Pokémon em Portugal e no Mundo (2018)

Olá Pessoal

Com o mais um ano a terminar, venho deixar o típico balanço do ano que faço desde 2010 por sugestão do Ivan. Para verem os anteriores, se houver interesse, basta ir ao arquivo do último mês de cada ano (com exceção de 2015 e 2016 que foi feito apenas em janeiro e fevereiro, respetivamente) ou até na nossa página ‘Sobre’.

2018 ficou marcado pela chegada da série principal à Switch, com lançamento de Let’s Go, Pikachu & Eevee
…como tal tivemos vários acontecimentos, e podes saber de todos eles neste artigo!

O mês de Janeiro apresentou novas personagens a caminho de Pokkén Tournament DX, e ainda que o jogo Detective Pikachu chegará finalmente ao Ocidente. Enquanto o filme de Volcanion chega à Netflix (sem alterações musicais), novos episódios ‘Sol e Lua’ foram exibidos no Biggs. O mobile Pokémon GO viu outros nativos de Hoenn chegar no jogo, enquanto Kyogre está nas Raid Battles e Pikachu no Community Day.

Assim como se fazia prever, o jogo Pokémon Crystal chegou à Virtual Console 3DS; além disso foi revelado o super evento para o resto do ano, no caso o Pokémon Legendary que ocorreu de fevereiro a novembro e trouxe vários lendários aos jogos de Alola (no caso Sun & Moon e ainda Ultra Sun & Ultra Moon)!

Fevereiro foi o mês de mais um aniversário da franquia, dando início ao Pokémon Legendary tivemos acesso ao primeiro conjunto de lendários em loja (Dialga e Palkia), e logo no início do mês além de novidades GO, uma nova expansão TCG (SM Ultra Prism) chegou às lojas. O jogo Pokémon GO prepara-se para receber Rayquaza e outros nativos de Hoenn, e uma nova atualização para os novos jogos chega à eShop.

A CoroCoro revelou o evento do Shiny Poipole para os treinadores japoneses, e ainda a presença do lendário Lugia no 21º filme da franquia, que viu ser revelada uma sinopse e trailer no final do mês. Pokémon Shuffle recebe as suas últimas etapas principais e os EUA prepara-se para receber a 21ª temporada do anime em Março.

O fim da Nintendo Zone na Europa marca o mês de Março, bem como a estreia de uma nova temporada nos EUA. Pokémon Legendary trouxe mais dois lendários à ribalta (Heatran e Regigigas), e Pokkén Tournament DX recebe Blastoise como personagem, tal como previsto). O mobile Pokémon GO acaba por receber um novo Community Day, e outro fica agendado para abril; e novas funcionalidades trazem o mítico Mew ao jogo.

Os iniciais de Alola chegam com as habilidades ocultas através de um evento Pokémon Bank, e um evento de Lugia é agendado para acompanhar o 21º filme. Um potencial “novo” Pokémon entra na lista do 21º filme, o jogo Detective Pikachu é lançado no ocidente e o Pokémon Duel encontra-se a festejar o 2º aniversário com novas figuras.

Abril fica marcado pelo 21º aniversário do anime (no Japão), a temporada ‘Sol e Lua’ fica disponível na Netflix, e o mítico Zeraora acaba oficializado para o 21º filme, que recebe sinopses e informações dos personagens (e um manga da história do filme é revelado). O evento Pokémon Legendary disponibiliza a dupla Raikou e Entei para os jogadores, e ficamos a saber que uma espécie de remake será o novo jogo da franquia.

O mobile Pokémon GO não ficou de lado durante este mês, sempre contando com vários eventos como sempre. Um novo Community Day acaba por ser revelado, os lendários Latios e Latias chegam às Raid Battles, e após o lendário Moltres ter estado no Research, é a vez de Zapdos!

O 9º aniversário do site acontece em Maio, e este mês ainda ficou marcado pelo anúncio dos novos jogos. Let’s Go, Pikachu & Eevee têm novembro como mês de lançamento, enquanto a Geração VIII fica para 2019! Juntamente com este anúncio é lançado um novo jogo, Pokémon Quest com uma versão mobile e outra Switch.

O evento Pokémon Legendary traz mais uma dupla (Xerneas e Yveltal), e uma nova expansão TCG chegou às lojas (SM Forbidden Light). O mítico Zeraora é destaque na CoroCoro, as Formas de Alola aproximam-se de GO, e outro Community Day é marcado para Junho… e para este mês Shiny Zygarde será via Nintendo Network.

Junho é o mês de mais uma E3 em Los Angeles, que nos trouxe várias pequenas novidades dos jogos Let’s Go, bem como a presença do mítico Mew na PokéBall Plus. Ficamos a saber mais sobre Let’s Go através de entrevistas e outros pequenos detalhes, enquanto GX Ultra Shiny é anunciada para o Japão e SM Celestial Storm prepara-se para chegar ao ocidente em Agosto. Uma versão beta de Pokémon Gold traz vários Pokémon desconhecidos.

O evento do mítico Zeraora é programado para o Japão, e o tema musical é revelado para o 21º filme. O mobile Pokémon GO recebe destaques para eventos de verão, Regice aparece nas Raid Battles, enquanto amigos, trocas e presentes são disponibilizados no jogo… e Squirtle é o próximo destaque para o Community Day!

Mais um mês de Julho com uma estreia nos cinemas japoneses ‘A História de Todos’ (resumo), e como sempre fica no ar o que podemos esperar do próximo. O anime continua a gerar as suas controvérsias e um novo episódio acaba banido, e mais uma remessa de episódios ‘Sol e Lua’ chega ao Biggs. Mais uma dupla (Thundurus e Tornadus) chega via Pokémon Legendary! Let’s Go recebe um novo trailer com mais informações.

Pokémon GO recebe dias focados nas aves lendárias, para disponbilizar as suas versões Shiny. O 2º aniversário de GO traz nova variação de Pikachu, e a arte apresenta alguns nativos de Sinnoh. Agosto contará com um Community Day duplo, apresentam-se os Lucky Pokémon, o Registeel chega às Raid Battles e o Raikou chegaria ao Research.

Mais um Mundial Pokémon marcou o mês de Agosto, e este trouxe novidades sobre o TCG e o filme Detective Pikachu. Kyogre e Groudon marcam o Pokémon Legendary deste mês, e surge a possibilidade de ‘Pokémon Adventures’ originar um anime (mas nada se confirmou até hoje). Vários são os detalhes de Let’s Go que são adiantados, outros detalhes são avançados, bem como a presença das Megaevoluções nos jogos.

O anime da franquia passa por uma reestruturação no Japão, mudando de horário para os Domingos. É a vez do mítico Celebi chegar ao Special Research de Pokémon GO, enquanto o lendário Regirock aparece nas Raid Battles, e o pequeno Chikorita é o destaque do próximo Community Day.

O mês de Setembro trouxe Latios e Latias no evento Pokémon Legendary, e ficamos a saber mais detalhes sobre os jogos Let’s Go. Após uma Nintendo Direct adiada devido a um terramoto, tivemos outra que não nos trouxe grandes novidades. Os novos jogos foram o alvo das novidades e detalhes durante este mês, são agendadas tour pela América e Japão para apresentar os jogos, e o novo mítico da franquia é apresentado, o Meltan!

O mobile Pokémon GO vai partilhar o mítico com os novos jogos, e o evento do Global Research que durou todo o verão traz as suas recompensas, foi anunciada a Submissão de PokéStops que começa a chegar um pouco a todo o mundo, Deoxys (Normal Forme) é revelado para as EX Raid Battles, o Beldum é destaque para o Community Day de outubro, e o lendário Suicune ocupará o seu lugar no Research. Após ter sido disponibilizado para o Japão, o Shiny Poipole chega ao Ocidente para Ultra Sun & Moon. Quanto ao TCG, chega às lojas a expansão Dragon Majesty e é anunciada para novembro a expansão SM Lost Thunder, juntamente com a distribuição do mítico Zeraora no Ocidente. O 21º filme da franquia é anunciado no Ocidente, recebendo o seu primeiro trailer.

Outubro mostrou-se um mês calmo, afinal precedeu o lançamento dos jogos Let’s Go. Ficamos a saber que se teria a oportunidade de experimentar os jogos antes do lançamento, e ficamos a saber mais sobre o pequeno mítico Meltan e da Mystery Box (item a usar em GO). O primeiro evento Let’s Go é anunciado para o Japão (não sendo revelado, nem chegou ao resto do mundo), são revelados os Master Trainers, e ainda o segredo de Meltan.

Zekrom e Reshiram foram os destaques do Pokémon Legendary, e também para Ultra Sun & Moon começa a distribuição do mítico Zeraora pelo Ocidente. O Pokémon GO está para receber os primeiros nativos de Sinnoh, o destaque do Community Day (novembro) é Cyndaquil, e sabemos que Lavender Town continua assombrosa.

Let’s Go chegou às lojas mundiais em Novembro, sendo que o mês começou com a apresentação da Elite Quatro redesenhada, e várias informações aparecem no datamine dos jogos. Juntamente com o lançamento de Let’s Go, foi iniciado o nosso guia dos jogos. Ultra Sun & Moon recebe o evento do Pikachu Cap e uma competição online que permitiu aos jogadores receber o Shiny Tapu Lele como recompensa.

É revelado que o Community Day de Dezembro traz todos os Pokémon destaque dos meses anteriores, e o filme Detective Pikachu recebe o seu primeiro poster e ainda o primeiro trailer desta aventura. Enquanto a Saga SM no Japão se prepara para receber um reencontro de personagens, enquanto o Biggs se prepara para o seu 9º aniversário com a estreia do 20º filme da franquia e da temporada ‘Sol e Lua – Ultra-Aventuras’.

Dezembro ficou marcado por todas as estreias no Biggs, como o caso do 20º filme ‘Escolho-te a Ti’ e ainda a 21ª temporada ‘Sol e Lua – Ultra-Aventuras’. Os jogos Let’s Go recebem um trailer dobrado que mostra algumas coisas destes jogos. Uma funcionalidade muito esperada chegou finalmente para os treinadores de Pokémon GO, no caso trata-se dos combates entre treinadores. Mewtwo será o protagonista de mais um filme da franquia, o 22º filme ganha data de estreia, vemos o teaser apresentado nos cinemas, e temos o primeiro trailer e poster.

A Game Freak pretende continuar a surpreender os fãs em 2019, e nós cá estaremos!


Como sabem, tento espelhar o mais importante ao longo do ano, vamos ver o que nos reserva 2019!
Vamos aguardar por novidades.

Fiquem bem, Portuga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *