Poké, o Portuga: 10 Anos!

Olá pessoal

Sim, verdade… já ando por aqui há 10 anos a dar o meu melhor para juntar material sobre esta franquia que todos gostamos, falo claro de Pokémon. Durante estes 10 anos com o apoio de muitos membros da comunidade foi possível juntar o vasto leque de episódios mais antigos, sendo a temporada mais “lesada” a temporada 4 pois poucos tinham episódios em condições para os enviar para a net, mesmo assim até temos uma boa parte deles.

Assim como todas as jornadas também esta é formada por altos e baixos, o original Poké, o Portuga teve a sua queda em setembro de 2011 após o seu belo marco de dois milhões de visitantes do qual me orgulhei bastante. Na altura dei duro para trazer um novo site, mas tive de abdicar da colocação dos episódios afinal feria os direitos de autor e é claro que o site nunca mais foi o mesmo, o número de visitantes caiu drasticamente… mas nunca desisti. Foi nesse ano que “nasceu” o PkPortuga como “filho” do primeiro e segue até hoje com o mesmo nome.

Foi em 2014 que surgiu o PkPortuga.pt que apresentou um domínio próprio para o site. Houve uma tentativa de criar um fórum, mas não correu bem, o site já passou por alguns problemas que têm vindo a ser solucionados aos poucos, mas interessa é tentar seguir em frente. Anos fortes, anos menos bons mas sempre tive o apoio do membros e atualmente ultrapassamos a barreira dos 3,85 milhões de visitantes globais. Agradeço a todos!

Ao longo destes anos vários colaboradores temporários passaram pelo site a escrever e a deixar as suas notícias, e vários foram os momentos em que estive sozinho do comando de tudo (como agora, por exemplo). Agradeço sinceramente a todos aqueles que me ajudaram nalgum momento da travessia do PkPortuga.

Em 2015 dediquei-me ao canal de YouTube, onde coloquei os mais variados tipos de vídeos. Foi uma nova experiência que me permitiu chegar juntos dos seguidores do site de outro modo, mas neste momento é um projeto parado como já vos expliquei antes. Podemos considerar um intervalo… assim espero.

Neste meio tempo a franquia alcançou o seu marco de 20 anos, nós vimos surgir tanta coisa… quando iniciei o site estávamos no finalizar na 4ª geração (na altura desconhecida esse conceito) e viríamos a presenciar o nascimento de três novas gerações, agora queremos detalhes da 8ª geração!… Queremos saber mais de Galar!!

O anime estava na sua 12ª temporada (mundialmente) e nós por cá na 10ª, entretanto vimos o anime mudar-se para o Biggs que nos trouxe mais de 10 temporadas até agora e os filmes voltaram a ganhar dobragem nacional e já vieram mais de 10 também… um elenco regular de dobragem é algo excecional e continua o mesmo desde 2010!

Sem dúvida que já vimos muitos nestes 10 anos, é impensável colocar tudo em palavras neste artigo.

O meu principal foco é AGRADECER UMA VEZ MAIS A TODOS E POR TUDO, nunca é demais fazê-lo!
PkPortuga.pt | Sempre Juntos (há já 10 anos)

“Apenas mais um Blog sobre Pokémon Portugal” (2009-2011)
“Sempre Pokémon” (2011-2014)
“Sempre Juntos” (2014-)

Obrigado,
Filipe Sousa

2 thoughts on “Poké, o Portuga: 10 Anos!

  1. Muitos parabéns e que venham muitos mais anos pela frente, sempre com o mesmo empenho, dedicação e qualidade destes 10. Continuação de bom trabalho. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *