Rubrica: Sabias Que? ‘2’ (2)

Boa Noite!

Espero que estejam preparados para mais um “Sabias Que?” desta segunda fase, e vou tentar que esta rubrica saia todos os dias 05 e 20 de cada mês.

Sabias_Que2-2

O assunto de hoje é “Capsule Monsters”, sabem o que é!?

Fiquem a saber mais vendo o Post Completo!


Capsule_Monsters_Logo

Capsule Monsters (カプセルモンスター) foi o conceito inicial de Satoshi Tajiri relacionado com o projecto Pokémon, que foi proposto à Nintendo em 1990. Segundo o livro ‘Pikachu’s Global Adventure’, este conceito inicial traça um caminho de regresso à infância de Tajiri, durante a qual ele coleccionava insectos.

O nome “Capsule Monsters” foi inspirado pelas maquinas gashapon* japonesas. Aparentemente, Tajiri teve problemas em registar o nome “Capsule Monsters” tendo mudado primeiro para CapuMon (カプモン) e mais tarde para “Pocket Mosters”, ou simplesmente Pokémon, como é conhecido.

*aquelas máquinas que oferecem bonecos dentro de bolas de plástico;

Vários são os Pokémon que se acredita terem tido origem neste conceito inicial, com o famoso caso do combate entre o Nidorino e o Gengar. Outros são Lapras, Rhydon, e Slowbro, embora muitos dos esboços sejam genéricos e lembrem figuras semelhantes a dragões que se podiam vir a tornar em diversos dos Pokémon existentes actualmente.

Presume-se que a jogabilidade de Capsule Monsters não se focava na captura dos monstros como se mostrou o conceito final de Pokémon. Em vez disso, o treinador tinha uma habilidade de carisma que tinha de fazer crescer para atrair os monstros selvagens para si. Os treinadores podiam participar em combates entre si, e possivelmente vários treinadores aparecem com chicotes por ser aquilo que resta da mecânica antiga. O treinador pode restaurar a saúde do seu monstro ao fica num hotel, que teria dispositivos de cura, em tudo semelhante aos Centros Pokémon.

Além disso, um dos conceitos de arte mostra os treinadores a comprar monstros numa espécie de loja de animais, provavelmente, um conceito semelhante à compra de Pokémon no Game Corner ou do caso do Vendedor de Magikarp. A ideia original não incluía a existência de duas versões, mas sim duma versão única, e assim as trocas seriam encorajadas com a existência de “Mirage Monsters”, criaturas com uma baixa taxa de encontro.

Algumas imagens das artes conceituais:


Capa de ‘Capsule Monsters’, com o confronto de Nidorino e Gengar (conceitos iniciais)


Conceito inicial do mapa de Kanto, com a presença de um logo alternativo


Conceito inicial da PokéBola, ou seria ‘CapuBola’!?


Conceito inicial do personagem e do Rhydon


Conceito inicial daquilo que viria a ser o Poké Mart


Conceito inicial duma aldeia/cidade


Conceito inicial do quarto do personagem


Conceito inicial daquilo que viria a ser o Celadon Hotel, ou um simples Centro Pokémon


Interacção dos treinadores numa rota


E assim termina este… Sabias Que?
Deixem as vossas opiniões sobre este tema!

Se tiverem ideias para esta rubrica, enviem mail para: sabias_que_pkportuga@sapo.pt

4 comments

    1. Pois foi.No meio dos varios jogos nunca encontraste sempre umas estatuas estranhas?Essas estatuas sao Rhydons,e uma homenagem ao primeiro pokemon a ser criado.¦)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *