Pokémon em Portugal e no Mundo (2020)

Olá treinadores

Eis que o ano 2020 terminou, este que foi um ano atribulado por todo mundo devido à pandemia com a qual ainda sofremos. Mesmo com as alterações realizadas por aqui, venho deixar o habitual balanço do ano que faço desde 2010 por sugestão do Ivan. Através da nossa página ‘Sobre’ podem rever os anteriores (que será atualizada totalmente quando me for possível).

2020 ficou marcado pela chegada dos inéditos DLC para os jogos Sword & Shield
…como tal tivemos vários acontecimentos, e podes saber de todos eles neste artigo!

Janeiro tem início com mais um filme da franquia disponível no catálogo da Netflix. Marcado por um Pokémon Direct que nos trouxe diversas novidades, um novo Mystery Dungeon para a Switch, é revelado o Expansion Pass (DLC) para Sword & Shield (e atualizações gratuitas para o jogo base). Chega o primeiro trailer do 23º filme da franquia, enquanto Pokémon GO prepara-se para receber a evolução por troca. A minissérie Twilight Wings com histórias de Galar é lançada, ficamos a saber que o 22º filme teria um lançamento mundial e que o HOME chegaria em fevereiro.

Mês de mais um Pokémon Day, Fevereiro, trouxe Pokémon de regresso ao Happy Meal. Através de um trailer dobrado ficamos a saber que também Portugal receberia o lançamento global de ‘Mewtwo Contra-Ataca Evolução’ na Netflix, estreia essa que aconteceu no Pokémon Day. Com o avançar dos dias, uma silhueta é revelada através da revista CoroCoro, tratando-se do novo Mítico que foi oficialmente revelado através dos vídeos do Pokémon Day. Por fim, ficamos a saber que esses mítico também estará presente no 23º filme da franquia, que estrearia nos cinemas japoneses em julho.

Eis que chega Março, um mês que ficou marcado pelo alastrar da pandemia que vivemos por todo o mundo. Foi um mês não muito mexido aqui no site, foi avançado pela revista CoroCoro como seria a distribuição dos dois míticos relacionados com o 23º filme para o Japão. Os episódios finais das aventuras de Ash em Alola estavam para chegar ao Biggs, e também à Netflix. Foram avançadas mais informações sobre The Isle of Armor, uma das regiões do Expansion Pass de Galar; com o avançar da pandemia, alterações são propostas a Pokémon GO e é cancelado o World Championships 2020.

Chega o mês de Abril, chegam novos episódios à Netflix (meia temporada UltraLendas), enquanto o Biggs reinicia mais uma vez a temporada. Continuando com os olhos postos na segurança, a feira E3 2020 é cancelada, começam a chegar as alterações ao GO (como os Remote Raid Pass) e a Gamescom 2020 seguirá apenas em formato digital. Quanto ao anime, o mesmo sofreu uma paragem no Japão (mas sabemos vários detalhes através das revistas), no Ocidente ficamos a saber o nome da nova saga e, por cá, mais episódios finais de Alola são agendados.

Maio, mês de aniversário do site, um mês pouco movimentado por aqui. Foi revelada a voz oficial para Raihan no anime Pokémon, e no final desse mês é avançado que o anime regressaria à TV Tokyo em junho. O mês ficou marcado pelo 11º aniversário do PkPortuga (agora PokéPortuga novamente), o 23º filme da franquia acaba por ser adiado indefinidamente devido à pandemia. É anunciado um novo método PokéCoin de GO, vários eventos Sword & Shield são anunciados para receber Isle of Armor e os últimos episódios de UltraLendas são agendados.

Mês de várias novidades, Junho, chega então. Com um rápido anúncio ficamos a saber que Isle of Armor chegaria a 17 de junho, sendo revelado um evento que evolve o mítico Zarude com a nova zona. É neste mês que temos um especial ao estilo clássico de Looney Tunes lançado, conhecido por Pokétoon. Temos um regresso de uma história ao site (infelizmente novamente parada), refiro-me à Liga Internacional, além disto um novo parceiro é anunciado aqui no site, o Titos que tem um canal relacionado com Pokémon e dá imensas ajudas aos treinadores.

São finalmente exibidos os episódios finais de UltraLendas, começa a pré-venda de bilhetes para o 23º filme da franquia, ainda sem estreia definida nos cinemas japoneses. Surge um novo formato de notícias, o Pokémon Presents, este trouxe-nos revelações como New Pokémon Snap e o lançamento de novos mobiles, o Smile e o Café Mix. Outro Pokémon Presents aconteceu a 24 de junho, revelando uma surpresa para todos os treinadores, Pokémon UNITE, o primeiro MOBA da franquia. Além disso, através de um evento especial em Sword & Shield temos acesso a um Shiny Zeraora.

Julho ficou marcado por algumas guias de competitivo que são lançadas pelo Titos, para ajudar os treinadores. Os episódios finais de UltraLendas são adicionados à Netflix, como é o mês do GO Fest, vários eventos acontecem em diferentes semanas. Os jogadores de Pokémon GO são surpreendidos pela chegada de Jessie e James ao jogo, as semanas temáticas do GO Fest são desbloqueadas. Um patch de correção chega a Sword & Shield, é dada uma oportunidade de experimentar Pokkén Tournament DX gratuitamente e ficamos a saber de alguns personagens de UNITE.

Mês de Agosto ficou marcado pelo final da minissérie Twilight Wings, enquanto o 23º filme recebe um novo trailer e uma nova data de estreia, 25 de dezembro. É avançado que as vendas de Sword & Shield ultrapassam vários jogos da série principal, ficando apenas com os clássicos originais à sua frente, e como forma de celebrar pequenos torneios, temos alguns eventos. O mobile Pokémon Masters comemora o 1º aniversário sendo atualizado, temos o primeiro mítico no Café Mix, e temos de votar no Cammunity Day de GO. Também foi neste mês que aparecem os primeiros indícios de comemoração do #Pokemon25 em 2021, O recebe a mecânica de Megaevolução e descobrimos mais de Crown Tundra (a segunda zona do Expansion Pass de Galar)!

O nono mês de 2020, Setembro, trazendo o regresso do ‘Poké, o Portuga’ a casa, sendo um regresso ao nome original do site, incentivado pelo nosso parceiro Titos. O anime passa por nova mudança de horário na TV japonesa, e temos um rápido vídeo promocional de Crown Tundra. Os Funko Pop! de Pokémon chegam à Europa, somos avisados do cancelamento de outras competições oficiais, e sabemos mais sobre o UNITE, mesmo que não oficialmente. O mês termina com novidades Crown Tundra, lançamento para outubro, a distribuição dos Pikachu Cap e ainda sabemos que a Ligação HOME x GO está para chegar ainda em 2020.

Mês de lançamento, Outubro, como acontece todos os meses as Max Raid Battles de Sword & Shield são alteradas e o Pokémon GO recebe o mítico Victini (agora para todos os jogadores). O Titos faz um resumo de tudo o que se sabe de Crown Tundra, o novo Pikachu Cap aparece no Pokémon GO e conhecemos o tema de abertura do 23º filme. O mobile GO recebe ovos vermelhos, a Nintendo oferece um período experimental no online (foi bom para o DLC), temos mais informações de UNITE, e é revelado que o Biggs receberia ‘Jornadas Pokémon’ em novembro.

Foi lançado um Guia de Expedição de Galar para receber Crown Tundra (traduzido por mim para o site), o KuroBlitz desvendou as mensagens por detrás da música GOTCHA – Acacia, lançada em setembro, no Pokémon GO foi celebrada a chegada de Crown Tundra com a introdução de alguns Galarian e os jogos de Galar recebem finalmente a zona de Crown Tundra. Com este lançamento, ficamos a conhecer algumas exclusividades, o Titos além de jogar trouxe alguns guias, como este, o Pokémon GO festeja o Halloween, prepara um Community Day duplo para novembro e o nosso mês termina com o anúncio de estreia de ‘Jornadas Pokémon’ que é exibido no Biggs.

Novembro começou com o lançamento de um episódio extra de Twilight Wings, focado nas personagens do DLC. É lançado o trailer final de Sword & Shield, que recebe um bundle que incluiu o DLC em lojas físicas, enquanto isso o ‘Dada’ Zarude do 23º filme filme é anunciado para o Japão e o Mítico Zarude dito normal chega à Europa e América. O Pokémon GO recebe um evento focado no anime, e também a prometida Ligação GO x HOME. Conhecemos mais cartas relacionadas com o #Pokemon25 (que tem o logotipo oficial revelado no final do mês).

‘Jornadas Pokémon’ estreou no Biggs, o primeiro trailer ocidental do 23º filme é revelado, temos rumores dos lançamentos para 2021 e até uma live no espaço é anunciada. O mês termina favorável a Pokémon GO, é anunciado que teremos novos níveis de treinador e vários eventos, o Shiny Meltan regressa para celebrar a ligação GO x HOME e os primeiros nativos de Kalos preparam-se para aparecer no jogo. Como falar de Novembro, sem mencionar o facto que o psíquico Kabadra pode regressar finalmente ao TCG, basta a Pokémon Company desejar!

O mês de Dezembro mostrou-se um mês calmo, podemos dizer que é a calmaria antes da euforia do início do ano (ou assim se espera). Sabemos mais de UNITE, mesmo não sendo oficialmente, a única notícia oficial deste jogo foi a sua revelação e pouco mais que nada. É avançado que a TV japonesa fará uma pausa natalícia do anime, e por cá a temporada ‘Jornadas Pokémon’ é reiniciada após 24 episódios inéditos. Para o Pokémon GO é anunciado o Shiny Celebi e, para além de outros eventos, uma Celebração de Unova para o início de 2021. A pergunta ‘Onde Está o Pokémon Sleep?’ corre a internet (o jogo havia sido revelado em 2019), do espaço apenas saem dois Pokémon em realidade aumenta e um evento! Rumores avançam que saberemos mais do #Pokemon25 em janeiro e terminamos com a esperança de ver mais ‘Jornadas Pokémon’ no Biggs.


Como sabem, vou dando atenção ao site e notícias sempre que me é possível.
2021 ficará assinalado pelo 25º aniversário da franquia.

Obrigado pela companhia!
Fiquem bem, Portuga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *