Pokémon em Portugal e no Mundo (2014)

Bom Dia!

Chegou a hora de fazer o balanço deste velhinho 2014 que está perto do seu final. Como aviso sempre, este balanço existe desde 2010 e foi uma sugestão do Ivan. Se por acaso alguém quiser ver os anteriores, basta ir ao arquivo e procurar em Dezembro de anos anteriores.

Ano de Lançamento dos remakes Omega Ruby e Alpha Sapphire…
… que se seguirá agora, um possível “Z”… e um dia talvez um “Sinnoh Confirmed” xD

Janeiro, o mês dos rumores e das informações! Começamos por perceber que ainda não havia “sinal de vida” em relação ao Pokémon Bank. Os hackers continuavam em busca de informações nos jogos X/Y, encontrando mais sobre os lendários por revelar, enquanto os primeiros rumores surgiam sobre uma possível nova geração!

Com o sucesso do primeiro TugaQuiz, realiza-se um novo no blog e a terceira edição acabaria por surgir apenas no final do ano. Temos ainda mais informações sobre o novo filme e ainda o respetivo mini-filme. Vemos chegar ao fim o Global Link referente à Geração V (Unova) e mais tarde acabariam também os serviços online por completo.

Pokémon XY estreia nos EUA trazendo um “Regresso às Origens” através da sua abertura. No Ocidente as coisas não corriam bem para quem esperava pelo Pokémon Bank, mas o mesmo regressa ao Japão e ainda surgem novos eventos também para eles. Por cá, terminávamos com a notícia que a nova temporada estava mesmo para chegar, ao contrário do Pokémon Bank.

Chega Fevereiro, o mês das novidades, começam por ser lançadas mais informações sobre os episódios no Japão e o Pokémon Bank é finalmente liberado! Com a chegada de vários Pokémon vindos das gerações anteriores, conseguimos fazer o nosso primeiro sorteio, um Darkrai de evento! Trazendo os Pokémon antigos para Kalos, vão sendo liberadas várias informações sobre eventos com os mesmos.

Para além da presença do Lucario no Super Smash Bros, também ficamos a saber a presença de Palkia. Ficamos a saber que a Nintendo procura tradutores portugueses, mas nem isso trouxe os jogos em português por agora. É revelado oficialmente um dos novos lendários de Kalos, já descobertos pelos hackers, no caso a Diancie que seria estrela do filme 17.

As scans da CoroCoro mostram melhor a aparência da Diancie e um novo jogo é revelado, no caso uma sequência do Pokémon Link/Pokémon Trozei. Ficamos a conhecer a sinopse de “O Casulo da Destruição & Diancie” e ainda que “Aventuras em Unova” chega em Março, apenas ao fim-de-semana! Os hackers mostram mais sobre Mega Latias/Latias, o evento da Diancie e as formas shiny dos lendários. Terminamos com um poster do filme, e o anúncio do fim dos serviços online das gerações anteriores.

Eis que chegou Março, o mês Pokémon em Portugal, o jogo Pokémon Link Battle estava previsto para o dia 13 de Março e para o Biggs estava prevista a primeira repetição do filme 15 e ainda um novo passatempo do canal. Em relação ao Japão, temos acesso a mais informações e a um novo trailer do filme 17, enquanto por cá temos direito a um anúncio da nova temporada.

Surge uma imagem estranha que leva a acreditar na existência de Pokémon a revelar, mas tudo não passa de uma brincadeira, mas no Japão é lançado mais um trailer do novo filme! Ficamos a saber que Lumiose estará entre os cenários de Super Smash Bros, quer na 3DS quer na Wii U. É revelado que os japoneses podem receber o Darkrai fazendo a pré-reserva dos bilhetes do filme 17 (evento que ficou pelo Japão), e que Pokémon seria a mascote da Federação Japonesa durante o mundial.

Por cá começaram a surgir cartazes antes mesmo da estreia de “Aventuras em Unova”. Tomamos conhecimento daquele que seria um especial relacionado com as Mega Evoluções, conhecemos mais detalhes e ainda o primeiro trailer. Surgem rumores sobre remakes de Hoenn (que viriam a confirmar-se), ficamos a saber que Pokémon “Funciona Bem” no Biggs e que possivelmente estavam a estudar a possibilidade de trazer os especiais. O mês termina com a notícia do novo filme em Portugal, assim como um novo evento XY.

Abril foi o mês no novo filme em Portugal, e o Google cria uma mini-aplicação relacionada com o Dia das Mentiras, e os brinquedos Pokémon voltam ao McDonald’s, mas infelizmente apenas na França. Começam por surgir os primeiros vídeos após a exibição da primeira parte das Mega Evoluções, e o filme 17 por estrear no Japão ganha título e trailer nos EUA. Os hackers descobrem mais sobre o possível evento da Floette (a Flor Eterna) em XY, e ficamos a saber mais sobre os Pokémon presentes no jogo Super Smash Bros.

Com o passar dos dias, temos acesso a novas imagens do futuro da Saga XY, e ficamos a saber que no Japão seria colocado à venda um Artbook de Ken Sugimori que inclui várias artworks Pokémon. Acaba por ser anunciado, também para o Japão, o evento de Diancie para XY, e chega um novo jogo ao Global Link e um novo trailer japonês do filme 17. Também são anunciados mais dois Pokémon para o SSB.

Em Portugal, o Biggs orgulha-se de dar continuidade à “Pokémonmania”, com a estreia da nova temporada e também do novo filme. Já ‘Pokémon – A Origem’ continua pelas mãos de um fandub, sem sinal de surgir na televisão oficialmente. No Japão, por questões de respeito mais um episódio acaba por ser adiado, mas com garantias de vir a ser exibido. Terminamos o mês com um resumo completo do filme 17, e ainda com o anúncio de um novo jogo.

Chega Maio, mês de aniversário do blog e ainda da grande revelação, começamos por ter revelados o logo e a capa do Art Academy, o novo jogo relacionado com desenhos. Também ficamos a saber que um jogo ainda por revelar decentemente, o Pokkén Fighters, é registado na Europa. Eis que a 07 de Maio era anunciada a maior bomba do ano, a chegada dos full-remakes de Hoenn em Novembro, Omega Ruby e Alpha Sapphire. O blog, agora site, acaba por concluir 5 anos e dias depois ficamos com um pequeno sneak peek dos remakes, e a CoroCoro lança o alerta sobre as diferenças dos lendários e nada mais.

O Art Academy é anunciado para o resto do mundo, e ainda ficamos a saber que a Nintendo faria a sua conferência da E3 no dia 10 do mês seguinte. Vários rumores acabam por surgir, sobre os jogos presentes na E3, entre eles o Pokkén Fighters. Acaba por ser revelado um jogo e respetivo trailer relacionado com o filme 17, e ainda que o filme foi adaptado para manga.

Os padrões de Vivillon acabam por ser revelados oficialmente, a Vivillon PokéBall para comemorar a chegada do Pokémon Center provisório em Paris, enquanto a Vivillon Fancy será uma recompensa ao chegar aos 100 milhões de trocas no GTS. Acaba por ser anunciada a chegada a segunda parte do especial Maga Evolução para o Japão, enquanto é revelada a data de estreia da primeira parte para os EUA. Chega ao fim os recursos online da Geração IV e V de Pokémon, sabemos mais sobre os eventos dos Pokémon por revelar. O mês termina com o estranho registo de Delta Emerald.

Junho traz consigo o Pokémon Center temporário em Paris com o evento da Vivillon PokéBall, e ainda novidades sobre o jogo de desenhos, o Art Academy. Começam a surgir os produtos relacionados com o Mundial, entre elas a camisola da selecção japonesa e é planeada a distribuição do Pikachu para XY. Relacionados com os remakes, a CoroCoro revela novos Megas e ainda o design de várias personagens, temos o trailer exibido na E3 que revela a Primal Reversion.

Ficamos a saber que a Mega Diancie fará parte do elenco do novo filme, e o site oficial dos remakes é atualizado com várias novas informações. Temos conhecimento de um novo trailer e ainda do site em português, bem como o anúncio de mais uma Mega na E3. A Google certifica “Pokémon Master” pela brincadeira em Abril, sabemos mais sobre a nova Mega e ainda sobre o especial que precederá o filme. Levantam-se suspeitas pelo facto de Delta Emerald ser um pacote TCG, podemos ver imagens dos Primal e ainda conhecer o Pokémon Center de Paris com a ajuda do nosso parceiro.

Chegamos ao sétimo mês, Julho, mês do filme Pokémon no Japão! Começamos por saber que o site do Pokémon Center abrirá em Agosto, e são alcançados os 100 milhões de trocas que disponibilizam a Fancy Vivillon. Acaba por ser revelado que alguns recursos originais serão implementados nos remakes, como as Bases Secretas e os Contests. Ficamos a saber mais sobre a pré-estreia do filme, ficamos a saber o resumo completo do mesmo e ainda a suspeita do filme 18 com as lendas de Hoenn.

A CoroCoro confirma um novo Mega, novos designs de personagens, e ainda a habilidade da Mega Diancie! Vários eventos são anunciados para XY, mas não chegam a Portugal. O site oficial dos remakes acaba por ser atualizado com as novas informações anunciadas pela CoroCoro. O mês termina com a suspeita de Megas para os chefes das equipas vilãs, e ainda com o anúncio do evento da Vivillon PokéBall para a Alemanha.

Agosto marca a chegada da Vivillon PokéBall ao resto do mundo, ela estava em falta nas Américas, na Europa e Austrália. Ficamos a saber que outro cenário Pokémon pode ser encontrado em Super Smash Bros, e é anunciado um jogo arcade para o Japão. Abre oficialmente o site Pokémon Center para os EUA, e surge a primeira scan da CoroCoro que afirma a presença dos Primal no próximo filme Pokémon. No blog é iniciado um projecto para a tradução do Manga (que será retomado em 2015), e as scans da CoroCoro revelam novos Megas e a presença dos Contests que fazem Feebas voltar a evoluir por pontos de Beleza. As notícias relacionadas com os remakes continuam a surgir, o site oficial volta a ser atualizado com as informações da CoroCoro e ficamos com mais detalhes sobre os novos Contests, e ainda sobre o evento do Shiny Beldum.

A emoção é tanta que na Coreia acabam por revelar acidentalmente dois novos Megas, sendo que o Mega Audino foi uma surpresa “estragada” da Gamescom e o Mega Slowbro acaba apresentado na abertura do Pokémon World Championships, já sem grande espanto para os fãs. Começa a ser levantado o véu de algo “que chocará os fãs”, e é assim que é apresentado oficialmente o Pokkén Tournament (sendo a marca registada como Pokkén Fighters em Maio), e ficamos a saber que não contará apenas com Pokémon tipo Lutador. Terminamos o mês com algumas informações sobre os brindes em Portugal e ainda a saber que teremos uma edição limitada do jogo. No campo do anime, sai um trailer que revela a data da segunda parte do especial Mega Evolução.

Chega Setembro, que fica marcado pelo novo site, ficamos a saber como será feita a pré-reserva dos remakes no Japão e ficamos a saber que alguns países estão a colocar a edição limitada mais cara, felizmente não foi o caso de Portugal onde percebemos pela pré-venda da FNAC. São confirmados dois eventos por serial code que já tinham sido disponibilizados no Japão, o Shiny Gengar e a Diancie. A CoroCoro acaba por revelar mais informações sobre os jogos, incluindo novos Megas, e ficamos a saber que Rayquaza terá um segredo. Ficamos a conhecer uma promoção de jogos para Portugal, e que a demo anunciada poderia chegar mundialmente.

Como sempre o site oficial dos remakes é atualizado com as informações disponibilizadas anteriormente pela CoroCoro, e ainda percebemos que o Pokémon Bank funciona com os remakes. Para o Japão são anunciados modelos OR/AS para a nova consola lançada por lá, a New 3DS. Vídeos e resumos da segunda parte do especial Mega Evolução são apresentados, e o blog chega ao patamar da 900.000 visitas apenas como PkPortuga. No final dos episódios do anime continuam a ser mostrados vídeos dos novos Megas, e por cá temos o lançamento do terceiro episódio de ‘Pokémon – A Origem’. Por cá são reveladas as consolas 2DS temáticas, sabemos mais sobre a demo, o episódio banido é reprogramado para o Japão, nasce o nosso site e ainda temos uma agenda do que esperar para Outubro.

Eis que o ano vai avançando e chega Outubro, o mês pré-lançamento e cheio de informações sobre os novos jogos. Sai uma aplicação TCG na App Store para os aparelhos iOS e mais tarde no mês ficamos a saber de uma nova aplicação por vir. Na live de 7h exibida no Japão são mostradas algumas comparações entre os jogos originais e os remakes, e temos o anúncio do Mega Rayquaza que depressa aparece no site oficial. É anunciado um evento para o mês via Mystery Gift, a Nintendo volta a procurar por tradutores e sai uma entrevista com Masuda & Ohmori sobre os remakes.

São revelados temas para o menu Home da New 3DS, foram revelados novos Mega e a presença de Lendários de outras regiões nos remakes através da CoroCoro. É revelado finalmente o teaser que mostrou os lendários de Hoenn para o filme 18, e a demo do jogo não chega a Portugal como esperado. Acabam por ser revelados dois novos Megas com o lançamento da demo dos jogos, com as atualizações do site oficial ficamos a conhecer o PokéNav Plus, a saber mais sobre os Mirage Spots e ainda que o pentágono azul regressa nos novos jogos.

Através da demo ficamos a saber que o nosso idioma volta a ficar de fora dos jogos, é confirmado que XY não tem como receber as novas Mega e é revelado um novo poster do segundo especial Mega Evolução. Com a New 3DS no Japão, são anunciadas capas para a consola relacionadas com ORAS, e por cá o PokéCenterBlog entrevista Bárbara Lourenço, voz de Ash em Master Quest e Advanced. Com a chegada da Demo acabo por criar um guia da mesma, e temos direito a um novo trailer da segunda parte do especial Mega Evolução.

No código da demo é encontrado vestígios que indicam uma nova forma para o Lendário Hoopa que ainda não foi revelado oficialmente. Segundo fontes oficiais, ficamos a saber que podemos completar facilmente a Pokédex apenas com os jogos da sexta geração. Os Mega revelados pela demo aparecem no site oficial, e ficamos a conhecer duas missões secretas que existem na demo. Terminamos o mês com vídeos que mostram as Formas Primal dos Lendários de Hoenn, chamando a atenção para a segunda parte do especial Mega Evolução. Por cá tem início o evento do Shiny Gengar que acaba por ser um dos piores eventos, a nível de organização e distribuição, que ocorreu em Portugal.

O mês de Lançamento chega finalmente, Novembro traz consigo mais um evento Shiny para o Japão, no caso o Shiny Jirachi. Ficamos também a saber que os jogadores de Super Smash Bros terão acesso a uma DLC que levará Mewtwo de volta ao jogo, e ainda ficamos a saber a data de estreia do filme 17 nos EUA. Acaba por ser revelado mais um evento relacionado com o SSB e os remakes Hoenn. Temos finalmente a estreia da segunda parte do especial Mega Evolução e ainda ficamos a saber que haverá uma terceira parte em 2015. Vídeos de comparação dos jogos surgem, e é revelado uma animação baseada em OR/AS. O evento da Diancie por cá acaba por estar envolto em confusão, e ainda por cima contou com uma antecipação que causou o caos maior.

Com os jogos para chegar, as novidades fervilham e a CoroCoro mostra um poster com todas as Megas, vemos uma suposta imagem do Pokémon Center e as reservas ultrapassam 1 milhão. A CoroCoro revela o Delta Episode, tal como o trailer em português, e ficamos a saber como chega o Eon Ticket a Portugal. OR/AS está na boca do mundo, e conhecemos a animação baseada no jogo, são revelados temas para o menu da 3DS, o FNintendo faz a análise do jogo, e a ainda a animação acaba por ser dobrada em português pelo AniMedia.

Com o lançamento dos jogos, as páginas de informações surgem no site, e tem início o evento do Shiny Beldum. Vídeos ensinam a transferir a Diancie de X/Y e o Glalie da Demo OR/AS (para que assim recebemos duas das Mega Pedras). O mês termina com o lançamento da primeira atualização para o jogo, e ainda o anúncio da segunda atualização. O jogo vende 3 milhões em apenas três dias, isto apenas no Japão e na América do Norte. Por cá temos o lançamento oficialmente mais tarde, e tem início o guia do jogo que mostra tudo o que é necessário.

O ano 2014 caminha a passos largos para o final, quando chega o mês de Dezembro. A nova atualização fica disponível para OR/AS, e ficamos a saber que os detalhes do filme 18 estão para chegar. É lançado um primeiro trailer e ainda um resumo da terceira parte do especial Mega Evolução. Nos jogos OR/AS temos uma grande quantidade de Lendários para capturar, e ainda os hackers descobrem mais sobre a nova forma de Hoopa (lendário por revelar).

A CoroCoro revela pequenos detalhes sobre o filme 18, e depressa é lançado o primeiro trailer que dá a entender a possível presença de Hoopa. Ainda temos acesso aos posters tanto do filme, como do mini-filme respetivo (que revela spoilers sobre as possíveis equipas dos protagonistas). No blog tem início um novo TugaQuiz, e atingimos o marco de 2.500 posts. O AniMedia termina o seu trabalho de um ano em torno de ‘Pokémon – A Origem’, com o lançamento do episódio final.

São várias as páginas criadas no site relacionadas com OR/AS, e é revelado um novo evento (mais uma vez para o Japão). Novamente no Japão está prevista a abertura de um Café Pokémon com refeições características. Tal como aconteceu com outras bandas sonoras, também a dos remakes é colocada à venda. Ficamos a conhecer os motivos para a ausência da Battle Frontier (e ainda levamos com uma partida espanhola), enquanto na América a Demo OR/AS torna-se livre sem ser necessário o uso de códigos. Por fim, a Game Freak, empresa responsável pelos jogos Pokémon, mostra-se entusiasmada com um anúncio de um novo jogo que chegará em 2015.

Das notícias mais recentes do anime, podemos destacar a possível mudança de visual de Serena e ainda as várias cenas mostradas hoje no especial de final de ano!


Esperemos que o próximo ano também seja repleto de coisas…
Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *