Rubrica: Sabias Que? (2)

Boas!

Espero que estejam prontos para mais uma rubrica… Sabias Que?
Desta vez lembrei-me de trazer algumas informações sobre Pokémon Fantasmas.

Dedici trazer algo assim por ser Sexta-Feira 13, tens superstições?

sabiasque_2

Podem ver tudo aquilo que escrevi no Post Completo!

O tipo Fantasma foi introduzido na Geração I, mas foi introduzido apenas com 3 Pokémon, Gastly, Haunter e Gengar. Através das cinco gerações, apenas surgiram 27 Pokémon com este tipo, sendo que isso representa 4,16% dos Pokémon existente. Contudo, quase todos têm um segundo tipo e apenas 9 Pokémon são puros deste tipo.

Existem várias teorias de que existe vida após a morte, e muito acreditam que quando morremos voltamos para este mundo como fantasmas. Sendo uma crença popular, existem vários livros, filmes e jogos que representam isso.

Se um fantasma seria uma representação de um humano…
Poderá um Pokémon Fantasma representar um Pokémon que morreu?

FL_Pokemon_Tower

Logo na Geração I ficamos a saber que os Pokémon morrem, uma vez que em Lavender Town existe uma torre onde podemos ver vários túmulos de Pokémon. Por lá, existem várias citações sobre fantasmas e ainda podemos encontrar um.

Quando se chega a um certo andar da Pokémon Tower, se o jogador tiver o item Silph Scope encontrará um fantasma, que vai revelar-se com sendo uma Marowak fêmea e que ao se derrotada desaparece. Ela não pode ser capturada por se tratar de um fantasma, ela morreu para salvar o seu filho das mãos da Team Rocket.

Segundo todas as teorias, os fantasmas são na realidade espíritos que deixaram assuntos inacabados na Terra, esta Marowak era de facto um desses espíritos.


Gastly, Haunter e Gengar

Estes três são conhecidos pelas suas brincadeiras, Haunter adora lamber as suas vítimas causando paralisia e até a morte. As suas brincadeiras macabras levam a crer que resultam da transformação de espíritos vingativos.

Gengar, o Clefable Negro

images (1)

Ambos têm um corpo muito parecido, basta analisar os membros, as mãos, a cauda, entre outros. Pensa-se que Gengar seja o lado demoníaco de Clefable, sendo como a sua sombra. Que eles são muito parecidos, também a nível de altura e peso ninguém pode negar.
Clefable é do tipo Normal, enquanto Gengar do tipo Fantasma, são imunes um ao outro. Se Gengar é a sombra de Clefable, faz sentido que ambos não possam lutar…
Ninguém luta contra a sua sombra!


Misdreavus e Mismagius

São Pokémon que se alimentam do medo das suas vítimas, como tal os Misdreavus pregam partidas e os Mismagius fazem feitiços e usam cânticos. Eles fazem lembrar cabeças flutuantes, como na lenda japonesa Nukekubi, no caso de Mismagius ele faz lembrar uma cabeça de bruxa, o que pode ser uma referência a uma vida passada. No caso de Misdreavus pode ser a representação de espíritos brincalhões com assuntos inacabados.


Shuppet e Banette

Diz-se que Banette é na realidade uma boneca abandonada que foi possuída e ganhou vida, e que procura pela sua antiga dona. Tal como outros Pokémon Fantasmas, Shuppet e Banette são atraídos por certos sentimentos humanos, como a inveja e a vingança. Estes Pokémon podem ser apenas objectos inanimados que foram possuídos por espíritos vingativos, e que se alimentam de maus sentimentos.


Duskull, Dusclops e Dusknoir

Segundo a Pokédex, o Duskull adora o choro de crianças e castiga aquelas que são desobedientes. Quando evolui para Dusclops, são capazes de absorver qualquer coisa para dentro do seu corpo como se fosse um buraco negro. Quando chega à sua forma final, Dusknoir guia os espíritos perdidos para o mundo dos espíritos.
No anime podemos ver um fantasma de uma menina que tenta convencer Conway e os outros a ir para o Mundo dos Espíritos. Eles são salvos pelo guardião desse mundo, o Dusknoir.


Yamask e Cofagrigus

Segundo a Pokédex, estes Pokémon surgem dos espíritos das pessoas enterradas nos tempos antigos, quando mumificavam o corpo e gravavam a cara da pessoa em pedras. Os rituais feitos trouxeram à vida Yamask que ao ver o seu rosto humano numa pedra passou a transporta-lo com ele, chora quando olha para a pedra porque se lembra daquilo que viveu. Cofagrigus acaba por ser o sarcófago onde a pessoa mumificada era fechada.
São os únicos Pokémon confirmados como sendo espíritos de seres humanos.


Litwick, Lampent e Chandelure

Embora de aparência meiga e doce, os Litwick e a sua linha evolutiva alimentam-se da energia vital dos Pokémon e treinadores, e tendem a encaminhá-los para o Mundo dos Espíritos. No anime é visto como eles trabalham, vão-se alimentando a energia vital da Team Rocket e quase os conseguem levar, juntamente com Ash e os seus amigos, para o Mundo dos Espíritos.

Espero que tenham gostado da rubrica!
Baseei-me num vídeo do YouTube para escrever o artigo!
Também usei informações que encontrei no site Nintendo Blast!

Fica por aqui, para a semana mais um capítulo da Liga Internacional.
Ideias que gostavam de ver exploradas na rubrica: sabias_que_pkportuga@sapo.pt

É tudo por agora, Portuga!

2 comments

  1. Portuga eu n tenho a certeza mas acho que o Duskonoir protege Conway do fantasma da menina, mas de resto está muito bom eu também ja tinha visto esse vídeo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *