Sun & Moon: Entrevista a Masuda e Ohmori

Olá pessoal
sun_and_moon_project___006_hau_by_kelvin_trainerk-daa6oaf

Encontrei no espanhol CPokémon informações de uma entrevista dada por Shigeru Ohmori e Junichi Masuda, respetivamente diretor e produtor dos novos jogos Sun & Moon, à revista japonesa Famitsu. Neste entrevista temos detalhes interessantes sobre os jogos e a tradução inicial foi feita por inglês Nintendo Everything, no nosso artigo completo podem ver todos os detalhes.

Pokémon Sun & Moon: Os Jogos Onde Tudo Mudou

– Conforme mencionado na E3, o diretor de Sun e Moon é Ohmori e não Masuda. O mesmo aconteceu com Omega Ruby e Alpha Sapphire, mas é a primeira vez que Ohmori dirige um jogo completamente novo (nova geração).

– Masuda recordou que Satoshi Tajiri foi o diretor de Red e Green, e logo cedeu essa posição a ele. Os pontos importante de se fazer um jogo novo são como inserir o mundo do jogo, o gameplay, e os desafios técnicos que devem ser superados. Masuda quer passar esse espírito de desafio à era seguinte, e assim que terminou o desenvolvimento de Omega Ruby e Alpha Sapphire, Masuda pediu a Ohmori que fizesse o próximo jogo.

– Quando Ohmori se tornou diretor pela primeira vez, em Omega Ruby e Alpha Sapphire, sentiu-se delirante e interessado ao mesmo tempo porque podia fazer um jogo como desejava. Quando começaram as negociações para ser diretor de Sun & Moon, ele se perguntou se conseguiria fazê-lo, porque quando se faz um jogo completamente novo tem de se considerar muitas coisas, incluindo a região e os novos Pokémon. Ohmori tem trabalhado muito duro, e acredita que Sun e Moon será muito interessante.

– O aspeto que Masuda queria destacar no gameplay da E3 é como agora o jogador pode mover-se livremente, sem estar limitado a quatro ou oito direções, ou uma grade. Devido a isto, tiveram de mudar completamente a linha de visão dos treinadores pelas rotas. Quando o jogador se aproxima da linha de visão de um treinador, as bordas do ecrã ficam escuras e depois aparece um ponto de exclamação quando é visto e terá início o combate.

– Ohmori deu conta que a nova forma de movimento pelo mundo exterior, a apresentação dos combates e da nova interface foram recebidas de forma positiva, pelo que se sentiu aliviado.

– Os jogadores veteranos notaram que o gameplay de Pokémon estão a ser naturalmente revolucionada graças a este novo sistema de movimento livre.

– Masuda também comenta sobre outro aspeto, é que agora o céu e o mar podem ser vistos no mundo exterior. Adicionam um “sentido de realidade” mais profundo com coisas como mostrar a progressão do tempo de dia e noite, o escutar o som das ondas quando o jogador se aproxima do mar.

– Também foram feitas modificações importantes para melhorar o ritmo do jogo.

– Pode ser difícil de perceber pelos vídeos, mas usaram um motor gráfico completamente novo para estes jogos, totalmente diferente do usado em XY, o que permitiu representar coisas com mais liberdade e poder mostrar os treinadores em todos os momentos durante o combate.

– Embora ainda seja para Nintendo 3DS, para mudar maciçamente o jogo internamente, Ohmori pensa que podem conseguir fazer uns jogos maiores do que já visto até então. Quando estavam a fazer XY e ORAS havia limitações tecnológicas relacionadas com o hardware atual, e que se aplicam a Sun & Moon.

– Quando lhes perguntaram os pontos do jogo que são o maior destaque, Ohmori disse que estava a dar atenção a como se mostram os combates agora, especialmente o que diz respeito à interface e à informação que se mostra, que agora se mostra mais fácil de usar.

– Por outro lado, já que Masuda não trabalha como diretor, eles gostaria que os jogadores entendessem que a história e a nova apresentação de coisas como capturar e treinar Pokémon. Ele acredita que é uma boa forma de ambos os elementos (capturar e treinar) estão integrados num único jogo.

– Aumentando as proporções dos personagens, têm uma maior liberdade para mostrar as expressões e movimentos dos mesmos, o que deverá fazer com que a história de Sun & Moon seja mais envolvente.

Uma Terra Enérgica Torna-se o Local da Nova Aventura

– Quando perguntaram porque a nova região estava baseada no Hawaii, Masuda disse que o World Championships já foi realizado lá algumas vezes, e pensou que era uma terra “muito enérgica”. Tem mares, vulcões e cascatas, além de muito mais chuva que a maioria dos Estados Unidos.

– Quando estavam a discutir com a equipa de desenvolvimento para escolher uma região, houve uma sugestão para apreciar da melhor forma a energia da vida dos humanos e Pokémon, então o Hawaii foi sugerido como inspiração para uma região que poderia reconsiderar os seres vivos que aparecem em Pokémon, e a sugestão foi aceite.

– Os dois Pokémon Lendários (Solgaleo e Lunala) foram desenhados baseados no sol e na lua, com a ideia de que eles governam a natureza. Fizeram-no de forma a ser facilmente entendido.

– Depois de dois jogos de Pokémon a fazerem uso de 3D em vez da pixel art (XY e ORAS) os desenhadores já tinham um entendimento bastante profundo em como dar as expressões aos Pokémon, assim os Pokémon nestes jogos foram desenhados tendo em conta os seus movimentos corporais.

– Ohmori e Masuda querem que os jogos entendam um Pokémon ao observar os seus movimentos nos vídeos do jogo. Por exemplo, Rowlet pode tem um desenho muito simples em imagens estáticas, mas ele pode virar o pescoço, e o seu corpo pode ficar mais fino quando enfraquece. Mesmo os seus modelos de desenho não são muito complicados, acreditando que assim podem gerar interesse e carinho pelos novos Pokémon da mesma forma que com uma criatura viva graças aos seus movimentos.

– Sendo o terceiro jogo de Pokémon na Nintendo 3DS, consideram que Sun & Moon está maduro em termos de apresentação. Ao adicionar o sentimento de que um Pokémon é uma criatura viva, pensam que podem evoluir de forma significante a forma como desenham humanos e Pokémon.

Novas e Emocionantes Características

– Relativamente ao Battle Royal, Ohmori disse que ocorreu-lhe num momento que queria levar a cabo combates de forma mais unida, e assim adicionaram este modo onde os vários jogadores podem reunir-se e facilmente passar um bom momento.

– Por exemplo, mesmo havendo um treinador mais forte que não pode ser derrotado nos combates comuns, com as regras do Battle Royal até um treinador mais forte não vence sempre. Mesmo com um Pokémon mais fraco, um treinador pode vencer com uma boa estratégia. Coisas como decidir que Pokémon atacar, ou tentar descobrir as estratégias dos outros jogadores.

– As regras do Battle Royal fazem com que sejam difícil conspirar contra alguém em especifico. Os combates terminam quando os três Pokémon de algum treinador enfraquecem, assim quando um jogador quiser ganhar, terá de preparar tácticas. Se alguém se mostra dominante no início, acabará por ser o alvo dos outros, assim a melhor estratégia é fazer acreditar que és o segundo mais forte. A equipa de desenvolvimento acredita que este modo introduz uma forma de jogo muito estratégica.

– A forma de pensar na Battle Royal é muito diferente relativamente aos combates individuais e duplos, para que eles tenham Pokémon que serão mais usados na Battle Royal do que em combates comuns, e esses jogadores serão os melhores na Battle Royal.

– Outro factor interessante em Sun & Moon é como a Pokédex se transforma em RotomDex. Esta surgiu graças a um pensamento de que seria interessante se a Pokédex pudesse falar e responder a perguntas. Depois de além disse “Não seria interessante se Rotom pudesse entrar na Pokédex e explicar várias coisas?” e a equipa escolher essa ideia.

– Ohmori não estava totalmente de acordo com a ideia e estava em dúvida em implementá-la, mas Masuda queria que estivesse presente no jogo; pensava que a ideia de ter uma Pokédex que ajudava os jogadores na sua aventura seria interessante.

– Masuda também aproveitou para promover as novas formas de Zygarde, a Forma 10% e a Forma Completa que foram apresentadas de surpresa no Nacional de Taiwan. Masuda disse que queria mostrar algo ali já que era a primeira vez que tinham um grande torneio nesse país, e afirma que todos ficaram satisfeitos.

– Zygarde 50% foi o resultado de um desenho pensado cuidadosamente, mas Masuda pensa que as Formas 10% e Completa também são interessantes. Disse que quando a equipa de desenho terminou os desenhos e os mostraram ao resto dos desenvolvedores, todos ficaram surpreendidos com os resultados.

– Zygarde Completo tem movimentos bastantes ostentosos e não pode esperar que todos sejam usados nos combates.

Ligação a Outros Produtos de Pokémon

– Outra novidade é o uso dos QR Codes. Foram introduzidos em Omega Ruby e Alpha Sapphire, mas queriam que se relacionassem mais com o mundo real. Até então pensavam que não podiam jogar Pokémon no exterior, mas agora haverá QR Codes que introduzem uma nova forma de jogo.

– Ao usar um QR Code, podem ser vistas todas as informações de um Pokémon, e até registar a sua localização. Mas toda a emoção de capturar um Pokémon terá de ser feita dentro do jogo.

– Também estão a considerar uma integração com a aplicação Pokémon GO, que lançou este mês. Masuda afirmou que Pokémon GO é um jogo para capturar Pokémon caminhando por todo o mundo, e embora tendo as mesmas espécies de Pokémon, as formas como aparecem e a percentagem de captura são diferentes das de Sun & Moon, assim para ligar os dois jogos têm de fazê-lo de forma a não interferir no equilibro e de forma a que não se torne aborrecido. Neste momento, necessitam de uma ideia para fazê-lo de forma a manter o interesse em ambos os jogos.

Mensagens Finais

Ohmori: Ele destaca que muitas coisas ainda não foram revelados sobre os jogos, assim esperam que os fãs estejam ansiosos. Ohmori pensa que conseguiu fazer um “desafio decente”, e pede para os fãs estarem atentos a futuros anúncios que vão antecipar o lançamento a 18 de novembro.

Masuda: Para aqueles que têm jogado todos os jogos de Pokémon, Masuda pensa que estes novos jogos serão interessantes e que neles se poderá reconhecer os Pokémon como criaturas vivas novamente. Existem novos desafios, como certas características da Pokédex e o deslocamento de Pokémon. E para aqueles que nunca jogaram um jogo de Pokémon, ou que não jogaram os títulos mais recentes, está confiante em que pode recomendar Sun & Moon graças ao seu conteúdo. Masuda ficará feliz se os fãs se derem conta que mais uma vez um jogo Pokémon traz novidades e quer que todos desfrutem de Pokémon nos diferentes locais do mundo.


Fiz a tradução os pontos chaves da entrevista dos dois através da versão espanhola do CPokémon, se encontrarem algum erro avisem para que possa corrigir.

Relembro que vamos ter mais novidades no próximo dia 01 de agosto!

Fiquem bem, Portuga

1 thought on “Sun & Moon: Entrevista a Masuda e Ohmori

  1. «O aspeto que Masuda queria destacar no gameplay da E3 é como agora o jogador pode mover-se livremente, sem estar limitado a quatro ou oito direções, ou uma grade.»
    Olha, muito interessante! B-D
    Em suma, esperamos todos que o trabalho final seja, no mínimo, ótimo! ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *