O episódio encontra-se disponível para download, mas diz-se ser uma versão já alterada do episódio mas que mesmo assim não deve ser visionado num local com pouca luz.

Este incidente aconteceu devido ao hábito das crianças de se posicionarem muito perto do ecrã da televisão e ainda estar a ver televisão de luzes apagadas e janelas fechadas. Tanto que após o incidente começou a surgir uma mensagem de sensibilização para que as crianças se mantivessem afastadas do ecrã e numa sala iluminada.

Segundo a já falecida dobradora inglesa, Maddie Blaustein, o episódio foi dobrado em inglês e recebeu todas as modificações na animação para que se tornasse seguro para exibição. Mas acabou por nunca ser exibido devido à proibição imposta pelo Governo Japonês, fazendo com que o episódio só tenha sido exibido uma única vez no dia 16 de Dezembro de 1997.

Porygon e Linha Evolutiva Condenada
Embora tenha sido o Pikachu de Ash a causar os flashs que levaram as 729 crianças ao hospital, Porygon é que viu os seus dias condenados no anime. Embora tenha recebido uma evolução na Geração II (Porygon2) e outra na Geração IV (Porygon-Z), estes três Pokémon nunca mais apareceram no anime, nem tiveram episódios focados neles.

200px-Porygon_EP047

Porygon teve a sua estreia no Ocidente através de uma breve passagem de imagens no EP047 (Uma Operação Arriscada), ainda aparece nas aberturas dos filmes 4 e 5, quando falam do Mundo Pokémon. Já Porygon2 e Porygon-Z apenas apareceram durante a abertura do filme 15, também na fase em que falam do Mundo Pokémon.

Programação Alterada
O anime foi suspenso com o incidente causado pelo episódio, e levou também o seu criador a pedir desculpas a todas as famílias envolvidas no incidente. Pokémon só voltou a ser exibido no dia 16 de Abril de 1998 (4 meses depois do incidente) com o primeiro especial de 1 hora com a exibição do EP039 (A Despedida do Pikachu) e EP040 (Os Irmãos Batalhadores Eevee).

Se não tivesse havido qualquer incidente, não existiria a Despedida do Pikachu!

Esta era a programação prevista para Pokémon (após EP038):
– EP039: Natal da Jynx (23/Dez/1997)
– EP040: É Véspera de Ano Novo! Encore Pokémon!! (31/Dez/1997)
– EP041: Onix Como Abrigo! (06/Jan/1998)
– EP042: Os Quatro Irmãos Eevee (13/Jan/1998)
– EP043: Acorda! Snorlax! (20/Jan/1998)
– EP044: Confronto! Ginásio de Pokémon! (27/Jan/1998)
– EP045: Marcha do Gang dos Exeggutor! (03/Fev/1998)
– EP046: Paras e Parasect (10/Fev/1998)

O episódio de despedida do Pikachu foi criado como uma forma de pedido de desculpas do próprio Pikachu para com as crianças, mas como todos nós sabemos ele nunca deixou a série, nem mesmo nessa altura! O episódio “É Véspera de Ano Novo! Encore Pokémon!!” nunca foi exibido nem recolocado e nunca se viu qualquer tipo de imagem do mesmo, já os episódios “Natal da Jynx” e “Onix Como Abrigo” foram deixados para mais tarde provocando os erros, uma vez que foram colocados depois de Ash já ter um Charizard, e nestes episódios ainda era um Charmander.

Espero que tenham gostado da primeira rubrica!
Toda a informação foi recolhida do Bulbapedia e adaptada.
Próximo rubrica: 13 de Setembro!
Próxima Sexta: Capítulo 2 da Liga Internacional.

É tudo por agora, Portuga!

1 thought on “Rubrica: Sabias Que? (1)

  1. Adorei, como sempre vocês irmãos de Portugal sempre trazendo boas matérias, sou do Brasil, mas acesso todos os dias a página de vocês pela competência que tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *