#PokéPortuga12: O Início de Tudo (2009)

Olá treinadores

Semelhante ao que fiz com a timeline da franquia para comemorar o 25º aniversário, decidi fazer o mesmo com o site. São 12 anos que se comemoram no dia 08 de maio de 2021, são 12 anos após ter surgido a ideia de reunir tudo o que existia de anime/filmes na nossa dobragem. Com o passar do tempo foram surgindo páginas sobre outros conteúdos e hoje estamos aqui… com um PokePortuga.pt nome original com domínio .PT

O site já passou por maus momentos, mas os melhores é que ficam mais registados, obrigado! Mas de qualquer modo sigo em frente com este meu projeto/hobby iniciado lá atrás… há praticamente 12 anos na tarde de 08 de maio de 2009 pelas 17h35 (hora do primeiro post aqui do site).

Pretendo revisitar alguns momentos deste conjunto de 12 anos, aproveitando este conteúdo para atualizar a página ‘Sobre’ aqui do site que está meio que abandonada (coitada até teias de aranha tem ahahah). Já fiz algumas revistas do género noutros anos, por isso vamos lá ver se consigo trazer algo meio diferente agora!


O Início de Tudo… 08 de Maio de 2009, surgiu ‘Poké, o Portuga’ com subtítulo ou slogan (como queiram) ‘Apenas mais um Blog sobre Pokémon Portugal’. Inspirado pelos (extintos) Poké-PT e PokéStylists, o blog avançou devagar nos seus primeiros dias. Começámos por ter episódios para download que eram provenientes do site-parceiro Poké-PT, nesta altura Diamond and Pearl (temporada 10) era uma novidade em Portugal, e a primeira grande notícia do site foram os remakes HeartGold & SoulSilver.

Por terras norte-americanas tinha início a temporada Galactic Battles, enquanto no Japão era exibido o DP127 e o anime tinha começado a ser exibido em HD há uma meia dúzia de episódios. Algo que sempre acompanhou o blog foram rúbricas (embora neste momento não haja nenhuma), as primeiras foram “PokéCards” e “Votação do Mês”.

Através das várias reposições da SIC foi possível acrescentar ao site episódios de Advanced Challenge e Fronteira de Batalha (todos gravados pelo pessoal do Poké-PT) e durante o mês de Agosto começamos a trazer os episódios clássicos. Em Setembro é lançado o jogo, sendo que na altura arrisquei-me mesmo numa rom japonesa (afinal conhecia o clássico) e fiz a primeira guia/tutorial do site com o jogo HeartGold (algo que se perdeu em 2011, recuperada nos entretantos e deixada no limbo).

Com o avançar dos meses conseguimos alguns ajudantes (riky19; Hugo; ElectrikePT) para trazerem episódios para o site, sendo que dos três apenas o riky19 entra mesmo para a equipa naquela altura. Nesta altura estavam a ser colocadas as primeiras três temporadas, lançadas em DVD pela Salvat e o que era exibido na SIC… mas em outubro a SIC deixa de exibir a temporada parando do nada… O ano de 2009 termina com a incerteza do que aconteceria ao anime, com a expectativa colocadas no nascimento de dois canais televisivos (SIC K e Panda Biggs); do oriente tínhamos um trailer para o 13º filme animado e os episódios Chronicles chegavam ao site.


O marco deste primeiro ano foi as ajudas em arranjar episódios do anime, além disso tivemos 22 mil visitas para um site iniciante era um grande UAU. Sendo que este valor atualmente conseguimos numa média de 3/4 meses.

Espero que tenham gostado da ideia de tentar revisitar os momentos dos últimos anos.
Já agora aproveito para deixar aqui um pequeno questionário… pois quero saber mais.

Amanhã teremos o próximo ano da lista: 2010!
Fiquem bem, Portuga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *