Strategy Dex: Heatran

xy485

Tier: OU

Typing: Fire/Steel

Ability: Flash Fire/Flame Body (indisponível)

Stats: x0: Poison (mais Fire se o Heatran possuir a ability Flash Fire)

x1/4: Fairy, Steel, Ice, Grass e Bug

x1/2: Normal, Psychic, Flying e Dragon

x2: Fighting e Water

x4: Ground

Heatran ainda é um dos melhores tipos Fire em jogo normal. A versatilidade é um dos pontos fortes da Heatran, como pode ser visto pela sua capacidade para usar uma variedade de conjuntos de defesa, ofensivos, e de suporte. O seu typing Fire/Steel, juntamente com uma grande habilidade Flash Fire dá Heatran algumas resistências surpreendentes para ataques Grass- Ice-, Dragon- Bug-Types e os novos Fairy-Types, e uma imunidade a movimentos Fire-Type. Juntamente com a sua aceitável capacidade 91 HP/106 D/106 SpD, Heatran faz uma grande resposta para alguns dos atacantes mais poderosos do OU, incluindo Volcarona, Venusaur (não com Mega Venusaur) e Scizor. Com um poderoso um movepool excepcional base de 130 Special Attack e o poder de fogo do Heatran é certo para deixar um impacto escaldante.

Infelizmente para Heatran, com a ability Drizzle do Politoed torna difícil competir em um metagame encharcada de chuva mas com a mudança em Gen.VI deixa de ser uma preocupação de longa duração. Ameaças poderosos como Terrakion e Keldeo não tornar a vida mais fácil, como suas proezas ofensiva extingue rapidamente chama de Heatran. Além disso, a omnipresença dos Ground-Types, como Landorus, penaliza o potencial defensivo de Heatran, forçando-o a manobrar cuidadosamente na batalha. Um medíocre Base 77 Speed Heatran não favorece qualquer um, já que muitas vezes encontra-se a ser ultrapassada pela maioria das equipas ofensivas e tem dificuldade em sweep. Deve ser considerado na construção de uma equipe, pois ele pode ser tanto um jogador da equipe de valor inestimável ou um adversário ameaçador.

Sets

Toxic Storm (o meu set pessoal)

– Spread: 252 HP/4 SpA/252 SpD

– Nature: Calm

– Ability: Flash Fire

– Item: Leftovers ou Air Balloon (não recomendado)

– Moves: Magma Storm; Flash Cannon; Toxic; Protect

Este Set permite empatar o oponente com Protect enquanto este se encontra envenenado não podendo substituir se estiver sob efeito secundário do Magma Storm, recomendo o uso de Magma Storm primeiro que o Toxic no caso de o adversário ter possibilidade de substituir assim causando dano ao Pokémon que acaba de entrar como também impedi-lo de realizar uma double-swich (a não ser que o Pokémon possua Volt-Swich, U-turn ou Baton Pass). Não só o Magma Storm dá para prender o adversário como também com um Base Power de 100 mais STAB mas uma accuracy prejudicial de 75% pemite atingir fortemente qualquer Pokémon. Para além disso, o Flash Cannon é um ataque secundário com STAB para os novos Fairys que dominam o OU como Togekiss, Sylveon e Azumarill com uma pequena percentagem de 10% de baixar o SpD do oponente.

Substitute

-Spread: 252SpA/4SpD/252Spe

-Nature: Timid

-Ability: Flash Fire

-Item: Leftovers

-Moves: Substitute; Fire Blast; Earth Power / Hidden Power Ice; Toxic / Will-O-Wisp

Capacidades ofensivas e defensivas de Heatran muitas vezes obriga trocas, o que torna um substitute definido viável. Substitute permite Heatran para atacar, sem preocupação de ser OHKO por ataques poderosos, como Close Combat do Terrakion. Substitute também trabalha estrategicamente, diminuindo a necessidade de previsão quando se lida com os usuários poderosos Choice Specs ou Choice Band, como Keldeo. Fire Blast combina bem com Substitute, proporcionando uma defesa no caso de o Fire Blast falhar. Earth Power destrói o Heatran e ofensivo Tyranitar do adversário. Por outro lado, Hidden Power Ice é bastante útil na destruição de Dragon-tipos, como Garchomp. Toxic e Will-O-Wisp ambos fornecem utilitário único em conjunto com Substitute. Toxic é ótimo para tipos de água volumosos incapacitantes, que de outra forma fazem frente a Heatran. Por outro lado, Will-O-Wisp aleija a maioria dos atacantes físicos, ajudando Heatran manter o seu Substitute.

Cheques e Contra Ataques

Chansey e Blissey são as melhores cheques para Heatran, sendo capaz de usá-lo para baixo com Seismic Toss e recuperar qualquer dano. Ambos Chansey e Blissey só tem a temer de um Sun e Choice Specs Boosted Fire Blast. Ofensivo Gyarados faz um grande cheque, pois ele aguenta com todos os ataques de Heatran mas Gyarados deve ter cuidado com Toxic ou Will-O-Wisp, com qualquer Status Effect irá inviabilizar isso. Enquanto Stealth Rock é fora do campo, Rest&Talk Gyarados faz um cheque muito mais sólido. Contanto que ele não tem Hidden Power Grass, outros tipos de água – volumosos como Jellicent, Starmie, Slowking e Gastrodon também são exelentes, facilmente forçando Heatran sair com seus ataques do tipo Water, no entanto, Toxic pode penalizar tudo, menos Starmie. Latias defensiva é um grande cheque dada a sua capacidade de usar um Heatran mais fraco como isco para Status Moves como Calm Mind, embora deva prevenir o Movepool do Heatran ofensivo ou um Toxic inesperado.

Embora seja uma forma não usual de lidar com Heatran, Pokémons que Heatran normalmente derrota, como Volcarona e Venusaur, pode atrair Heatran fora e surpreende-lo com ataques do tipo Ground. SpA+1,Life Orb Volcarona pode OHKO Heatran com Hidden Power Ground enquanto Venusaur pode investir em 88 EVs de ataque para OHKO Heatran com Earthquake após Stealth Rock.

Esta foi a primeira análise, espero que gostem e comentem como gostam de usar o Heatran e/ou a próxima analise que gostariam de ver!

Adeus pessoal e até à próxima, Bica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *