Guia de IVs (Super Efetivo)

Boas!

Há uns dias tivemos um apelo do Ricardo Campaniço para que abordássemos como tema as Individual Value, estava a passar por um dos facebook que acompanho, o do Super Efetivo, e encontrei um post sobre o assunto.

Assim sendo, aquilo que estou a escrever foi tudo feito por eles.


IV é uma sigla geralmente usada para designar Individual Value (Valor Individual). É chamado de individual porque varia de Pokémon para Pokémon, sendo muito difícil de se conseguir dois Pokémon com todos os IVs iguais.

Cada um dos seis status (HP; Ataque; Defesa; Velocidade; Especial Ataque; Especial Defesa) possui um IV, que varia entre 0 e 31. Este valor determina um bónus especifico que será dado ao Pokémon gradualmente até ao nível 100.

Noutras palavras, um Pokémon com 20 IVs em HP terá um bónus de cerca de +10 no nível 50 e de exactamente +20 no nível 100.

Pode parecer um aumento insignificante, mas em competição, cada ponto de status é importante, para dar um dano mais alto, para aguentar mais pancada e para ser mais rápido.

Agora que já saber as mudanças práticas causadas pelos IVs, vamos entender como conseguir bons IVs num Pokémon.

1. Os IVs dum Pokémon selvagem são completamente aleatórios. Com a excepção dos capturados no Friend Safari, estes terão sempre 31 em pelo menos dois status.

2. Os Pokémon breedados (ovos) têm normalmente dois IV’s do pai, dois IVs da mãe e dois aleatórios. Porém alguns itens podem modificar essa lógia, como será explicado posteriormente.

3. Não existe uma forma de ver directamento os IV’s dum Pokémon no jogo. Porém, existem calculadores na Internet que podem dar-te uma estamativa (ou precisa com certeza, caso o Pokémon esteja a nível 100).

4. Apesar de não podermos ver com certeza os IVs no jogo, podemos saber o máximo (e saber quais estão a 31).

Para sabermos quais os IVs que estão no máximo dentro do jogo, visitamos um NPC que fica no Centro Pokémon de Kiloude City. Esta cidade só fica disponível depois da Elite 4.

Eles pedirá para seleccionarmos um Pokémon da nossa equipa. E depois vai nos dizer o “potencial” geral do Pokémon, que é a soma de todos os IVs.

Depois ele diz-nos qual o status com maior IV, e se ele estiver a 31, ele dirá:

“Stats like those… They simply can’t be beat!”

Se estiver mais de um a 31, ele os dirá em sequência. Se algum estiver a 0 ele também vai mencioná-lo no final do discurso.

Potencial Geral
– Decent (0 a 90);
– Above Average (91 a 120);
– Relatively Superior (121 a 150);
– Outstanding (151 a 186).

Maior IV
– 0 a 15: “It has rather decent stats, I’d say. That’s how I judge it.”
– 16 a 25: “It’s definitely got some good stats. That’s how I judge it.”
– 26 a 30: “This Pokemon has some fantastic stats. That’s how I judge it.”
– 31: “Stats like those… They simply can’t be beat! That’s how I judge it.”

Agora que já sabes o que são IVs, quais as mudanças que eles causam e também como vê-los.

Vamos começar a entender o principal meio de se conseguir um Pokémon com 31 IVs em tudo ou quase tudo.

Esse método é o Breed (ovos).

Já foi citado que no cruzamento, o filho herda dois IVs de cada progenitor e os outros dois são aleatórios. Porém, alguns itens podem modificar isto, tornando a passagem dos IVs um pouco mais simples.

Primeiro teremos de ter os Power Itens, eles podem ser conseguidos na Battle Maison que fica em Kiloude City, por 16BP cada.

power_itens

Cada um equivale a um dos seis status e quando colocado em um dos pais durante o cruzamento, o IV desse status terá 100% de probabilidades de passar para o filho.

Eis que é chegado o momento de apresentar o item mais importante no IV Breed. É o Destiny Knot.

knot

Este novelho vermelho, quando colocado num dos pais, permite que o filho não tenha 2 IVs aleatórios, mas apenas 1.

Isto quer dizer que ele vai herdar 3 IVs de um dos seus pais (não necessariamente o que está a segurar o Destiny Knot) e outros 2 IVs do outro.

Assim, ele acabará por herdar 5 IVs.

Imagina agora um Pokémon como o Alakazam que utiliza, geralmente, apenas o Ataque Especial. Ele não precisa de ter bons IVs em Ataque, sendo que assim poderá herdar dos seus pais os 5 IVs que lhe são úteis.

Acontece que a maioria das estratégias focam-se em ataques especiais ou físicos exclusivamente para determinado Pokémon. Assim, poderás (na maioria das vezes) herdar todos os IVs que o teu Pokémon utiliza.

ditto

Para começar o Breed por IV a primeira recomendação é, obviamente, ter vencido a Elite 4. Para ter acesso ao juiz do status e também ao Friend Safari.

Deves procurar um Friend Safari com Ditto, uma vez que todos os Pokémon aparecem pelo menos com 2 IVs no máximo e os Ditto são os mestres do cruzamento.

Quando conseguir um Friend Safari com Ditto, comece a capturá-los, e escolha as natures que mais lhe podem ser úteis.

Monta o teu batalhão de cruzamente e tem à mão o Destiny Knot e uma Everstone.

1391437_576573675761379_678237704_n

Explicação da Imagem:
* Primeiro agarramos num Chespin sem nenhum IV máximo e com nature ruim e cruzamos com um Ditto de nature boa com Everstone para que o filhote nasça com uma boa nature. (nesse processo, você poderia ter passado alguns IVs, mas eu preferi não contar com eles);

* Depois agarramos no filho do cruzamento, e um outro Ditto (com IV em Hp e Def), utilizamos o Power Belt para ter certeza que o Def iria passar, mas também poderíamos não utilizar nada, ou já usar o DK, o Chespin fica com Everstone para manter a Nature; (deve sair lá pro 20º cruzamento)

* No terceiro cruzamento temos um Chespin (HP e Def) e um Ditto (Sp. Def e Speed), usamos o DK para conseguir o máximo de chances de passar os IVs dos pais; (Aqui você para de contar os cruzamentos, só cruza)

* Quarto casal, já temos um Chespin com 4 IVs, cruzaremos ele com a finalidade de consegui um com 5. Se conseguir, parabéns. Se não você pode pegar filhos de gêneros diferentes de 4 IVs e cruza-los, vai aumentar bastante as suas chances; (uns 200-250 cruzamentos)

Considerações Finais

Entender os IVs é bem fácil, consegui-los é que pode não ser. Isto acaba por afugentar muita gente dos valores individuais.

Devo destacar que o IV mais importante é sem dúvidas o de Velocidade, pois um ponto a mais já de fará atacar antes do adversário.

Porém, existem excepções, alguns Pokémon como Ferrothorn e Forretress são melhores quanto menos Velocidade tiverem. Então devemos tentar mantê-la a zeros.

Podemos perceber através dos IVs o quão complexo pode ser um Pokémon, dentro do intuito de que “não existam” dois Pokémon iguais.


Alguma dúvida procurem alguém que perceba do assunto, agora fiquei com umas luzes que se “apagam” depressa. Este guia foi todo criado pelo Super Efetivo, portanto também lhe podem pedir algumas dicas!

4 thoughts on “Guia de IVs (Super Efetivo)

  1. Muito bom, isto vai ajudar-me porque eu deixei os IVs na 4ª geração. Pretendo voltar agora.

    Lembro-me que na 4ª geração, para vermos os IVs numa calculadora, precisavamos de ter o pokemon em nivel 100, então iamos a uma batalha online para que o pokemon passasse temporariamente para o nivel 100 e assim sabermos os IVs precisos.

    Isso continua igual? Como é que se vê agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *