Artigo 13 Será o Início do Fim!? #SaveYourInternet

“Imagine uma Internet na qual os seus vídeos já não podem ser vistos.
Imagine uma Internet sem os seus criadores favoritos.
Imagine uma Internet na qual novos artistas nunca são descobertos.”

Olá pessoal

São com as frases acima que o YouTube entra em contacto com todos os criadores de conteúdo da sua plataforma, talvez muitos desconheçam para já o Artigo 13, pessoalmente também o desconhecia. Pois bem, se isto andar para a frente será o fim da internet como a conhecemos hoje. O Artigo 13 surge como uma medida de proteção dos direitos de autor, mas poderá ter consequências graves por toda a Europa.

Segundo o YouTube, “a atual proposta do Artigo 13 do Parlamento Europeu irá criar consequências não intencionais significativas. Ameaça impedir milhões de pessoas na Europa de carregar conteúdos em plataformas como o YouTube. Os visitantes europeus perderiam acesso a milhares de milhões de vídeos de todo o mundo”.

Isto não afetará apenas o YouTube, todas as redes sociais serão fortemente afetadas, visto que eles não poderão permitir que nós, utilizadores, usemos os conteúdos que têm direito de autor das outras pessoas… levando tudo isto a que vídeos, posts e tudo mais seja bloqueado. Isto afetará TODOS e não apenas criadores de conteúdo!

O que é que isto significa para mim enquanto criador do YouTube ou artista FORA da União Europeia?
É provável que o YouTube e outras plataformas bloqueiem os seus vídeos (inclusive os existentes) para os utilizadores na União Europeia se existirem informações protegidas por direitos de autor parciais ou em disputa.

Que tipos de conteúdo protegido por direitos de autor não poderia utilizar nos meus vídeos?
Os exemplos de material protegido por direitos de autor que possivelmente seria afetado nos seus vídeos incluem imagens, ilustrações, software, excertos de livros, música, paródias e muito mais.

Não será apenas YouTube, todas as medias digitais vão ser afetadas… até este site, com o Artigo 13 em vigor a partir de janeiro de 2019, este e muitos outros acabarão por desaparecer do mapa… e quase tudo o que temos na internet… sabem o Google Imagens? Imaginem-no vazio… pensem-se em 1998 em que mal havia internet… Para quem não era nascido na altura, basta pensar-se num mundo sem YouTube, Facebook ou qualquer rede social…

Poderás saber um pouco mais aqui: https://youtube.com/saveyourinternet/
Já tinha assinado a petição ontem, hoje decidi deixar um artigo, assina a petição aqui!
Não sabemos bem qual será o resultado final de tudo isto…
#SaveYourInternet

1 thought on “Artigo 13 Será o Início do Fim!? #SaveYourInternet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *