Pokémon em Portugal e no Mundo (2015)

Olá Pessoal

O ano de 2015 terminou e venho deixar o típico balanço que faço desde por sugestão do Ivan. Para verem os anteriores, se houver interesse, basta ir ao arquivo de cada mês de Dezembro ou até na nossa página ‘Sobre’.

Este ano não houve lançamento da série principal…
…mas este é o ano 20 de Pokémon, com muita coisa para acontecer!

Janeiro ficou marcado pela revelção oficial do mítico Hoopa, quer através da CoroCoro quer através do site oficial ocidental. Com o sucesso das edições anteriores do TugaQuiz acaba por se realizar uma nova edição, e o blog fica marcado pelo início das atividades do canal de YouTube que inclui um resumo semanal de notícias, o TugaNotícias.

O anime fica marcado pelas cenas mostradas pelo especial final de ano, e as várias notícias relacionadas do com filme 18 que estava por chegar. Enquanto os EUA aguardavam pela temporada 18, nós por cá ficávamos a saber que a temporada 17 chegaria em Março ao Biggs, e no Japão era revelada a data de estreia do Megaevolução III. Os fãs brasileiros passavam por reviravolta ao ver a Nintendo deixar de operar no Brasil, o Japão via chegar o Pokémon Café e vários eventos como os iniciais de Unova que mais tarde chegavam ao Ocidente.

A nova consola da família, a New 3DS, acabava por chegar ao Ocidente e conhecem-se vários detalhes. Durante este mês fomos brindados com mais um Nintendo Direct que revelou o primeiro free-to-start de Pokémon, o Pokémon Shuffle, e ainda ficamos a saber que é possível ler Amiibos na 3DS com um acessório NFC. Terminamos este primeiro mês do ano com a notícia que o Club Nintendo seria descontinuado, e com algumas revelações sobre o jogo Pokkén Tournament.

Fevereiro ficou marcado pelo lançamento de Shuffle, um jogo divertido para matar o tempo e que viria a receber diversos eventos ao longo de todo o ano. Um novo set de TCG chegava ao Ocidente, trazendo as formas Primal ao jogo. A Nintendo 3DS recebia uma aplicação com anime, incluindo Pokémon, a Nintendo Anime Channel… mas o áudio português não estava incluído na temporada 6 de Pokémon.

Sobre o anime temos por cá a primeira publicidade d’A Série XY e o anúncio da data de estreia, nos EUA chega à aplicação Pokémon TV o mini-filme relacionado com o filme 17 e no Japão são conhecidos mais detalhes sobre o filme a estrear. Os eventos para os jogos são vários, poucos passam por Portugal e temos alguns ficam apenas o Japão.

Março, marçagão, manhãs de Inverno e tardes de Verão’, o mês da estreia de XY em Portugal, das mais variadas informações sobre o filme 18, seus eventos e ainda um novo trailer. Tomamos conhecimento de um especial pré-filme 18, chegou uma nova versão do Shuffle, e o TCG esteve com novo lançamento no Ocidente e anúncio para o Japão. Este mês terminaria com um evento de Charizard a chegar a todo o lado, menos a Portugal, e ainda com o blog a precisar de reforços.

Abril traz mais um Direct que além de anunciar a chegada de Mewtwo ao Super Smash Bros, ainda revelou mais um free-to-start que acabaria por chegar, o Pokémon Rumble World. É levantada a possibilidade do filme 17 estar para chegar ao Biggs, e a temporada 18 recebe um subtítulo nos EUA. O mês acaba por trazer uma nova forma de Hoopa, assim Hoopa Unbound é revelado pela CoroCoro e mais tarde pelo Ocidente. Após esta revelação temos um novo trailer do filme, e o filme ganha um título inglês.

Ainda temos a revelação de mais um personagem para Pokkén Tournament, e ainda foi anunciado um conjunto de curtas com o mítico Hoopa para ser exibidas no Oha Suta.

6 Anos… Maio marcado por mais um aniversário do blog, neste mês ficamos a conhecer um bundle para vender a New 3DS com Pokémon e o Rumble World tem vindo a receber diversas passwords para desbloquear alguns Pokémon.

São revelados mais alguns dos participantes do filme 18 através da CoroCoro, e recebemos um anúncio de um jogo (embora não o esperado) e acabamos por terminar o mês com o primeiro trailer do novo spin-off Super Mystery Dungeon.

Começa o sexto mês do ano, Junho, com o anúncio da data oficial de lançamento do jogo Pokkén Tournament para arcade e ainda a distribuição dos iniciais de Kanto no Japão através de um evento especial relacionado com ciência. É revelado mais um set de TCG para o Japão, e a CoroCoro anuncia o evento de Hoopa que acompanhará o filme nos cinemas japoneses.

Mais alguns detalhes são avançados sobre Super Mystery Dungeon, e o primeiro trailer deste jogo chega ao Ocidente. Algumas aplicações surgem para os dispositivos móveis, são exemplos Pokémon Jukebox e o famoso Shuffle Mobile. Nós por cá, ficamos a saber que a temporada 18 estava prevista já para o final deste ano.

Sete… ou melhor Julho traz-nos mais cenas do filme 17, mas ele só viria a chegar em Novembro como anunciado no mês anterior. Sobre o Pokkén Tournament ficamos a conhecer novos personagens e ainda conhecemos o seu vídeo de abertura dias antes do lançamento. Com o lançamento de mais um filme nos cinemas os rumores são mais que muitos, Zygarde a caminho do filme seguinte, uma estranha silhueta e ainda um novo Pokémon!

Somos assombrados por uma notícia triste quando vemos partir o presidente da Nintendo, Satoru Iwata. As notícias continuam a fluir, e o Japão recebe dois eventos que levam lendários aos jogadores. Nós por cá, recebemos mais um evento com Diancie e no Japão é apresentado mais um personagem do Pokkén Tournament. Os coreanos têm uma nova oportunidade de ver o filme 9 no cinema, temos acesso a um resumo do filme 18 e é revelado um evento para a Alemanha.

Agosto ficou marcado pelo World Championships que contou com jogadores portugueses e revelou o Pokkén Tournament Wii U. Este evento ainda teve a distribuição de um Sharpedo e ficamos saber que existem grandes planos para o aniversário de Pokémon e que a franquia passará por flores. Os fãs brasileiros são surpreendidos pela temporada 18, e por todo o mundo continua o mistério do Pokémon Verde do teaser do filme 19 que participará no Megaevolução IV.

É conhecida a data de lançamento de Super Mystery Dungeon na América, e a data de lançamento do Amiibo de Mewtwo. Enquanto chega a temporada 7 à Nintendo Anime Channel, o Japão prepara-se para dizer adeus a mais um programa de variedades e o TCG recebe uma nova mecânica, a BREAK Evolution.

Em Setembro podemos dizer GO, mas com calma que o mundo real vai receber Pokémon por todo o lado, afinal a Niantic e a Pokémon comprometem-se a trazê-los através de Pokémon GO. Os fãs brasileiros são surpreendidos por mais um drama, Fábio Lucindo estaria para deixar Pokémon, enquanto o Japão se prepara para mais um capítulo do anime. XY&Z surge depois da CoroCoro revelar as novas formas de Zygarde, bem como o site oficial ocidental. Embora com vários rumores, nada de novo jogo e por mais que entrevistas e pequenas revelações aconteçam os fãs estão impacientes…

O mês decretava o fim do Club Nintendo, a chegada do áudio português à Nintendo Anime Channel e ainda uma nova personagem para o Pokkén Tournament… XY BREAKthrough era o set de TCG a chegar em Novembro!

16 Anos do anime e jogos Pokémon em Portugal, é o que Outubro nos marca! Temos Pokémon no N Play, no Netlfix, instala-se uma guerra de serviços, não é preciso… Nova forma de transferir Pokémon e o My Nintendo no horizonte!? Quem sabe… XY&Z é registado, mas nada de anúncio… Pokkén Tournament impopular!? Mas, e o evento de Halloween… e a revelação Dark?

Uma versão física de Rumble World é anunciada no Japão, fica-se a saber que dificilmente Pokémon chegará à Virtual Console (ou não), e é revelado um evento dos Lendários de Kalos! Japão recebe um ginásio Pokémon real, e contamos com o regresso do Nintendo Direct… nós por cá temos o filme 17 no horizonte! Hoopa passeia-se pelo mundo… e nós!?

Hoopa, Hoopa… Novembro traz-nos Hoopa, chega às FNAC e podes tê-lo no teu jogo. O que era Dark vira Shadow, e surge num evento para Pokkén Tournament. O novo Direct revela o regresso a Kanto pela Virtual Console e ainda mais um free-to-start, o Pokémon Picross. O novo Zygarde Núcleo é apresentado na CoroCoro, e um Zoroark viaja pelo mundo mas não conhece Portugal… já o Japão continua a distribuir ciência e também iniciais, agora os de Johto.

Em Portugal confirma-se a chegada de Desafio em Kalos no mês seguinte, ou pelo menos parte da temporada, o Super Mystery Dungeon chega à América e o Japão recebe Peluches Pikachu Megaevolução e ainda a Shiny Diancie. XY BREAKpoint é o nome do novo set de TCG para o Ocidente, o Mega Alakazam está previsto para o novo set japonês… o Brasil passa por mais uma má fase, o elenco do anime Pokémon é todo alterado!

Quase nos 20 Anos… em Dezembro acolhemos a nova temporada em Portugal, e ainda o novo free-to-start. É anunciada a versão física de Rumble World para o Ocidente, e podem encontrar páginas de apoio de Picross no blog. Um tipo Erva chega ao Pokkén Tournament, e o último mítico anunciado oficialmente pela CoroCoro. Temos acesso a um poster provisório do filme 19, e também para um pequeno trailer…. Pokémon GO é dos mais procurados, mesmo sem ser lançado, e novos detalhes são revelados!

Desafio em Kalos chega ao Biggs, e o especial e o mini-filme relacionados com o filme 18 chegam à Pokémon TV nos EUA. A Game Freak deseja um 2016 cheio de surpresas, vemos a primeira artwork e mensagem dos 20 anos, e vários produtos são anunciados… as 2DS especiais dos jogos clássicos e até um relançamento do Base Set de TCG (falso alarme confirmado)… descobrimos que temos muito que agradecer a Iwata, e o ano termina como começou, com imagens do futuro do anime para o ano novo.


Tentei espalhar neste resumo aquilo que se passou ao longo do ano de mais importante, é claro que não estão todos os links e nem é essa a ideia, e como já se sabe 2016 tem tudo para ser um excelente ano para Pokémon! Vamos aguardar por novidades.

Fiquem bem, Portuga

2 thoughts on “Pokémon em Portugal e no Mundo (2015)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *